Como marketing de conteúdo voltado para contabilidade pode ser essencial no processo de captação de novos negócios e educação do mercado?
O marketing de conteúdo tem sido aliado na contabilidade para desmistificar ideias falidas de negócios que hoje em dia estão em alta, atraindo e conquistando usuários.
Cada vez mais, os escritórios buscam esta ferramenta para auxiliar sua comunicação com seus futuros clientes.
O marketing de conteúdo tem se tornado uma estratégia para estreitar pontes entre empresa e cliente. No mercado contábil essa estratégia é utilizada para engajar o público, gerando mais vendas através de uma confiança criada por conteúdo da área.
Por diversos tipos de conteúdos, esses escritórios ganharam o mercado pouco a pouco, mostrando ter propriedade no assunto que abordavam e transmitindo o principal ativo da contabilidade: a confiança.
Mas se você leu até aqui e ainda não conseguiu entender a necessidade do Marketing de conteúdo para os seus serviços contábeis, fique conosco, que iremos sanar suas dúvidas.
Qual a função do Marketing de Conteúdo na contabilidade como educação de mercado?
Como citamos anteriormente, o marketing de conteúdo quando aplicado na contabilidade, ajuda o empreendedor a entender o gerenciamento do seu negócio feito pelo contador e como ele pode utilizar os serviços contábeis como ferramenta de gestão..
Essa temática, não só auxilia o empresário a tomar decisões mais corretas, como também transmite conhecimentos sobre determinadas atividades sobre o seu negócios que são mais complexas.
De acordo com a pesquisa do Sebrae, “Sobrevivência das empresas brasileiras”, 1 a cada 4 empresas brasileiras fecham em até 2 anos após a sua abertura. Muitos empresários, não são gestores profissionais, a desqualificação do empreendedor brasileiro é grande, mesmo com o alto índice de novas aberturas de empresa.
É agora que o Marketing de conteúdo aplicado na educação do empreendedor auxilia em parte desse processo.
Ao fornecer informações básicas, porém não passadas antes a estes empreendedores, o marketing solidifica a imagem da empresa no mercado e, em simultâneo, fornece noções básicas de administração para uma melhor gestão do seu negócio e conceitos básicos da contabilidade.
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Por que investir no digital?
Nos últimos anos, o digital se tornou indispensável para o processo de crescimento de um negócio contábil. Sendo preciso todo um trabalho de marketing por parte das empresas mais antigas para não se tornarem obsoletas.
O consumidor, em geral, vem se tornando cada vez mais exigente e conta com ferramentas como redes sociais, sites de reclamações do consumidor e avaliações digitais, por exemplo, para avaliar e/ou questionar algum serviço.
Vamos refletir um pouco sobre…
Vamos supor que você tem uma negociação em andamento e o possível cliente possui dúvidas se vai fechar negócio, pois possui muitas dúvidas sobre a capacidade da sua capacidade de entrega e, por isso, vai procurar referências sobre a sua marca contábil na internet. Se a sua contabilidade investe em marketing de conteúdo e com isso tem conteúdos de valor nas redes sociais e blog, a percepção de valor sobre o seu serviço passa a ser mais positiva, pois você está se posicionando como especialista em negócios através de conteúdos estratégicos para as dores do público.
O negócio contábil que quer entrar com seriedade no jogo do digital, precisa aprender a criar conteúdo nas principais plataformas que englobam a sua estratégia de marketing. Os canais mais comuns de produção de conteúdo desse mercado são:
- Blog;
- LinkedIn;
- Instagram/Facebook;
- Google Meu Negócio;
- E-mail marketing.
Para se tornar uma marca contábil confiável, é necessário um grande trabalho de marketing por trás de suas propostas. Algo que possa proporcionar segurança e credibilidade para então o empreendedor investir.
A humanização da marca também foi um assunto bastante debatido nos últimos anos.
Se aproximar do cliente para tratar de um assunto tão delicado como a contabilidade do seu negócio, foi uma estratégia essencial e trouxe bastante credibilidade para estas empresas que apostaram no marketing de conteúdo.
Como conquistar a confiança e a credibilidade?
Se você chegou com a sua leitura até aqui, certamente você está interessado em investir no marketing de conteúdo para o seu negócio contábil. Agora iremos fornecer algumas dicas para você investir durante a comunicação com o seu público.
Eduque o empresário
Como já foi identificado, o empresário brasileiro possui um déficit muito grande quando o assunto é gestão. Por isso, torne seu conteúdo educativo. Assim, você despertará a confiança do público em seu negócio contábil.
Falar sobre tributos, legalização e gestão financeira no dia a dia do empreendedor, costuma ser bem complicado. Com isso, muitos têm dificuldade em confiar no repasse de informações sigilosas para o próprio contador!
Por isso, seja explicativo. Durante todo o processo do seu negócio, trate de criar conteúdos de fácil entendimento, didáticos que tornem a vida do cliente mais fácil para compreender todo o processo que está sendo realizado.
Nesta hora, o marketing de conteúdo é utilizado como uma ferramenta essencial para realizarmos esta comunicação.
43 Dicas de Blog e Ads para Marketing Contábil
Seja visto
Publicar conteúdos, textos e vídeos, aumentam a sua oportunidade de ser encontrado nas pesquisas do Google e é claro que aparecer no buscador mais utilizado do mundo torna a sua credibilidade muito maior.
Busque engajamento
Crie uma rede de clientes que lhe forneça engajamento. Você já sabe, mas não custa lembrar, nós sempre somos levados por indicações, experiências de pessoas próximas. Por que com a contabilidade seria diferente?
Por isso, torne a experiência do seu cliente a melhor possível! Um cliente satisfeito, terá um feedback maravilhoso para compartilhar com o seu network. Não há nada melhor do que o mais antigo dos marketings, o “boca a boca”.
O engajamento é fundamental para criar uma comunidade ao entorno da sua marca contábil. Utilize o marketing de conteúdo para envolver outros empreendedores em debates relevantes, mesmo que não sejam clientes, você precisa se posicionar no mercado.
Você vai gerar esses debates com:
- Eventos online ou físico;
- Grupos de empreendedores de uma região ou nicho (telegram, whatsapp, facebook, etc.);
- Comentários nas redes sociais.
Tenha propriedade sobre o assunto
Dominar o assunto que você irá abordar é essencial. Todos os colaboradores de sua empresa precisam estar em sintonia com o que é abordado.
A maior segurança que você pode passar para o seu cliente, é de que você entende 100% do que está fornecendo.
Além disso, aparecer nas buscas online como um dos pioneiros no assunto, também garante pontos positivos na hora da decisão final do consumidor.
Leve seu cliente ao funil de vendas
Não devemos esquecer do seu interesse principal ao utilizar o marketing de conteúdo na contabilidade. Atrair leads e consecutivamente, levá-los à compra.
O pilar do inbound marketing é a geração de leads, e ao utilizá-lo durante a sua campanha, é natural que no decorrer dela, ao criar confiança com o que está sendo oferecido, muitos desses leads se tornem clientes da sua marca.
Todo conteúdo que a sua marca contábil gera, precisa ter um propósito dentro do seu funil de vendas.
Os conteúdos precisam ser divididos (no mínimo) em 3 etapas:
- Topo do funil (conteúdo de introdução para quem pesquisa pelo assunto que a sua contabilidade mais aborda)
- Meio do funil (educando o seu lead com o intuito de agregar valor a sua marca contábil)
- Fundo do funil (conteúdo mais direto com o objetivo de apresentar as principais soluções do seu negócio contábil)
Se você personalizar os seus conteúdos de acordo com 3 etapas do funil, você vai reduzir significativamente o seu ciclo de vendas, pois você estará “falando a língua do lead”.
Como gerenciar a estratégia de marketing nesta área?
Defina o objetivo que se pretende alcançar com o seu conteúdo. A partir desta definição, você deve traçar as metas que deseja obter.
Seja semanal ou mensalmente, deve-se definir uma meta para então determinar como será o tráfego, a produção e o engajamento dos conteúdos publicados. Focando sempre no objetivo final que é a venda.
Estude a sua persona ideal. Veja quais são os requisitos para atingir a confiança.
Dessa forma, tenha um calendário organizacional, nele você deve traçar os objetivos do seu negócio, quais canais de comunicação utilizar, qual tipo de persona alcançar, porém, prezando sempre em cumprir seus prazos.
Lembre-se sempre que todos esses passos devem ser seguidos para levar o seu lead até o funil de vendas. Conforme o conhecimento da persona avança com relação ao seu negócio, desenvolve-se também o interesse em adquirir o seu conteúdo.
Contudo, cada fase do funil deve ser uma experiência diferente. Mas busque sempre evidência e leve o lead até a venda. Seja demonstrando qualidades ou comparando o seu serviço com o da concorrência.
Esteja em todos os canais! Ser encontrado no Google é maravilhoso, porém, a sua marca contábil precisa estar presente nas outras plataformas.
Busque formas de aumentar sua visibilidade. Palavras-chave são essenciais para facilitar que os leads que encontrem na internet.
Conclusão
O marketing de conteúdo é essencial para o mercado contábil. Ao modificar a sua forma de abordagem, essa comunicação deixou de ser apenas uma estratégia para captar leads, e virou também um projeto educativo para diversos empreendedores sem educação em gestão necessária para manter o seu negócio saudável. Dessa forma, uma boa estratégia de comunicação contábil te torna visível e querido no mercado.
Por isso, se você possui um negócio ligado ao mercado contábil, busque o quanto antes uma agência ou profissional especializado e gere mais oportunidades.