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Como organizar as suas metas de vendas na contabilidade?

Falar de vendas com escritórios de contabilidade, nem sempre foi uma tarefa tão fácil. Com o amadurecimento digital e tecnológico, as metas comerciais dentro do mercado contábil passaram a evoluir e ganhar uma boa complexidade.

Muitos negócios do mercado contábil já aplicam ou reconhecem algumas estratégias comerciais e de marketing, formando um interessante movimento que eleva a competitividade do segmento.

A questão é: criar a meta sem fundamento, não leva a lugar nenhum!

Com tantos recursos disponíveis, é possível se organizar e estabelecer metas reais atreladas às suas estratégias comerciais e de marketing.

Iniciando na definição de metas

Quando não temos um histórico de dados para montarmos uma meta alcançável e real, temo que nos alinhar com o objetivo principal.

Qual é o objetivo do seu negócio contábil em 1 ano?

Se o seu objetivo inicial é estabelecer financeiramente o seu negócio, uma dessas metas precisa ser as vendas. Não somente a venda pela venda, mas sim, classificando as suas vendas. 

Sabemos que na contabilidade, temos clientes que pagam mais e outros que pagam menos. Você precisa saber qual é o equilíbrio necessário desses clientes, para que o escritório seja rentável.

Tração

Quando estamos no início, é normal que nos primeiros meses de vendas sequenciais, o escritório passa pela fase de tração.

Tração é uma sequência de meses nos quais o resultado de vendas sobe sequencialmente, durando, normalmente, até 1 ano.

Nessa fase, analisamos o crescimento de vendas por mês e medimos todos os novos faturamentos adquiridos.

Escala

Significa que o seu negócio contábil atingiu uma boa maturidade comercial e que as suas vendas estão começando a ser bem qualificadas, seja por volume de clientes ou qualidade do contrato.

Por isso é tão importante estar sempre medindo o seu volume de vendas e a taxa de conversão das negociações e funil de vendas.

Classificando o seu funil de vendas

Você pode separar em 4 etapas o seu funil:

  1. Leads (quando você consegue os dados do seu público)
  2. Qualificação (quando o seu lead passa a se interessar pela sua empresa e/ou engaja em seus conteúdos)
  3. Negociação (quando você abre uma negociação direta com o seu lead)
  4. Fechamento (o momento da conversão)
página do e-book “Como conquistar os primeiros clientes na contabilidade?”

Indicadores que auxiliam na definição de metas

Alguns indicadores podem ajudar a sua contabilidade a definir as metas de vendas:

  • Ciclo de vendas: o tempo que que leva da geração do lead até a venda
  • Leads x Oportunidades: a divisão entre oportunidades e leads de algum período
  • Oportunidades x Clientes: a divisão entre oportunidades e clientes de algum período
  • Ticket médio: receita dividida por número de clientes
  • Novas vendas
  • Taxa de crescimento: a divisão entre o resultado atual e o resultado do mês anterior -1
  • Número de leads
  • Número de oportunidades

Clientes

A definição ideal de metas vai variar de acordo com cada realidade.

Não existe uma média de cada um desses indicadores, você precisa criar e olhar para o seu histórico, para criar as suas metas.

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