A mudança de comportamento do contador, irá revolucionar a imagem da contabilidade no futuro.
A contabilidade é uma área que sempre foi estereotipada como “retrógrada”, muito por conta da clássica imagem do contador que foi construída ao longo dos anos, como o responsável por tratar de assuntos “chatos”.
O profissional contábil, na maioria das vezes, lida com assuntos mais delicados, como legalizações e tributos, por exemplo.
Com o avanço da tecnologia, muito se fala da tal “extinção” do contador, onde a “máquina fará tudo”. Na verdade, trata-se de grandes falácias que desmistificamos em nosso artigo sobre inteligência artificial na contabilidade e no futuro da profissão.
Em pesquisa publicada pela Page Group, no primeiro trimestre deste ano, destaca 38 cargos que terão destaque no mercado de trabalho em 2020. Entre eles estão alguns cargos designados ao profissional contábil, tais como:
- Analista contábil
- Controller
- Diretor e especialista em planejamento financeiro
- Analista de finanças estruturadas
- Especialista de controles internos, risco e compliance
Lembrando, a pesquisa acima é direcionada ao ano de 2020. Mas como será no futuro? Confira em nosso artigo!
A revolução do Business Intelligence (BI)
A forma como lidamos com a profissão contábil atualmente, mudará completamente. O mercado já vem apontando algumas mudanças, como a valorização cada vez maior ao profissional que possui habilidades em análise de dados.
O volume de dados, a capacidade de processamento e digitalização das informações, proporcionam essa mudança de comportamento. Assim, com atividades operacionais automatizadas, o profissional contábil precisa adquirir um olhar mais analítico para as informações.
Muitas empresas já estão implementando sistemas de business intelligence (BI) e criando oportunidades que não existiam anteriormente no mercado de trabalho. Profissionais que consigam olhar as operações por ângulos diferentes e fazer projetos mais precisos e inovadores, estão ganhando espaço.
“Mas o que eu preciso fazer para me tornar um especialista em BI?”
Veja algumas habilidades que separamos:
TENHA UMA BASE EM MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
O profissional de BI é um especialista em identificar e resolver problemas. Ele utiliza dados para como sua ferramenta de solução, dessa forma, para identificar as melhores soluções com base em informações, que muito das vezes são números, é necessário ter conhecimentos matemáticos e bom raciocínio lógico.
CONHECIMENTO EM TECNOLOGIAS DE BANCO DE DADOS
É primordial que o profissional de BI tenha conhecimento em conceitos de banco de dados e modelagem.
O Data Warehouse (DW), por exemplo, é um dos principais pilares que está por trás da inteligência de negócios, e um dos passos iniciais para o desenvolvimento dos projetos.
INGLÊS
Mesmo que a empresa não solicite ou tenha que lidar com clientes estrangeiros, é necessário ter um conhecimento na língua inglesa. As grandes ferramentas de BI do mercado (como o QlikView, Power BI, e Tableau) são estrangeiras e disponibilizam manuais, fóruns e outros conteúdos na língua inglesa.
Mesmo com uma comunidade grande no Brasil, algumas informações, você precisa ler em inglês.
EXCEL
Em muitos casos não será diretamente no excel a sua operação, ainda assim, é uma ótima ferramenta para visualização e tratamento de dados.
O BÁSICO DA PROGRAMAÇÃO
Não precisa ser um grande desenvolvedor para ser um analista de BI, mas você precisará entender algumas linguagens de programação como o JavaScript e Python, por exemplo.
O contador do futuro
Alguns dados de hoje, mapeiam o amanhã:
- No Brasil, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a contabilidade apresenta uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado: 93,8%.
- Nos EUA, o Bureau of Labor Statistics, prevê um crescimento de 10% na demanda de contadores até 2026, por conta da relação cada vez mais estreita com investidores.
A demanda pelo “cientista de dados contábeis” continuará crescendo, obrigando assim, os profissionais a investirem em especializações que vão além das obrigações tradicionais.
A presença do contador na tomada de decisões será cada vez maior, pois as informações tratadas por ele, serão cada vez mais valiosas por conta dos dados.
Sendo assim, na contabilidade consultiva, onde o profissional contábil é colocado como especialista financeiro da empresa, indica essa mudança de comportamento no mercado. A especialização em pontos importantes atrelados à saúde financeira das empresas, fará a contabilidade ser cada vez mais valorizada.
Habilidades e competências do contador do futuro:
- Conhecimento de tecnologias, como Big Data e Bolckchain
- Liderança e compliance
- Análise de dados
- Conhecimento estratégico para tomadas de decisão em negócios
- Empatia e comunicação
- Flexibilidade em modelos de trabalho
- Gestor de crise
Conclusão
A contabilidade é sim a profissão do futuro! As pesquisas apontam o aumento da demanda, ela não está morrendo e sim mudando.
E você? Está mudando com ela?
Acompanhe a Lab no Instagram e não perca nenhum conteúdo!