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Como fazer marketing contábil focado em nichos?

Entenda como identificar os nichos que o seu negócio contábil pode atingir e como aplicar uma estratégia de marketing efetiva.

Com um mercado contábil cada vez mais competitivo, definir um ou mais nichos para o seu marketing atuar é fundamental. O planejamento do Marketing Contábil leva em consideração, principalmente, a identificação do público e como a empresa chegará até ele.

A estrutura comercial de uma empresa contábil precisa ser pautada por estratégias B2B (Business to Business – termo utilizado para negócios entre empresas), onde a confiança e autoridade no assunto são os pilares para essa negociação.

O diferencial entre os escritórios convencionais são poucos, tanto que a escolha pelo contador, até pouco tempo atrás, era decidida através da indicação. 

Atualmente, o empresário mais exigente está buscando um contador especialista em sua área, estão cada vez mais exigentes buscando saber se ele conhece cada detalhe da sua área.

Confira em nosso artigo como identificar os nichos para você abordar e como executar com o marketing contábil.

Identificando os melhores nichos

Um negócio contábil não precisa ficar refém de apenas um determinado nicho, porém ser muito generalista é o mesmo que não possuir um diferencial. É preciso pesquisar e identificar quais são os nichos mais promissores.

Estruture essa identificação, crie uma equipe, ou separe algum momento da sua semana para dedicar-se somente ao estudo de mercado, antevendo de forma efetiva um novo movimento do mercado, seja ele qual for. 

A vantagem do escritório contábil de lidar com diversos tipos de empresa (exceto em casos de contabilidade de nicho), é conseguir enxergar de perto um movimento específico daquele mercado.

A pesquisa da necessidade pode ser feita de diversas maneiras, mas é fundamental o contato com alguém daquele nicho que você identificou como ideal para a sua aposta em um novo serviço.

O poder do anúncio pago no mercado contábil

Esse contato direto com empreendedores da área identificada é primordial, pois durante o processo de pesquisa pode ser identificada alguma necessidade que na prática não seja tão necessária ou até mesmo um cenário pior do que você esperava encontrar.

Vamos usar como exemplo, as veterinárias. Em suas pesquisas foi identificado que no mercado veterinário há uma necessidade enorme de gerenciamento de fluxo de caixa.

O primeiro passo após encontrar a área de atuação, é estruturar o modelo operacional. Como serão realizadas as novas rotinas, o fluxo de informação, sistemas e relatórios necessários para o funcionamento do novo serviço.

Como aplicar o marketing contábil na estratégia de nichos?

Criar estratégias específicas para cada nicho, costuma dar muitos resultados. Quando um escritório adota a postura de segmentar o seu Marketing Contábil, são criadas algumas personas de acordo com cada nicho.

4 Dicas de marketing contábil para gerar mais leads

A empresa ganha a possibilidade de experimentar diversos tipos de estratégias, seja nas redes sociais, blog ou até mesmo em sites.

Algumas estratégias básicas para você aplicar:

  • Busque quais termos de pesquisa são mais utilizados por esse nicho e desenvolva conteúdos no blog com esses termos;
  • Veja quais são as principais hashtags (#) utilizadas nas redes sociais e crie conteúdo sobre elas;
  • Ainda nas redes sociais, veja quais são os principais influenciadores desse mercado e faça uma análise do conteúdo;
  • No Linkedin, faça conexões com profissionais relevantes da área e com aqueles que podem ser uma ponte para você;
  • Invista em um material rico (e-book, infográfico, webinar e etc) sobre alguma necessidade desse nicho, entregando parte da solução dentro do material, mas com o objetivo principal sendo a captura de leads;
  • Após conquistar os primeiros clientes, não se esqueça de solicitar depoimentos para você trabalhar a sua prova social.

Conclusão

Ser específico em uma área, conhecer mais as dificuldades encaradas pelas empresas e conectar-se com a comunidade ligada ao nicho escolhido, levará o seu escritório ao reconhecimento.

Crie um funil de vendas para o seu processo comercial e trabalhe ele durante um tempo. É o melhor caminho a se seguir em uma estratégia de nicho, que tem tudo para ser sólida com o passar do tempo.

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