A consultoria contábil traz os contratos mais valiosos do mercado!
A tecnologia vem transformando radicalmente o mercado contábil nos últimos 5 anos. Até pouco tempo atrás não se ouvia falar muito no termo consultoria contábil.
Os escritórios de contabilidade sempre foram especializados na escrita fiscal e na gestão contábil. O SPED (Sistema de Escrituração Pública Digital) foi o principal causador dessa mudança.
A tecnologia do SPED facilitou o registro dos livros fiscais, que sempre foram preenchidos à caneta, desafiando os contadores a se reinventarem. O impacto inicial do lançamento digital passou e várias ferramentas digitais assumiram essas tarefas.
Com uma “nova” forma de se fazer contabilidade no Brasil, recebemos muitos questionamentos de como preparar estratégias comerciais para uma Contabilidade Consultiva. Confira em nosso texto!
O público de uma Contabilidade Consultiva
Toda semana aqui no blog da Lab Cont apresentamos diversas estratégias de Marketing Contábil e gestão. Em alguns desses textos, citamos a melhor forma de traçar o seu público-alvo e a persona dos seus possíveis clientes.
Com base nesses conhecimentos, você poderá traçar o perfil e terá melhor entendimento sobre as estratégias que iremos citar aqui.
A Contabilidade Consultiva é um modelo de negócio muito atraente, principalmente pelo fato de despertar interesse de grandes empresas. Assim como nas histórias do Homem-Aranha, onde sempre é dito que “ grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, na realidade empresarial não é diferente, as grandes empresas exigem grandes responsabilidades, muito por despertarem o olhar atento do Fisco.
Isso significa que esse negócio tem muito mais chances de ficar sob a mira e passar por um pente fino, caso haja ou não uma suspeita sobre sua conduta.
O contador precisa ser uma figura atuante na vida daquela empresa. Entenda a Contabilidade Consultiva como um serviço “Premium”, pois se comparada com a “Contabilidade Online” e/ou “escritórios tradicionais”, o foco passa a ser a atenção e a complexidade do cliente.
Encontrando o público e relacionamento com a marca
Vender um serviço “Premium” que irá solucionar os problemas mais complexos de determinada empresa, requer transmissão de confiança.
A consultoria precisa vir de alguma autoridade no assunto, por isso, trabalhar a imagem da empresa e o relacionamento dela com a marca, permitem a criação de uma relevância no mercado contábil.
Estrategicamente, conquistar um público requer ações com marketing de conteúdo. Em sua maioria, a estratégia do marketing de conteúdo considera o blog como a principal ferramenta de conteúdos didáticos, onde serão publicados dicas de gestão empresarial e de passos importantes dados pela contabilidade.
Esses textos são importantes para a construção de uma relevância empresarial no mercado contábil. A interação com o público via redes sociais, pode gerar uma empatia que auxiliará no momento do fechamento do contrato.
Estratégias comerciais
Se o modelo de negócio indica que o foco precisa ser empresas de médio e grande porte, as estratégias comerciais precisam estar voltadas para este perfil.
Empresários e executivos utilizam, por sua maioria, o LinkedIn para construir uma relevância em ambientes corporativos. A plataforma requer uma linguagem própria naquele ambiente, interatividade com as postagens das empresas (ou sócios) e a construção de um network na mesma área.
As mídias sociais são ferramentas poderosíssimas para as suas estratégias comerciais. Seja de forma orgânica ou por meio de mídia paga, é preciso filtrar o perfil do público.
É importante investir na campanhas patrocinadas e buscar sempre o relacionamento com o seu possível cliente. Lembre-se, você é um consultor, precisa sempre transmitir segurança.
Criar páginas em seu site para a captação de dados do público é importantíssimo, em troca dos dados você irá oferecer algum material, seja um e-book de gestão empresarial ou até mesmo um vídeo.
Em todas essas formas de estratégia é preciso que o seu prospect (possível cliente) entenda a relação de proximidade que terá com a empresa, pois em uma contabilidade consultiva o cliente precisa se sentir seguro e confortável para questionar e receber a consultoria.
Conclusão
Ser um consultor contábil é ser mais do que um especialista, é se posicionar como uma empresa contábil diferente das outras existentes no mercado.
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