Uma apresentação arrasadora aumentará as chances de conversão da sua proposta contábil
Desenvolver uma boa proposta contábil é um desafio para muitos escritórios. Muito porque vários desses escritórios utilizam apresentações simples onde muito se fala do próprio negócio e pouco do cliente.
Quando você chega na etapa de negociação, o outro lado está colocando expectativas sobre a sua proposta, esperando o caminho da solução quando for apresentado.
Uma proposta contábil deve servir como um “mapa” para a solução do problema. É preciso especificar como será realizado o serviço, o caminho que será traçado e encontrar outras dificuldades que o prospect nem conhecia.
Há alguns pontos fundamentais para a sua apresentação e vamos listar em nosso artigo.
Diagnóstico
Faça o “dever de casa” e faça uma análise da situação atual da empresa.
Pontue todas as pontas soltas, os pontos positivos, as informações gerais e o que você sugere para a melhora (pode ir além do serviço contábil).
Como vender contabilidade por pacotes e planos?
Um bom exemplo de pontos para abordarmos no diagnóstico:
- Saúde financeira;
- Situação tributária;
- Análise de folha;
- Situação legal;
- Observações extras (marketing, operação, etc).
Plano de ação
Após identificar a necessidade do negócio, é hora de mostrar como o seu negócio contábil poderá solucionar os problemas.
Estipule prazos e coloque a equipe que será envolvida majoritariamente no caso.
- Coloque o período de implementação ou transição entre a antiga contabilidade e a sua;
- Se houver alguma urgência em curto ou médio prazo, coloque prazos para a resolução;
- Chame atenção para algumas reuniões de acompanhamento e/ou consultoria;
- Outros prazos específicos para a sua realidade.
Quem somos?
Agora fale um pouquinho da sua empresa 🙂
Mostre empresas que confiam e/ou confiaram no seu negócio contábil, quanto tempo vocês atuam no mercado e números relevantes.
O importante é ser breve, mas impactante no resumo sobre o escritório.
- Resuma em 1 ou 2 páginas;
- Mostre quem são os responsáveis pelo negócio contábil e as funções deles;
- Coloque imagens da empresa e/ou equipe;
- Resuma a filosofia da empresa em poucas linhas.
Conclusão
Não adianta montar aquele Power Point padrão e achar que o importante é a “lábia” no momento da negociação.
A missão do novo contador como consultor de negócios
Apresentações bem elaboradas convertem e encantam o seu futuro cliente. Invista na comunicação do seu negócio contábil.