Skip links

As tendências de marketing contábil para você aplicar ainda em 2020!

Aproveitar ao máximo as ações estratégicas é fundamental. É necessário conhecer as principais tendências do marketing, compreender o que melhor funciona para o seu negócio contábil e principalmente, como investir de forma assertiva.

Quando o fim do ano se aproxima, as empresas que entendem a importância de ter estratégias de marketing contábil bem definidas para o sucesso comercial, começam a se informar das principais tendências para o próximo ano. 

A questão é que ainda temos alguns meses para 2020 (tão atípico!) se encerrar e você não pode ficar parado!

Marketing Contábil são estratégias de marketing voltadas para o mercado contábil 

A contabilidade é uma das áreas mais exigidas no Brasil. Com inúmeras obrigações a serem cumpridas, o escritório contábil precisa passar uma imagem de segurança e comprometimento com os clientes.

Porém, não é só a imagem de segurança que precisa ser transmitida, é necessário haver uma “agressividade” dos escritórios no planejamento de captação de clientes.

É por essa singularidade do mercado contábil que é preciso ter essa preocupação.

O mercado passa por uma mudança tecnológica intensa, o conceito de mudança e modernidade precisa estar presente na imagem das empresas.

Vamos listar as tendências: 

A perda de relevância dos likes

Um dos principais assuntos no mundo do marketing em 2019, foi a ocultação do número de likes em fotos e vídeos no Instagram, com o intuito de que os usuários possam focar mais no conteúdo em si do que nos números de likes recebidos.

Outro argumento utilizado pelo Facebook (responsável pelo Instagram), foi a questão da saúde mental, deixando bem claro que não foi só a experiência do usuário, como objetivo.

A verdade é: os likes são conhecidos como a “métrica da vaidade”. É preciso olhar para os indicadores que realmente são importantes para o sucesso da sua empresa e não apenas para o número de curtidas (que estão com os dias contados).

ENGAJAMENTO  >>>> like

 Já que o 1º ponto foi a desvalorização do like, nada melhor do que abordarmos a principal métrica das redes sociais. 

Os algoritmos das redes sociais vão, cada vez mais, evoluindo e passando a identificar aquilo que o like não é tão importante.

Por isso, é necessário focar na produção de conteúdos e de materiais que realmente sejam do interesse do seu público-alvo e que, no fim, resultem em uma interação mais natural e legítima com o usuário.

Comentários e compartilhamentos são dois exemplos de fatores que acabam influenciando mais no alcance do que o simples número de curtidas.

Ter o público engajado com uma marca contábil, aumenta muito a possibilidade de conversão, pois trata-se de um mercado onde a confiança é primordial.

Convoque a sua comunidade!

Criar uma comunidade ao redor da marca não é novidade para ninguém, muito menos o recurso “comunidade” do Facebook. As redes sociais estão ganhando mais espaço entre os usuários e, consequentemente, as empresas precisam passar a olhar para esses nichos.

O Facebook tem investido muito na ferramenta “comunidade”, de sua principal rede social. Você provavelmente já viu peças publicitárias nas ruas, metrô e até mesmo na TV. Resultado: Já são mais de um bilhão de usuários fazendo parte de comunidades no Facebook.

De acordo com a pesquisa realizada pelo, Postcron, grupos e comunidades são responsáveis por 90% das conversas online sobre serviços e produtos e que o tempo médio de um usuário nesses canais é de 20 minutos. 

O conceito de comunidade vai além da rede do tio Zuck, o Telegram, por exemplo, vem sendo um canal muito utilizado por marcas para criação de grupos para troca de informações e benefícios da marca.
Chama no dado!

Dados, dados e dados. Uma das palavras mais repetidas em 2019, com certeza foi… Dados! 

As inúmeras ferramentas que utilizamos hoje, deixam rastros valiosíssimos para as empresas. Você vai querer ficar de fora dessa festa? Acho melhor não.

Ferramentas e técnicas para acompanhar o mercado e analisar todos esses dados disponíveis, serão essenciais ainda em 2020. Estar um passo à frente ou acompanhando o movimento do mercado, tornou-se obrigatório para quem quer competir e crescer.

As decisões precisam ser pautadas cada vez mais por dados e não por “achismo”. 

Agrega que eu te escuto

O que está por trás da sua empresa? Deixar o seu propósito claro para o público e valorizar os seus objetivos com a comunidade, vai impulsionar (e muito!) o seu negócio contábil!

  • Faça um planejamento de Branding;
  • Pense no seu real propósito;
  • Crie um tom de voz;
  • Conecte-se com o seu público (ou construa).

Leave a comment