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Como vender contabilidade por pacotes e planos?

Aumente as suas chances na hora de fechar contrato!

Um dos grandes desafios do prestador de serviço em geral, é estipular preço, em muitas áreas não há um tabelamento oficial, apenas um senso do que é cobrado na região. Na contabilidade a precificação sempre foi um grande tabu, por haver diversas formas de medir a forma de cobrança ou até mesmo por “queda de braços” com a concorrência.

O cliente quando procura uma empresa contábil, geralmente, não tem uma noção completa do que vai encontrar pela frente e acaba tendo uma visão intangível do serviço, não enxergando os benefícios e o que está ou não incluso.

Então como fazer o cliente enxergar os benefícios e entender um pouco mais do serviço que ele está contratando? Acompanhe no post abaixo como montar pacotes e planos para sua empresa contábil.

Transformando o serviço contábil em um produto

Deixar o serviço da sua empresa tangível é o primeiro passo no processo de montagem de um plano ou pacote. Exibir as vantagens de cada plano deixa iminente o que você irá oferecer, dando um poder de escolha ao seu cliente para selecionar o que melhor se encaixa em sua realidade.

O ser humano possui uma predisposição para a comparação, na hora de contratar um serviço não é diferente.Uma boa alternativa para explorar essa comparação, é colocando no mínimo três pacotes (básico, médio e premium, por exemplo) como opção, para evitar que essa comparação seja externa, colocando em risco a contratação do seu serviço.

Estratégias de precificação

Há duas maneiras bem interessantes de precificar esses planos:

  1. Médio como trampolim para o Premium -> Trabalhando com a hipótese de três planos, a opção do meio precisa ter alguns serviços essenciais, que não esteja presente no básico e não pode ser muito mais barato que o plano Premium. O seu cliente irá perceber que é necessário contratar o plano médio, porém por poucos reais a mais ele pode adquirir um serviço completo (ou melhor do que o médio).
  2.  Básico como captação -> Empresas com pouco tempo de estrada e/ou poucos funcionários tem uma demanda menor de serviço contábil e uma boa forma de captar com uma boa rentabilidade para ambos, é o plano básico, aquele mais barato que você pode oferecer. Um ponto positivo desse plano, é que de acordo com o crescimento dessa empresa, haverá uma necessidade de serviços mais específicos e até mesmo de novas obrigações, facilitando um aumento de honorário, através da mudança de planos.

O importante é sempre deixar o plano Premium com serviços mais sofisticados, por exemplo: consultoria mensal, acesso a sistema financeiro, horas de consultoria presencial, recálculo de guias ilimitados, etc.

Ofereça um “Freemium”

Todo usuário de plataformas de Streaming, muito das vezes é apresentado através de estratégias “freemium” (Free + Premium), onde durante alguns dias o usuário passa a ter acesso completo ao serviço.

Utilizar essa estratégia, após montar os planos, pode ajudar muito na captação de clientes ou até mesmo ajudar no aumento de pacotes de serviços. Oferecer por 15, 20 ou 30 dias de um serviço completo, pode ajudar até mesmo a educar o empresário, pois ele irá perceber principalmente a diferença que a sua consultoria fará na empresa dele.

Aliás, a consultoria com uma dedicação maior para determinada empresa, é o ponto chave dessa estratégia “freemium”, pois nada melhor do que a contabilidade para entender a saúde financeira, tributária e até mesmo jurídica da empresa.

Estratégias e aplicabilidade é o que não falta na hora de montar esses planos, organize ou adapte a sua empresa para este importante movimento!

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