Confiar mais na palavra de amigos que recomendam uma empresa do que em qualquer anúncio que você veja é muito comum!
Existem inúmeros estudos mostrando que clientes confiam mais nas recomendações de pessoas que conhecem do que em qualquer publicidade de uma marca. É por isso que um marketing baseado em uma campanha de indicação para escritório contábil é uma das melhores formas de gerar leads e multiplicar sua base de clientes.
Além disso, essas recomendações significam promoção gratuita para o seu negócio! E como criar um mecanismo onde os clientes continuem gerando um boca a boca valioso para o seu negócio? É o que vamos te mostrar no artigo de hoje!
Inbound marketing na contabilidade: a estratégia para atrair o público certo
O que é uma campanha de indicação para escritório contábil?
Uma campanha de indicação é um processo organizado onde você recompensa seus clientes por compartilharem seu escritório e seus serviços para amigos, familiares e colegas.
Assim, sempre que alguém que eles indicam se torna um novo cliente, você dá ao cliente fiel um incentivo de indicação, como uma forma de agradecimento por trazer o novo negócio.
Em comparação com outros tipos de marketing tradicionais, voltados para um público geral, o marketing de indicação aproveita a base de clientes existente de sua empresa – e a confiança que eles construíram entre seus amigos – para gerar novos leads em potencial. Ele transforma seus clientes em defensores confiáveis da sua marca.
Dessa forma, o principal objetivo de uma campanha de indicação é atrair novos clientes por meio do boca a boca.
Afinal, seja pessoalmente ou online, as pessoas querem compartilhar o que gostam com seus amigos. E geralmente essas são as indicações mais confiáveis.
Quais são os maiores benefícios de uma campanha de indicação?
Uma campanha de indicação aumenta o conhecimento do seu escritório e pode ser um pilar central de seus esforços de marketing. Por se basear no boca a boca em vez de táticas pagas, ajuda a reduzir seus custos de aquisição, atrair pessoas com alta intenção de compra e iniciar seu relacionamento com novos clientes com um nível mais alto de confiança.
Confira os principais benefícios:
- Reduz os custos de aquisição
A aquisição de clientes é o processo de atrair novos clientes para o seu negócio. Assim, o custo de aquisição do cliente é o quanto você está gastando para atrair essas pessoas. Nos últimos cinco anos, o valor que as empresas gastam para adquirir clientes aumentou cerca de 60%.
Acontece que muitas empresas dependem fortemente de anúncios pagos para atrair novos interesses, mas é um canal que está rapidamente se tornando menos eficaz e muito caro devido às mudanças de privacidade e da queda do retorno sobre o investimento em anúncios.
Sendo assim, um programa de indicação eficaz pode ajudar a reduzir os custos de aquisição e aumentar o valor que alguém traz durante toda a sua vida como cliente.
- Constrói prova social
As pessoas escolhem suas ações com base nas opiniões dos outros com mais frequência do que você imagina.
Quais produtos usar, onde comprar, o que comer e até mesmo quais programas assistir na TV. É por isso que avaliações e depoimentos positivos de clientes são tão importantes.
Isso acontece porque as indicações são um dos pilares da construção da prova social e ela é essencial para o seu escritório contábil, pois ela mostra que outras pessoas confiam no seu serviço. Isso pode incluir recomendações de amigos, avaliações de clientes, depoimentos, marcas parceiras, entre outros.
Quanto mais a prova social é positiva, mais provável é que outras pessoas confiem e queiram experimentar o que você tem a oferecer. Além disso, a prova social pode ajudar a construir a confiança essencial para o seu sucesso a longo prazo.
- Aumenta seu público-alvo
Uma campanha de indicação pode colocar seu escritório na frente de leads direcionados e de alta qualidade, o que é uma meta para a maioria dos profissionais de marketing.
Afinal, seus clientes atuais compartilham sua marca com seus amigos e familiares, já filtrando as pessoas que acham que se beneficiariam de seus produtos e serviços. E como esses novos clientes em potencial ouvem falar de você de uma fonte em que confiam, eles ficam mais inclinados a experimentar sua marca aumentando assim sua base de público alvo.
- Torna seus clientes mais fiéis
As indicações que se transformam em novos clientes geralmente acabam se tornando alguns de seus defensores mais leais. Desde a primeira vez que ouvem falar de você (de um amigo), você já está bem colocado. E se você oferecer recompensas duplas – o que significa que o novo cliente também recebe uma recompensa – as chances de ele ser um cliente satisfeito continuam a seu favor.
- Aumenta seu engajamento
E-mails, mídias sociais e suporte ao cliente podem ser vinculados a sua campanha de indicação. Isso porque ela oferece a você novos motivo para compartilhar nessas plataformas e se comunicar com seus clientes.
Você também pode se envolver com os membros existentes do programa de indicação, entregando mensagens nas mídias sociais e mostrando gratidão pela sua fidelidade.
Um pequeno elogio público pode ser a motivação exata que um cliente precisa para continuar indicando seu escritório!
Como montar campanhas de indicação no seu escritório contábil?
Tornando a experiência do seu serviço compartilhável
Há muitas maneiras pelas quais você pode projetar a experiência de seus clientes para ser compartilhável.
Oferecer um serviço excepcional e atender às expectativas dos clientes, isso aumenta as chances de eles recomendarem o seu serviço. Ofereça incentivos, como descontos ou brindes, para clientes que recomendam o seu serviço para outras pessoas. Faça parcerias com outras empresas para proporcionar uma experiência única e desejável. Utilize as redes sociais para compartilhar histórias e depoimentos de clientes satisfeitos, isso ajuda a aumentar a confiança do seu negócio.
Investindo em um bom atendimento
Clientes satisfeitos compartilham mais. Como você consegue clientes satisfeitos?
Examine toda a sua experiência de atendimento. Você acha que está à altura? Faça de conta que você é um cliente visitando seu próprio escritório. Você, como cliente, compartilharia seus serviços com seus amigos?
E você não precisa de muito! Às vezes, tudo o que você precisa fazer é fornecer suporte pós-compra. Outro elemento de suporte ao cliente que você pode considerar incorporar é o chat ao vivo. Adicionar chat automático em seus atendimentos online permite que você lide com objeções e responda perguntas antes que a compra seja finalizada.
Saiba quando e como pedir indicações
Indicações nem sempre acontecem por conta própria. Claro, você pode obter algum boca a boca orgânico apenas fornecendo ótimos produtos ou serviços. Mas para uma fonte estável na qual você pode confiar, você precisará solicitar que as indicações sejam feitas.
Um bom momento para isso pode ser:
- Se um cliente recentemente deixou uma crítica positiva ou elogiou você nas mídias sociais;
- Logo após uma compra (especialmente uma compra repetida ou uma renovação) é outro ótimo momento.;
- Também é uma boa prática pedir indicações sempre que um cliente lhe der um feedback positivo direto.
Supere as expectativas de seus clientes
Uma campanha de indicação depende de clientes satisfeitos.
A maioria dos clientes espera bons serviços e um atendimento amigável. Para realmente se destacar, você precisa encontrar maneiras de superar as expectativas de seus clientes. Pequenos sinais de agradecimento são uma ótima maneira de deixar seus clientes felizes e incentivá-los a indicar seus amigos.
Atualize o site da sua empresa
Essa dica pode parecer simples, mas a maioria das pessoas fará uma pequena pesquisa antes de entrar em contato com sua empresa.
Se você não tiver um bom site, perderá muitos leads e parceiros em potencial. A mesma coisa vale para redes sociais que não parecem profissionais ou confiáveis.
Não espere um nível constante de engajamento
Após lançar seu programa de indicação, você pode obter uma onda de novos leads.
Com o tempo, no entanto, o número de indicações pode diminuir. Isto é normal.
Este é o momento perfeito para fazer alguns ajustes e testes em algumas áreas do seu programa. Por exemplo, tente oferecer outro tipo de recompensa ou promover seu programa por outros canais. Tome nota de quaisquer alterações e veja o que funciona melhor para o seu negócio.
9 Tendências de Marketing Contábil para 2023
Conclusão:
Montar uma campanha de indicação para a sua empresa é uma estratégia muito eficaz para aumentar sua base de clientes e melhorar a sua imagem do seu escritório contábil.
Por isso, é importante que você defina claramente os objetivos da campanha e estabeleça recompensas atraentes para os clientes que promovem seu negócio.
Além disso, é fundamental se comunicar com seus clientes e colaboradores para que eles entendam como funciona a campanha e como eles podem participar. As redes sociais e as plataformas de e-mail marketing são ótimas ferramentas para promover a sua campanha e alcançar um público amplo.
Mas não se esqueça! É fundamental que sua campanha seja baseada em confiança e transparência, e que seu escritório ofereça serviços de qualidade e um atendimento excepcional.
Se você estiver interessado em saber mais sobre como montar uma campanha eficaz de indicação para o seu escritório contábil , ou se precisar de ajuda para criar uma estratégia de marketing, a Lab Cont pode te ajudar!
Somos uma agência de marketing contábil que entende do assunto. Conte com a Lab Cont para traçar uma estratégia eficaz e te ajudar a crescer seu negócio de forma saudável e constante.