O planejamento do Marketing Contábil leva em consideração, principalmente, a identificação do público e como a empresa chegará até ele.
A estrutura comercial de uma empresa contábil precisa ser pautada por estratégias B2B (Business to Business – termo utilizado para negócios entre empresas), onde a confiança e autoridade no assunto são os pilares para essa negociação.
Essa construção da relação de confiança entre o possível cliente e a empresa contábil pode levar um tempo para o amadurecimento, pois são questões delicadas onde o prospect precisa se sentir confortável com a empresa que será contratada.
São vários caminhos que podem ser percorridos em uma estratégia comercial com o Marketing Contábil. Nós iremos apresentar 3 deles, que costumam trazer bastante resultado para as empresas de contabilidade.
1 ) Estratégia de nicho
Criar estratégias específicas para cada nicho, costuma dar muitos resultados. Quando uma empresa contábil adota a postura de segmentar o seu Marketing Contábil, são criadas algumas personas de acordo com cada nicho.
Quando há essa separação por nichos, a empresa ganha a possibilidade de experimentar diversos tipos de estratégias seja nas redes sociais, blog ou até mesmo em sites. É preciso pesquisar e identificar quais são os nichos mais promissores.
Estruture essa identificação, crie uma equipe, ou separe algum momento da sua semana para dedicar-se somente ao estudo de mercado, antevendo de forma efetiva um novo movimento do mercado, seja ele qual for. A vantagem do escritório contábil de lidar com diversos tipos de empresa (exceto em casos de contabilidade de nicho), é conseguir enxergar de perto um movimento específico daquele mercado.
A pesquisa da necessidade pode ser feita de diversas maneiras, mas é fundamental o contato com alguém daquele nicho que você identificou como ideal para a sua aposta de um novo serviço.
Esse contato direto com empreendedores da área identificada é primordial, pois durante o processo de pesquisa pode ser identificada alguma necessidade que na prática não seja tão necessária ou até mesmo um cenário pior do que você esperava encontrar.
Vamos usar como exemplo, as veterinárias. Em suas pesquisas foi identificado que no mercado veterinário há uma necessidade enorme de gerenciamento de fluxo de caixa.
O primeiro passo após encontrar a área de atuação, é estruturar o modelo operacional. Como serão realizadas as novas rotinas, o fluxo de informação, sistemas e relatórios necessários para o funcionamento do novo serviço.
2) Estratégia de região
Com o passar dos anos, o volume de dados presentes na internet vai ficando cada vez maior, possibilitando uma maior assertividade nas estratégias de marketing adotado pelas empresas. Pautar a sua equipe comercial através de dados pode colocar a sua empresa contábil na frente da concorrência.
Tornar-se referência na região onde atua é o primeiro passo para a construção de uma autoridade de mercado. Por mais que a maioria dos seus clientes não sejam da sua região (bairro, município ou municípios próximos, por exemplo), o público presente dessa localidade precisa saber que “você existe”.
A sua empresa contábil precisa usufruir dos dados presentes na sua região, montar uma estratégia de mapeamento, disparo de conteúdo e abordagem dos possíveis clientes regionais. Há ferramentas que podem auxiliar neste mapeamento e conversão do público para cliente.
As redes sociais e os dados presentes no Google, serão os principais aliados no funil de vendas que será feito
3) Estratégia de transição
Assim como na estratégia de região, os dados serão o seu principal aliado para montar uma estratégia de transição. Aquele MEI que precisa virar ME, depende de um contador e é nesse momento de transição que a sua empresa contábil precisa agir.
Identificar e monitorar as empresas que estão vinculadas ao MEI há algum tempo ou que estão em evidente crescimento, pode garantir alguns contratos que prometem um nível de confiança muito grande com a empresa contábil. Em sua maioria, o empreendedor que está nessa transição, não conhece muito bem as burocracias para abertura de empresa e a rotina legal de uma ME.
A transição pode acontecer em alguns outros cenários além da MEI para ME, porém, em todos, é necessária uma estratégia de acompanhamento do público e de uma abordagem que transmita conhecimento e confiança.
Essas 3 estratégias apresentadas podem alavancar o fechamento de novos contratos em uma empresa contábil.