O mercado contábil passa por um processo de mudanças, com novas tecnologias de automação e inteligência artificial para rotina e atendimento surgindo a todo instante. Assim como na maioria das áreas, o Big Data vem ganhando cada vez mais espaço e mudando a forma como se trabalha.
Big Data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais
De acordo com sexta edição da pesquisa DOMO, cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados todos os dias no mundo inteiro!
O mais impressionante é que apenas 0,5% desses dados são realmente analisados. Ou seja, ainda estamos engatinhando quando o assunto é Big Data.
A contabilidade e o Big Data
Todo dado precisa ter uma origem, seja ela através de redes sociais, aplicativos ou softwares.
Quando se trata de um grande volume de dados, um simples servidor tradicional é incapaz de armazenar estes dados para que eles possam ser analisados no futuro. Obviamente que planilhas de Excel, por exemplo, não serão suficientes para concluir estas análises.
Diversas pesquisas já demonstraram que uma das principais habilidades do contador do futuro, será a análise e ciência de dados.
Conhecimentos técnicos em análise de dados serão extremamente necessários, principalmente para atividades de auditoria, impostos e contabilidade gerencial.
A mudança na imagem do contador
Essa será com certeza a principal evolução do contador, pois aquele estigma de “profissão desinteressante” ficará pra trás, já que ao longo do tempo, o contador será muito mais visto ao lado da tecnologia.
Com a evolução da tecnologia, os dados hoje já são coletados em tempo real, aumentando a assertividade na análise de desempenho. Todo esse investimento em análise pode ajudar na venda de serviços com maiores valores agregados, como previsão de orçamento e gerenciamento de fluxo de caixa.
As auditorias terão mais relevância e confiança nos próximos anos, pois o cruzamento de dados cada vez mais será feito de forma assertiva.
Na contabilidade, todo esse movimento para o Big Data ainda é tímido, mas já tem empresas investindo nisso.
Se hoje você não pode investir em sistemas de Big Data para agregar o seu serviço, invista em conhecimento. Busque cursos para entender a importância e a técnica por trás das análises de dados.