Já deu para perceber que o planejamento do seu negócio contábil terá que mudar, né?
Todos fomos pegos de surpresa com todo o cenário que estamos enfrentando hoje. É tão atípico que muitas empresas ainda estão perdidas diante ao novo modelo de trabalho que estamos encarando.
A verdade é que o modelo implementado, já estava a disposição do mercado, mas especialmente as empresas contábeis, infelizmente, acabam demorando muito para aceitar certas novidades tecnológicas e novos métodos.
A questão é que boa parte do seu planejamento feito lá em janeiro, já não faz mais sentido. “Então o que devemos fazer?”
Confira em nosso artigo como redefinir as metas de um negócio contábil.
Olhe para o passado e depois para o futuro
No ano passado quando você fez o seu planejamento em janeiro, você conseguiu seguir com ele até o fim? Dificilmente atravessamos um ano inteiro sem ajustes em nossas metas.
O exército canadense tem um dilema muito interessante que resume bem o que vivemos: se você tem um mapa e nele diz que há uma ponte para atravessar o rio, mas ao chegar no local essa ponte está quebrada, o que você fará? Vai ficar olhando para o mapa e para a ponte que não está ali ou irá se adaptar ao terreno?
Essa filosofia do exército canadense resume que entre o mapa e o terreno, a escolha é sempre pelo terreno. A adaptação é uma característica do ser humano, logo não seria diferente no meio empresarial.
Redefinindo metas
Sempre quando vamos montar as metas e objetivos do nosso negócio, precisamos nos basearmos por alguns indicadores que possam embasar a nossa perspectiva e não ter como fonte a imaginação.
Em momentos de crise esses dados precisam ser respeitados mais do que nunca, para que você tenha um “mapa” fiel ao “terreno” que irá percorrer.
Se desgarrar de objetivos traçados anteriormente e que muito das vezes fazem parte de um sonho pessoal do empreendedor contábil, é muito difícil. O seu negócio contábil precisa ter “vida própria”.
Se uma das suas metas era em relação ao faturamento do escritório, você terá que olhar cuidadosamente para o histórico financeiro, filtrando semanalmente o fluxo de caixa, para perceber as variações que ocorreram.
Com base nessas variações, você terá uma amostra da performance financeira da sua empresa contábil durante a crise do coronavírus.
Por ser uma situação nova que estamos vivendo, nada melhor do que olhar para o recorte de tempo em que o escritório está inserido, com as medidas adotadas pelo governo, afinal as influências externas influenciam muito durante uma crise.
Meta SMART
A definição de metas SMART é um método de definição de metas que considera determinados fatores sobre uma meta em relação à pessoa que a define. O termo é em inglês, e pode ser traduzido da seguinte forma:
S – Específico (Specific)
M – Mensurável (Measurable)
A – Realizável (Achievable)
R – Realista (Realistic)
T – Prazo/tempo (Time bound)
O seu novo planejamento precisa ser feito para uma projeção curta, nada de projetar 1 ano ou mais durante uma crise. O terreno segue instável, logo o seu mapa precisa ser constantemente atualizado.
A metodologia SMART é excelente para planejamentos curtos, por possuir uma característica direta, a visualização por outros membros da equipe fica mais clara.
Conclusão
Seja claro com e realista com as suas novas metas. Não tenha medo de descartar ou remodelar tudo aquilo que foi projetado, afinal, o mundo mudou e você precisa reconhecer isso mais cedo ou mais tarde.
No início do ano lançamos um planner digital totalmente customizável para o mercado contábil. Ele pode ajudar muito em sua redefinição de metas!