Ter estratégias de vendas através do inbound é essencial para funcionamento comercial da sua contabilidade.
As vendas inbound proporcionam uma maior aproximação do escritório com o público, gerando cada vez mais leads qualificados em seu funil de vendas.
Se você não sabe o que é inbound, vamos a uma breve explicação:
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.
São justamente essas estratégias, que vamos listar para vocês!
1 – Blog
Conteúdo é a base para uma boa estratégia de inbound e no blog podemos aprofundar mais determinado assunto.
Na contabilidade, os assuntos muito das vezes são mais complexos e exigem uma explicação mais informativa.
O formato é excelente para a conversão de leads, já que os assuntos mais importantes para o público, muito das vezes é a principal dúvida dele.
Se no momento da explicação, você posiciona o seu negócio contábil como solução, a possibilidade da conversão aumenta.
De acordo com algumas pesquisas sobre o mercado, postagens mais longas e detalhadas costuma gerar 9 vezes mais sucesso na geração de leads do que as curtas.
2 – Redes Sociais
É praticamente impossível imaginar uma estratégia de geração de tráfego, sem passar pelas redes sociais.
Além de ser uma ótima plataforma de geração de conteúdo nativo das redes sociais, ela permite uma boa geração de tráfego para o seu site.
Segundo uma pesquisa feita pela Dell, mais de 70% dos compradores B2B usam a mídia social para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.
Além da geração de conteúdo e tráfego, as redes sociais funcionam com um canal de abordagem direta com o lead
O WhatsApp, por exemplo, permite que você aumente essa proximidade e guie o lead para a conversão.
3 – E-mail Marketing
Talvez esse seja o pilar da sua estratégia de inbound marketing. Quando você conquista um lead, ele precisa ser redirecionado automaticamente para a sua plataforma de e-mail marketing.
Na realidade, por se tratar de um negócio B2B, muitos empresários de diferentes segmentos estão diariamente com o e-mail aberto. Isso possibilita que a sua estratégia de inbound na contabilidade seja efetiva se bem construída.
Um bom e-mail marketing precisa ter:
- Boa taxa de abertura;
- Baixa taxa de e-mails não enviados;
- Conteúdo relevante para o público;
- Um bom fluxo de automação de conteúdo e jornada do lead.
4 – Landing Page
Onde você irá conquistar o lead?
Sim, em uma landing page!
Landing page nada mais é do que uma página de conversão de lead. Você oferta o seu material gratuito (e-book, planilha, etc) e em troca você recebe alguns dados daquele lead.
Uma boa landing page precisa ser:
- Responsiva (abrir e se adaptar a qualquer formato de tela);
- Ter um design amigável;
- Ser objetiva e apresentar os benefícios do material ofertado.
5 – Conteúdo personalizado
A personalização do seu conteúdo será fundamental.
Cada vez mais o mercado vem exigindo uma personalização na forma como entregamos produtos e serviços. Não seria diferente nos conteúdos.
Busque sempre personalizar os e-mails e conteúdos com o nome do lead e ofertar um conteúdo exclusivo para cada etapa do funil.
2 exemplos:
- Se o lead está no processo de negociação, entregue e-mails mais diretos que exaltam os benefícios do seu escritório;
- Caso o lead não esteja abrindo os seus e-mails, invista em chamadas mais atrativas e em conteúdos que o eduque.
Conclusão
O inbound na contabilidade é primordial para as suas estratégias de vendas.
Automatize onde precisa automatizar e se relacione humanamente nos últimos estágios do funil, assim você conseguirá identificar os leads mais qualificados para o momento de aquisição do seu serviço contábil.