Hoje os dados são as maiores riquezas das empresas. Não precisa ser tão ligado à tecnologia para identificar a quantidade de dados gerados todos os dias pelas pessoas. Quem souber coletar e analisar os dados mais importantes para o negócio, sai na frente.
Na contabilidade não é diferente, os dados são importantes tanto para ajudar o cliente em suas estratégias de negócios, quanto para as estratégias de mercado do próprio negócio contábil.
A análise de dados precisa ser a nova habilidade do contador do futuro. Vamos falar um pouco sobre a importância dos dados no negócio contábil, tanto para o cliente, quanto na valorização do contador.
O “petróleo” do cliente nas mãos da contabilidade
O papel do contador vai muito além da apuração dos tributos e todos os estereótipos operacionais atribuídos a ele. O contador precisa cada vez mais se posicionar como um consultor do negócio.
A análise de dados é primordial para a demonstração dos direcionamentos, planejamentos e iniciativas de um negócio. O cliente precisa enxergar de maneira clara a visualização de indicativos que ajudam na tomada de decisão.
As informações mais importantes do cliente é de responsabilidade do contador, que possui acesso ao contas a pagar, fluxo de caixa, investimentos, investimentos, folha de pagamento, gestão das notas fiscais que entram e saem da empresa, impostos a pagar, empréstimos, entre outros. Olha quantas informações ricas a contabilidade tem na mão.
A apresentação dos relatórios para o cliente ganham mais importância e assertividade, para as tomadas de decisão.
A valorização de uma empresa contábil passa pelos dados
As reclamações dos contadores sempre foram por conta da desvalorização dos empresários com a contabilidade. Muito das vezes o problema está na falta de posicionamento da empresa e no trabalho executado, onde há uma distância entre contador e cliente.
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Posicionar-se como uma “ferramenta de gestão” para o empreendedor é a melhor forma de conquistar a valorização. A análise de dados é um dos pilares desse processo, ajudando de forma estratégica o negócio do seu cliente.
Veja 3 exemplos de como os dados na contabilidade podem impulsionar o seu cliente:
Controle dos gastos
Com os gastos coletados, tratados por departamento e analisados, o contador pode auxiliar o gestor a traçar objetivos para reduzir ou mesmo fazer cortes.
Investimentos
Com a confiança do cliente conquistada, o contador precisa educá-lo a ser consultado, sempre que o empresário pensar em um investimento com grandes impactos ao negócio.
O valor agregado nesse tipo de situação é enorme e diversas empresas contábeis já colocaram em prática esse processo.
Rentabilidade do produtos e serviços
O quão cada produto e/ou serviço do seu cliente é rentável para o negócio dele? Esse tipo de informação pode ser encontrado na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).
Por isso sempre defendemos que o contador precisa sentar com o cliente (presencialmente ou por call) e explicar a análise das demonstrações, só assim você conseguirá se valorizar e poder cobrar melhores honorários.
Os dados também são o “petróleo” do negócio contábil
Além da valorização, o contador precisa entender como a tecnologia na análise de dados pode otimizar o seu negócio. É importante optar por um ERP que proporcione uma Dashboard Gerencial de qualidade.
Tenha total clareza do sistema utilizado, use as principais otimizações que ele proporciona e vá automatizando os processos pouco a pouco.
Com os processos automatizados e otimizados, você poderá cada vez mais oferecer serviços personalizados a um possível cliente. Cada empresa chegará com uma história e necessidade diferente, assim como um paciente chega ao médico. A personalização do serviço fará com que o cliente entenda exatamente o que acontece com o negócio dele, valorizando cada vez mais o seu serviço.
Os dados na contabilidade permitem que o contador mantenha uma proximidade com o cliente, aumentando automaticamente a confiança dele em você.
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