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Redefinindo as metas de um negócio contábil

Já deu para perceber que o planejamento do seu negócio contábil terá que mudar, né?

Todos fomos pegos de surpresa com todo o cenário que estamos enfrentando hoje. É tão atípico que muitas empresas ainda estão perdidas diante ao novo modelo de trabalho que estamos encarando.

A verdade é que o modelo implementado, já estava a disposição do mercado, mas especialmente as empresas contábeis, infelizmente, acabam demorando muito para aceitar certas novidades tecnológicas e novos métodos.

A questão é que boa parte do seu planejamento feito lá em janeiro, já não faz mais sentido. “Então o que devemos fazer?”

Confira em nosso artigo como redefinir as metas de um negócio contábil.

Olhe para o passado e depois para o futuro

No ano passado quando você fez o seu planejamento em janeiro, você conseguiu seguir com ele até o fim? Dificilmente atravessamos um ano inteiro sem ajustes em nossas metas.

O exército canadense tem um dilema muito interessante que resume bem o que vivemos: se você tem um mapa e nele diz que há uma ponte para atravessar o rio, mas ao chegar no local essa ponte está quebrada, o que você fará? Vai ficar olhando para o mapa e para a ponte que não está ali ou irá se adaptar ao terreno?

Essa filosofia do exército canadense resume que entre o mapa e o terreno, a escolha é sempre pelo terreno. A adaptação é uma característica do ser humano, logo não seria diferente no meio empresarial.

Redefinindo metas

Sempre quando vamos montar as metas e objetivos do nosso negócio, precisamos nos basearmos por alguns indicadores que possam embasar a nossa perspectiva e não ter como fonte a imaginação.

Em momentos de crise esses dados precisam ser respeitados mais do que nunca, para que você tenha um “mapa” fiel ao “terreno” que irá percorrer.

Se desgarrar de objetivos traçados anteriormente e que muito das vezes fazem parte de um sonho pessoal do empreendedor contábil, é muito difícil. O seu negócio contábil precisa ter “vida própria”.

Se uma das suas metas era em relação ao faturamento do escritório, você terá que olhar cuidadosamente para o histórico financeiro, filtrando semanalmente o fluxo de caixa, para perceber as variações que ocorreram.

Com base nessas variações, você terá uma amostra da performance financeira da sua empresa contábil durante a crise do coronavírus.

Por ser uma situação nova que estamos vivendo, nada melhor do que olhar para o recorte de tempo em que o escritório está inserido, com as medidas adotadas pelo governo, afinal as influências externas influenciam muito durante uma crise.

Meta SMART

A definição de metas SMART é um método de definição de metas que considera determinados fatores sobre uma meta em relação à pessoa que a define. O termo é em inglês, e pode ser traduzido da seguinte forma:

S – Específico (Specific)

M – Mensurável (Measurable)

A – Realizável (Achievable)

R – Realista (Realistic)

T – Prazo/tempo (Time bound)

O seu novo planejamento precisa ser feito para uma projeção curta, nada de projetar 1 ano ou mais durante uma crise. O terreno segue instável, logo o seu mapa precisa ser constantemente atualizado.

A metodologia SMART é excelente para planejamentos curtos, por possuir uma característica direta, a visualização por outros membros da equipe fica mais clara.

Conclusão

Seja claro com e realista com as suas novas metas. Não tenha medo de descartar ou remodelar tudo aquilo que foi projetado, afinal, o mundo mudou e você precisa reconhecer isso mais cedo ou mais tarde.

No início do ano lançamos um planner digital totalmente customizável para o mercado contábil. Ele pode ajudar muito em sua redefinição de metas!

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