Qual o papel da Gestão de Marketing Contábil nos escritórios? Entenda como estruturar e implementar
A implementação da Gestão de Marketing Contábil engloba planejamento, análise e controle das ações dentro da área que tem o objetivo de atingir o público através da aplicação de técnicas e metodologias de Marketing.
O Marketing atualmente tem uma responsabilidade muito grande dentro do mercado contábil, pois é através dele que novas oportunidades são geradas e marcas são construídas.
Sendo assim, seja através da produção de conteúdo, redes sociais, otimização para ferramentas de busca, tráfego pago, Email Marketing, análise de resultados e/ou atividades no pós-venda, uma Gestão de Marketing Contábil eficiente tem a responsabilidade de guiar todas essas atividades para o objetivo final do escritório.
Em um mercado B2B (business to business) onde a confiança é essencial para a geração de oportunidades, o marketing cada vez mais ganha espaço para preencher essas desconfianças.
Confira em nosso artigo como implementar uma boa Gestão de Marketing Contábil.
Qual é a função da Gestão de Marketing Contábil?
A função principal da Gestão de Marketing Contábil é criar e controlar o plano de marketing de uma empresa desde o início do planejamento até a execução.
Por isso, é tão necessário investir em pesquisa, compreensão de mercado, análise de clientes e do comportamento do público-alvo. Resumindo, o gerenciamento de marketing é o processo de projetar, planejar e executar uma estratégia de marketing para a empresa, dentro de um orçamento estipulado.
O processo de Gestão de Marketing Contábil édefinido em 3 pilares:
Gestão de Equipe e resultados
Ter profissionais capacitados planejando e executando ações para o seu escritório contábil é essencial.
Nas PMEs do Brasil, é comum que empresas tenham uma área de Marketing com duas ou três pessoas, de média.
Em muitos casos, contratar uma agência de marketing que esteja bem alinhada com os seus objetivos e participe do processo, é a solução mais econômica e eficiente encontrada.
Por isso, algumas ações são primordiais para qualquer equipe de marketing contábil, tais como:
- Social Media;
- Gestão de mídia paga;
- Inbound Marketing;
- Técnicas de SEO;
- Otimização de sites;
- Analytics.
Como construir um processo de gestão estratégica de marketing?
Antes de mais nada, saiba que o seu marketing precisa ter um conhecimento completo do comportamento do seu público-alvo. Seja uma contabilidade de nicho, mais consultiva ou com um modelo online, não haverá estratégia sem uma boa definição de persona.
Para que a sua Gestão de Marketing Contábil seja cada vez mais estratégicas, alguns itens são essenciais para o seu processo:
- Defina as estratégias (estratégias utilizadas e a sua execução);
- Posicionamento de marca (como a sua marca se posiciona para o mercado?);
- Distribua (canais utilizados);
- Segmentação do cliente (quais serão as principais características essenciais do seu cliente ideal? Como você conseguirá identificar essas características?).
Conclusão
O crescimento de qualquer escritório contábil nos próximos anos terá como influência uma boa gestão estratégica de marketing. Dessa forma, se posicionar, planejar e executar são tarefas básicas a serem seguidas.
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