Em um momento onde o mercado de trabalho está mudando, é necessário investir no trabalho remoto contábil.
O home office não fazia parte da realidade de muitas empresas contábeis no Brasil, o que acabou causando uma certa confusão na implementação, forçada pela pandemia do COVID-19.
Com algumas semanas de trabalho remoto na grande maioria do mercado contábil, já conseguimos perceber uma certa adaptação, mesmo com processos improvisados, há uma evolução na rotina operacional.
Toda atividade que aplica o home office como parte do modelo de negócio, percebe uma grande economia no custo de sua operação, além do ganho em produtividade.
Será que o modelo home office pode ser aplicado ao mercado contábil no pós-quarentena?
Confira em nosso artigo!
Home office como modelo de trabalho
Com uma rotina diferente para a maioria dos escritórios, é comum que tivéssemos improvisações na operação remota. Em alguns casos específicos, a solução foi colocar acesso remoto nos computadores da empresa, para ser acessado diretamente pelos colaboradores em suas casas.
A situação citada acima vem sendo comum, submetendo o negócio ao risco de um curto-circuito no escritório, podendo ocasionar a perda dos equipamentos. Na verdade, são muitos os erros que vem sendo cometido nessa “digitalização” de processos.
Essas improvisações fazem parte do período, porém precisam ser repensadas, pois não sabemos até quando seguiremos em quarentena, além de ser rentável para o seu negócio.
Sim. A estrutura remota é rentável para o negócio contábil, seja em qualquer nível que ele estiver. Muitos processos foram digitalizados pelo governo, os sistemas de solução contábil possuem versão nuvem, temos uma internet com velocidade considerável boa para uma operação simples e diversos softwares de comunicação e produtividade para auxiliar.
Com a regulamentação do contrato de teletrabalho, aprovado na reforma trabalhista, facilitou a implementação do modelo remoto.
Desde a implementação, as empresas que adotaram o modelo, notaram as seguintes mudanças:
• Economia em gastos e despesas
• Operação com estrutura física reduzida
• Melhor acompanhamento de entregas e desempenho
• Aumento da produtividade dos colaboradores
• Fluidez no fluxo de trabalho
A operação ideal
Obviamente, não é simplesmente implantar o home office, inclusive, você está sentindo isso na pele. A primeira preocupação do empreendedor contábil, precisa ser com a estrutura do colaborador, pois é ele quem vai ditar o seu fluxo de trabalho, assim como era no escritório.
Inclusive, vale estudar o regime de contrato em teletrabalho, pois há algumas exigências (como da empresa fornecer o material de trabalho) que não faziam parte da sua realidade.
. Gestão de processos: Automatize e controle os processos na contabilidade
Outro grande ponto é a estrutura operacional. Veja alguns pontos essenciais que o negócio contábil precisa ter para implementar o formato remoto:
- Organizar setores e departamentos
- Definir processos chave
- Garantir tecnologia e ferramentas necessárias
- Se certificar da segurança de dados
- Comunicar a mudança do modelo de trabalho aos seus clientes
- Estabelecer métodos de acompanhamento e entregas de tarefas
- Comunicação fluida com a equipe
Ter uma contabilidade estabelecida em nuvem, é essencial para o funcionamento da operação remota.
Com um sistema em nuvem o seu negócio terá:
- Processos padronizados
- Automação de rotinas
- Maior alinhamento com o cliente
- Controle sobre os processos internos
Conclusão
Não dá para conceber um projeto de contabilidade remota sem tecnologia e alinhamento do time.
Saiba que estamos em um momento de transição no mercado de trabalho e investir em tecnologia e organização de processos não é tendência, é sobrevivência!