As tendências de marketing contábil são reflexos de um 2020 completamente atípico e um 2021 de reestruturação. Descubra como lidar com os novos hábitos de consumo digital.
Com a mudança de hábitos de consumo digital, novas regras de LGPD e novas diretrizes das consideradas Big Techs, as tendências de marketing contábil em 2022 apontam para um futuro cada vez mais orientado à dados e experiência de conteúdo personalizado.
Alguns escritórios foram gravemente afetados pela crise em 2020, mas em muitos casos, 2021 foi um ano de reestruturação. Por isso, 2022 pode ser um ano chave para reforçar essa reestruturação e consolidar a marca contábil no mercado.
Separamos as tendências de marketing contábil em duas categorias: as estratégias consolidadas, que muitas empresas do mercado contábil já estão adotando; e as estratégias que estão se consolidando, que estão sendo implementadas por empresas de outros setores e prometem entrar no mercado contábil em 2022.
Vamos lá?
Estratégias consolidadas
Usuário no centro da criação de conteúdo
Se você tem alguma noção de marketing digital, sabe que o marketing de conteúdo é a base de toda a estratégia.
Presente nas listas de tendências em marketing há mais ou menos 10 anos, o marketing de conteúdo é responsável pela maior fonte de tráfego na internet.
Com um número de conteúdos disponível cada vez maior no ambiente digital, é necessário ter uma personalização da experiência e entrega. Um bom exemplo dessa personalização pode ser através das famosas etapas do funil de marketing, onde você categoriza o seu conteúdo em: topo, meio e fundo do funil.
Escutar o seu público também ajudará no processo de personalização do conteúdo, pois entender as suas necessidades é fundamental para encaixar no processo de atração de novos leads, consideração e conversão.
Seja nas redes sociais, blog, e-mail marketing ou qualquer outro canal de comunicação, entenda com qual etapa do funil você está falando.
Automação de marketing
A automação do processo de marketing é um dos principais diferenciais que o seu escritório terá em performance. Através de ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM, você conseguirá montar uma máquina ativa de oportunidades.
Com uma automação bem implementada, o seu marketing contábil conseguirá trazer benefícios para o negócio, tais como:
- Maior conversão Visitante – Lead;
- Classificação de Leads Qualificados;
- Campanhas segmentadas mais efetivas;
- Maior conversão do meio para o fundo do funil;
- Mensuração real das estratégias;
- Integração com vendas.
Anúncios além de Google e Facebook
Que o Google Ads e o Facebook Ads são fundamentais para a sua estratégia de marketing contábil, isso você já sabe, mas em 2022, é preciso ir além.
Um dos exemplos são anúncios em podcasts, mesmo sem números expressivos como o YouTube, por exemplo, a mídia conversa muito bem com nichos e possui uma taxa de retenção superior aos 80%, de média. Isso significa que os ouvintes de podcasts são fiéis aos seus produtores de conteúdo preferidos.
No entanto, é possível anunciar negociando diretamente com os produtores dos podcasts (o que gera um conteúdo personalizado) ou através de compra de mídia (parecido com o Youtube), direcionando para um público mais amplo, porém segmentado.
O LinkedIn Ads é uma plataforma de compra de mídia perfeita para quem busca mais leads qualificados.
Em uma pesquisa feita com pouco mais de 5 mil empresas, a HubSpot descobriu que o tráfego do LinkedIn gerava a maior taxa de conversão de visitantes em leads qualificados, em média 4 vezes maior do que o Twitter e o Facebook.
O LinkedIn é uma das principais ferramentas para a geração de oportunidades no mercado B2B, por isso, é tão importante para a contabilidade.
Por ser uma rede social que conecta decisores de empresas com outras pessoas, é essencial para a estratégia da sua contabilidade e a sua como contador(a), desenvolver conteúdos relevantes por lá.
Marketing de Influência
Outro investimento tendência para o marketing contábil em 2022, são os influenciadores.
Uma boa escolha de influenciador pode resultar em uma renovação da sua base de leads ou até mesmo em conversões diretas.
Por isso, o processo de seleção precisa ser assertivo, para que o influenciador escolhido tenha uma real conexão com a sua marca contábil.
Vale destacar também que muitas marcas começaram a perceber que quanto maior o influenciador, menor o retorno sobre o investimento (ROI) e quando optaram por aqueles que possuem menos seguidores, começou a trazer bons resultados.
Dessa forma, surgiu o termo marketing de microinfluenciadores. Com um público mais segmentado, as marcas acabam encontrando com mais facilmente pessoas interessadas em seus serviços.
Como fazer marketing de influência na contabilidade?
Reels e Tik Tok
Não precisamos nem falar muito sobre o poder e a força do Reels e do Tik Tok, né?
Antes de mais nada: ambos não são somente dancinha.
Estamos falando de um formato de conteúdo mais rápido e com uma linguagem mais ágil. Cada vez mais estão expandindo o público, fazendo com que diversos setores tenham como produzir conteúdo nessas plataformas.
Seja no Reels ou no Tik Tok, o algoritmo funciona de forma parecida, distribuindo os conteúdos de acordo com:
- Assuntos de interesses;
- Trends;
- Alto engajamento.
Entenda como você pode adaptar o seu conteúdo para essa ferramenta do Instagram e para a Rede Social chinesa.
Telegram
A principal ferramenta concorrente do WhatsApp traz funcionalidades mais desenvolvidas para que você possa construir uma comunidade.
Em 2022, o Telegram é uma ótima oportunidade para você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo excelente.
Estratégias que estão se consolidando
Chatbots
O chatbot é uma ótima solução para o seu atendimento e qualificação do lead. Através de atendimentos virtuais, o chatbot pode:
- Responder perguntas;
- Tirar dúvidas;
- Desenvolver orçamentos;
- Qualificar o lead e posicioná-lo no funil.
Em alguns casos, esses bots utilizam inteligência artificial para melhorar a experiência de quem está sendo atendido. Algumas automações simples conseguem entregar um aumento de produtividade no atendimento e até mesmo um aumento na conversão.
Collabs
Durante a pandemia nós vimos um aumento no número de collabs entre as marcas no geral. Esse tipo de estratégia é muito interessante para empresas que tenham conexão no serviço prestado ou no propósito.
Dessa forma, seja através de um material rico desenvolvido em conjunto ou até mesmo em algum serviço específico que o seu escritório possa prestar com o apoio de outra empresa, a colaboração entre marcas traz muitos benefícios.
Os principais são:
- Aumento na percepção de marca;
- Divisão de leads e/ou clientes;
- Divisão no custo de produção e/ou divulgação;
- Interação entre comunidades.
Quer um bom exemplo de collab no mercado contábil? Olha esse case de material rico que desenvolvemos junto com a Nucont:
E-book | Gestão do Escritório Contábil: O primeiro passo para escalar o seu serviço consultivo
Podcasts
Bom, essa definitivamente não é uma novidade, mas continua se comportando como uma tendência de crescimento muito grande em 2021 e certamente irá evoluir em 2022.
Em 2021, ainda vimos uma ascensão dos “podcasts em vídeos” e seus cortes. Com um custo de produção um pouco mais elevado que o convencional, esse formato tem a capacidade de gerar diversos conteúdos em apenas um programa, por conta dos seus cortes.
Lembre-se: podcast é sobre nichos e público altamente qualificado. Uma mina de ouro para o seu negócio contábil!
Social Selling
As redes sociais passaram por diversas transformações de diretrizes, ferramentas e comportamentos do usuário.
Cada vez mais falamos sobre personalização de conteúdo, criação de comunidades e vendas consultivas. Tudo isso precisa estar atrelado à sua estratégia de redes sociais.
O Social Selling é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais.
Sendo assim, identifique através de ferramentas das próprias redes sociais, integrações com ferramentas de terceiros ou através de técnicas de identificação e abordagem os perfis ideais de clientes.
O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima rede social para você procurar por oportunidades de negócios e conseguir construir essa relação através de conteúdos.
Buscas por voz
Em 2020, somente no Brasil, o uso de assistentes de voz em 2020 registrou um aumento de 47%.
Os aparelhos mais utilizados, como Amazon Echo e Google Home são capazes de tocar músicas, fazer listas de tarefas, buscar informações, configurar alarmes, controlar outros aparelhos conectados e até fazer compras.
Para o Marketing Contábil, os assistentes por voz são uma boa oportunidade para que o seu site e conteúdo seja listado nessas buscas, por isso, se preocupe em cada vez mais ter um site otimizado para esse tipo de busca.
Além disso, o Google cada vez mais está buscando formas de incluir critérios de busca por voz no sistema de rankeamento. Ou seja, você precisa se preocupar com a otimização do seu conteúdo para os buscadores de voz.
Conclusão
As tendências de marketing contábil vêm e vão ano após ano, porém é o seu papel como empresário se certificar de que o seu escritório irá se adaptar a elas.
Tome muito cuidado: nem todas essas tendências são aplicáveis ao seu negócio contábil!
Olhe bem para a sua estratégia atual ou entenda onde você quer chegar com o seu novo planejamento. As tendências servem para mostrar caminhos e despertar insights.
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