Skip links

Collabs no Marketing Contábil: O QUE É E COMO USÁ-LO PARA GERAR MAIS LEADS

Dentro da realidade dos escritórios de contabilidade, nós sabemos que a maioria não tem a estrutura,o tempo ou o conhecimento necessário para investir em Marketing Digital e com isso, acabam perdendo de vistas grandes oportunidades de captar mais clientes.

Uma grande oportunidade de conseguir mais clientes.

Se você chegou até este artigo é porque provavelmente está a procura de estratégias que possam te ajudar. As collabs no marketing contábil, ou como conhecido no termo mais técnico, o co marketing é um conceito que pode ser muito interessante para o seu escritório. 

Marketing compartilhado, co-marketing ou Collabs: o que é?

Essa é  uma estratégia de marketing em que  marcas ou empresas semelhantes combinam seus  produtos ou serviços a fim de  alcançar um maior número de possíveis clientes. Esta estratégia visa gerar mais visibilidade e vendas através da publicidade para o público de outra marca.

Para o marketing contábil, essa estratégia acontece quando duas (ou mais) empresa (escritório de contabilidade + incubadora de startup, por exmeplo)  que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhos.

Neste sentido, os dois juntam seus esforços e interesses criando e promovendo algum tipo de conteúdo ou serviço específico, assim os resultados dessa ação serão compartilhados.

Se seu escritório se junta com outras empresas com o intuito de fazer um material rico com tráfego Facebook Ads, por exemplo, você terá resultados melhores do que se tivesse fazendo sozinho. 

Por isso, o marketing compartilhado é uma estratégia bastante proveitosa para contadores, pois ela alinha os interesses e  os esforços de diversos profissionais que, juntos, irão chegar em um objetivo comum.

Sendo assim, as collabs  podem ajudar seu escritório a gerar novos leads para o seu Marketing Contábil e aumentar seus números de vendas. É simples assim.

Mas, além disso, a estratégia também pode apresentar sua empresa a novos públicos e solidificar ainda mais seus relacionamentos com os públicos existentes. Neste sentido, o co-marketing ajuda a introduzir novos conteúdos, novas campanhas e táticas inovadoras em seu mix de marketing. Dependendo da parceria, seus esforços de co-marketing podem agregar credibilidade e experiência à sua oferta. Também pode haver grandes benefícios de SEO se você estiver estruturando suas campanhas de criação de links entre os parceiros com estratégia.

Às vezes, duas cabeças realmente pensam melhor do que uma. O co-marketing transforma um processo individual em um processo conjunto, permitindo que as vantagens de várias empresas se unam em um projeto unificado. Oferecendo benefícios que variam de maior visibilidade a maior credibilidade, às campanhas de co-marketing podem ser altamente eficazes para sua empresa, oferecendo maneiras novas e diversas de transmitir sua mensagem àqueles que mais precisam ouvi-la.

Como escolher os melhores parceiros para uma collab?

Antes de mais nada, é importante entender que  você deve escolher parceiros de co-marketing que complementam seu produto ou serviço, e não concorram com ele. Então, se você não pode se unir aos seus concorrentes, quem você deve procurar?

Não existe uma receita de bolo para te guiar na hora de escolher um parceiro. Porém, é necessário que você considere uma empresa que tenha uma estratégia de marketing e um público semelhante, mas que tenha um foco, produto ou serviço diferente. Uma ótima maneira de identificar potenciais parceiros de co-marketing é pesquisar quem está criando conteúdo semelhante para seu público-alvo. 

Depois de compilar uma lista de parceiros em potencial, você precisa determinar qual deles é o mais adequado. Faça as seguintes perguntas de qualificação para avaliar quais empresas em sua lista podem gerar uma collab mais eficaz em seu marketing contábil:

  • Quantos leads posso esperar obter com este parceiro?
  • Quantos leads eles podem esperar obter da parceria comigo?
  • Como a comunicação desse parceiro envolveria meu público?
  • Qual é a reputação deles e qual seria a percepção da minha empresa trabalhando com eles?
  • Será que trabalhamos bem juntos do ponto de vista profissional?
  • Quantos recursos eles podem oferecer – e vice-versa?

Tipos de collabs para marketing contábil:

Existem muitas estratégias que podem ser escolhidas para que o marketing funcione melhor para suas metas e seus negócios em geral.

  • Parceria de distribuição: Esta estratégia de marketing combina o seu produto com o produto de outra marca. Por exemplo, se você comprar um voo, receberá um desconto em um hotel local.
  • Posicionamento do produto: esta estratégia coloca um produto em uma seção do conteúdo de outra marca. 
  • Patrocínios de eventos: As empresas podem patrocinar um evento para aumentar sua exposição e atingir um público que antes não alcançariam.

Parcerias de marketing de conteúdo: Essa estratégia consiste em fornecer ou gerar conteúdo para uma outra marca de parceria. Esses conteúdos podem ser através de postagens de convidados, podcasts e vídeos, webinars, e muitos outros formatos.

Benefícios das collabs para seu marketing contábil

  • Solução econômica: ao optar por fazer parceria com outra marca você economiza tempo e recursos.
  • Alcançar um público mais amplo: maior exposição de ambas as marcas diante do outro público. Com essa dupla exposição, é provável que você alcance um público muito mais amplo.
  • Fortalecimento de marca: Uma parceria com marcas conhecidas cria uma oportunidade para sua empresa desenvolver sua própria identidade de marca. Normalmente, quanto mais exposição você recebe de uma campanha, mais reconhecível sua marca é para o público. Cada mercado tem seus próprios experts e andar com eles é uma forma de se posicionar como um. 
  • Construção de base de clientes leais: em vez de encontrar novos clientes por conta própria, uma parceria de co-marketing coloca seu produto ou serviço na frente de um grupo demográfico que provavelmente se interessa por seus negócios. Isso economiza tempo e outros recursos de marketing.

Importante ressaltar que o co-marketing tem o potencial de durar vários meses ou anos, dependendo do sucesso da parceria. Se cada marca prosperar enquanto continua a promover a outra, pode valer a pena manter a parceria intacta.

Sendo assim, o co-marketing não deve ser uma empresa fazendo um favor a outra; deve ser um  processo totalmente bilateral que oferece benefícios para ambas as partes. Antes de mergulhar na estratégia e estabelecer um cronograma de trabalho com um parceiro que concordou em trabalhar com você, certifique-se de que seus  objetivos estejam alinhados.

Se seu objetivo é expandir seu público enquanto seu parceiro de co-marketing deseja anunciar uma nova promoção, você pode ter um desafio para criar conteúdo que funcione. Todos devem estar na mesma página antes de começar. Uma vez que uma meta é decidida, estabeleça expectativas claras e cronogramas que funcionem para todos, garantindo um processo tranquilo, fácil e livre de conflitos.

Conclusão

Parcerias de todos os tipos estão sendo feitas todos os dias no mundo dos negócios.  As campanhas de co-marketing são uma dessas parcerias. No artigo de hoje você entendeu que uma campanha de co-marketing  ajuda você a conquistar novos públicos.

Colaborar com a marca do parceiro expandirá seus horizontes e poderá permitir que você alcance mercados que você não poderia alcançar antes. Mas claro, tudo deve ser feito baseado em estratégias e metas muito bem estabelecidas. Para isso é importante contar com o apoio de profissionais de marketing, para garantir a eficácia da campanha.

A Lab Cont é um laboratório repleto de ideias para o seu marketing contábil. Faça um diagnóstico de como está a sua estratégia de marketing contábil!

Leave a comment