Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são medidas quantificáveis usadas para avaliar o desempenho de vários setores dentro do seu escritório contábil. Eles são recursos valiosos para tomar decisões e validar retornos sobre seus gastos com marketing. Portanto, após planejar e implementar uma estratégia de marketing, o passo final sempre será mensurar seus resultados.
Neste artigo, apresentamos alguns dos indicadores-chave de desempenho mais cruciais para dar-lhe uma vantagem inicial na avaliação de como sua empresa se compara às metas que você definiu.
Com tantos KPIs de marketing possíveis para acompanhar, pode ser difícil saber por onde começar. Por isso, no artigo de hoje, vamos te ensinar como definir o seu KPI de marketing contábil.
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KPI’s: O que são?
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são um dos termos mais usados e pouco compreendidos no desenvolvimento e gerenciamento de negócios.
Eles são muitas vezes entendidos como qualquer métrica de publicidade ou dados usados para medir o desempenho dos negócios. Porém, o papel que os KPIs desempenham é muito maior e mais importante.
Os KPIs de Marketing contábil são métricas que mostram o sucesso das atividades de marketing elaboradas pela sua marca.
Essas métricas normalmente se alinham a objetivos de negócios específicos que o marketing contábil pode suportar. Esses objetivos se alinham a:
- Conhecimento da marca ou alcance do site (SEO);
- Engajamento do visitante ou posicionamento da marca;
- Leads, vendas;
- Fidelização e retenção;
- Engajamento dos funcionários (contratação e retenção);
A parte mais importante da definição de um KPI de marketing digital é escolher o que medir. Muitas vezes os KPIs estão ligados a uma “conversão”.
É importante lembrar que você definirá metas e objetivos para cada tipo de conversão; portanto, é importante focar no resultado geral que você deseja alcançar.
Principais desafios na medição de KPIs no seu marketing contábil
Medir os KPIs de marketing do seu escritório contábil nem sempre é fácil, mas, como mostramos, está se tornando cada vez mais um requisito.
Alguns dos desafios na medição do marketing incluem pessoas, processos e, claro, a tecnologia. Só porque os dados estão disponíveis, não significa que toda organização tenha as pessoas capacitadas para analisá-los, transformá-los em insights e ajudar na tomada de decisão.
Os principais desafios na medição dos KPIs de marketing incluem:
- Habilidades analíticas e treinamento para entender os KPI de marketing contábil;
- Compreensão clara dos objetivos de negócio;
- Falta de cultura de teste e aprendizado contínuo;
- Integração de diferentes fontes de dados;
- Tecnologia e ferramentas de medição de KPIs de marketing.
Assim, definir KPIs é um primeiro passo muito importante para qualquer iniciativa de marketing, vendas ou negócios em geral – mas infelizmente é muitas vezes esquecido. Por isso, a chave aqui é entender seu negócio, seu público e seus verdadeiros objetivos.
A maneira ideal de definir e alcançar os KPI de marketing contábil é:
- Identificar a área onde você deseja medir o desempenho;
- Descrever perguntas estratégicas para as quais você precisa de respostas.
- Identificar suas necessidades de dados para reconhecer os resultados pretendidos.
- Estabelecer uma referência para medir o desempenho, definindo limites, marcos e metas.
- Comparar o desempenho atual com o benchmark.
- Revisar os resultados e ajustar a estratégia.
Antes de definir novas metas ou implementar uma nova estratégia ou campanha, realmente reserve um tempo para considerar se você sabe ou não o que deve procurar e saiba como irá definir sucesso ou fracasso. Isso estabelecerá as bases que seja possível alcançar seus objetivos.
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Quais são os principais KPI de marketing contábil?
Separamos nesta lista os 5 KPI mais importantes para você avaliar o desempenho do seu marketing contábil. São eles:
- Custo de aquisição do cliente (CAC)
O custo de aquisição do cliente (CAC) é uma métrica crucial que analisa os gastos totais de vendas e marketing necessários para conquistar um novo cliente. Isso inclui todos os custos de programas, como publicidade, mão de obra, tecnologia e software, entre outros. Ao calcular o CAC para o marketing, é importante determinar o período de avaliação, como por exemplo, mês, trimestre ou ano.
Com o CAC, você pode entender o escopo de seus esforços de marketing e identificar quais estão funcionando melhor. Além disso, ao calcular os custos associados às suas campanhas de marketing digital e outbound, você pode contabilizar diretamente as novas vendas e alocar melhor o orçamento para cada campanha.
- Retorno sobre Investimento (ROI) de campanha
Toda empresa quer ver um retorno sobre o seu investimento em marketing. Calcular o retorno sobre o investimento na sua campanha de marketing digital, por exemplo, é crucial para avaliar o desempenho mensal e anual.
Além disso, é importante para planejar estratégias e orçamentos para os próximos períodos de planejamento. Afinal, você não quer continuar aumentando o seu orçamento para uma atividade de marketing ineficaz que não está dando o retorno esperado.
Portanto, não importa qual atividade de marketing sua empresa esteja usando, o seu retorno sobre o investimento determinará como você deve proceder no futuro. Quanto melhor o desempenho da campanha, mais alto será o seu ROI.
3. Tráfego de mídia social e taxas de conversão
Muitos gestores ainda não dão a devida importância às mídias sociais para seu marketing contábil. No entanto, a mídia social provou ser inestimável para o sucesso de uma campanha.
As plataformas de mídia social são ótimas para educar seu público, gerar buzz e construir autoridade e conscientização em torno dos seus serviços contábeis. As métricas que você pode utilizar para mostrar a importância e o impacto das mídias sociais em seus esforços de marketing incluem:
- O número de conversões de leads geradas por meio de cada canal de mídia social
- O número de conversões de clientes geradas por meio de cada canal de mídia social
- Porcentagem de tráfego associado a canais de mídia social
Você pode não ter tempo para utilizar efetivamente todas as plataformas, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest e TikTok, mas dividi-las pelo número de leads e porcentagem de tráfego proveniente de cada uma, ajudará você a determinar onde concentrar seus esforços, pois assim você saberá onde está seu público alvo.
Embora haja vários KPIs de mídia social que você pode acompanhar,é bom saber que a quantidade de engajamento que você vê nas mídias sociais é um reflexo de quão bem seu conteúdo e marca ressoam com seu público nessa plataforma, bem como quanta confiança você gerou com eles.
4. Customer Lifetime Value (CLV)
O Customer Lifetime Value (CLV) determina o valor de um cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa, ou seja, é realizada previsão de quanto a empresa poderá lucrar com esse cliente.
Assim, o Customer Lifetime Value deve considerar os custos de aquisição do cliente (CAC), as despesas contínuas de vendas e marketing, despesas operacionais e, claro, o custo necessário para fabricar o produto e/ou os serviços que sua empresa está prestando.
Como o CLV do cliente é uma projeção financeira, você deverá trabalhar com suposições. Exemplo: para calcular o CLV, você deverá estimar o valor da venda média, o número de transações e a duração do relacionamento com determinado cliente.
O Customer Lifetime Value é uma métrica que todas as empresas devem se atentar ao planejar o seu crescimento futuro e implementar estratégias que fomentem a sua rentabilidade, especialmente pelo custo de retenção do cliente existente.
5. Churn Rate
Churn rate, também conhecida como taxa de churn, é um KPI que mede a perda de clientes de seu negócio durante um período de tempo.
Você pode traduzir o Churn rate como “Fuga de clientes”, utilizada principalmente por empresas que prestam serviços recorrentes, assim como um escritório contábil.
O cálculo da taxa de churn rate é feito a partir da divisão entre os clientes que interromperam o serviço no fim do período pré-determinado pelo número de clientes no início desse mesmo período, multiplicada por 100, a fim de obtermos a taxa em formato de porcentagem.
Conclusão
Os KPIs não são algo que você verifica apenas uma vez e depois nunca mais olha.
Você deve acompanhar cada indicador-chave de desempenho que discutimos de forma periódica. O acompanhamento fornecerá os dados regulares para fazer com que os números melhorem seu funcionamento.
Afinal, o objetivo geral do marketing contábil é conquistar clientes e aumentar a receita da empresa.
Acompanhar, revisar e melhorar essas medições pode ajudar sua equipe a atingir esse objetivo.
Somos uma agência de marketing contábil que entende do assunto. Conte com a Lab Cont para traçar uma estratégia eficaz e te ajudar a crescer seu negócio de forma saudável e constante.