Entenda como um escritório pode escalar as suas vendas e construir uma marca relevante, através da consultoria de Marketing Contábil.
O mundo cada vez mais digitalizado mudou o cotidiano de todos nós, trazendo novos hábitos e formas de nos comunicarmos. Toda essa mudança também teve o seu impacto na contabilidade, principalmente quando falamos em geração de oportunidades e relacionamento com o público. Por isso, ter o conhecimento de uma consultoria em Marketing Contábil pode proporcionar mais qualidade.
Atualmente, você está satisfeito com os resultados do seu escritório? Geralmente a resposta é não! O fato de escutarmos na maioria das vezes o “não”, demonstra o quanto o empresário(a) contábil acredita no potencial do seu escritório.
De fato, há muitas possibilidades no mercado contábil e pouquíssimas empresas investem em estratégias de marketing bem estruturadas.
Encontramos em alguns casos também escritórios que investem na contratação de alguma agência de marketing digital, mas não conseguem o retorno que gostariam. O mercado contábil é complexo e exige o conhecimento de pessoas que o vivenciam. Essa falta de alinhamento entre agência e empreendedor contábil é o que ocasiona no descontentamento.
Uma consultoria de Marketing Contábil une essas duas necessidades (conhecimento no mercado e especialistas em estratégias digitais) pode ser a maneira mais eficiente do seu escritório conquistar mais vendas.
O que é uma consultoria de Marketing Contábil e como funciona?
Funciona como qualquer modelo de consultoria, os especialistas aconselham as melhores ações de acordo com as metas e objetivos.
A consultoria contratada faz um diagnóstico completo das ações do seu escritório, analisando os pontos positivos e negativos, as oportunidades e os desperdícios.
O objetivo é sempre fornecer ao cliente um melhor desempenho nas estratégias, utilizando ferramentas adequadas para realizar todas as análises apropriadas. Todas essas estratégias são feitas de acordo com o comportamento do seu público-alvo e do hábito de consumo dele.
Mesmo se a aquisição de novos contratos em seu escritório estiver bom e as ações de marketing estão gerando resultados, ainda assim uma consultoria de Marketing Contábil faz sentido. Isso porque dificilmente quem vive o dia a dia de um escritório vai enxergar o próprio erro. Sempre há alguns gargalos que podem prejudicar seus ganhos e impedindo-o de crescer.
O principal objetivo de uma consultoria de Marketing Contábil é justamente esse: reconhecer os problemas com mais facilidade, a partir de uma análise minuciosa das suas estratégias, apontando o que deve ser melhorado e como contornar os problemas diagnosticados.
A importância do diagnóstico
O diagnóstico do Marketing Contábil é feito em etapas que direcionam pontos de avaliação. Alguns pontos que podemos dar de exemplo são:
- reconhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
- mapear a presença online da marca contábil;
- confirmar os objetivos após a análise dos dados e diagnóstico;
- indicar o plano estratégico adequado para as melhorias.
Dessa forma, a consultoria de Marketing Contábil consegue ajudar a elaborar com mais eficiência o plano estratégico.
Isso é feito sugerindo melhorias nas ações já existentes e propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente para adequá-los aos propósitos das metas.
O uso de ferramentas especializadas para realizar a análise das ações e interpretar o nível da evolução, é essencial para qualquer estratégia de marketing. As principais atividades que necessitam de uma análise mais profunda, são:
- diagnóstico de problemas e falhas;
- análise do público-alvo;
- adaptação das estratégias atuais;
- planejamento de campanhas;
- monitoramento de resultados;
- acompanhamento de tendências;
- análise da concorrência.
Se o seu escritório contábil atende um nicho específico ou possui estratégias dedicadas a algum em especial, é mais do que necessário uma análise mais aprofundada. Sendo assim, a partir de cada atividade da consultoria de Marketing Contábil, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o público-alvo e interagir com ele de maneira mais incisiva e eficaz.
Tenha especialistas nas criações de campanhas
Se o marketing do seu escritório é feito por um dos donos ou por alguém que não tenha o conhecimento na área, saiba que há um limite para o crescimento.
Isso acontece por conta das diversas demandas existentes em um negócio contábil, onde essa divisão de atenção acabam proporcionando diversos gargalos em sua operação.
Por isso, um dos principais benefícios da consultoria de Marketing Contábil é justamente contar com a ajuda de especialistas para fazer aquilo que você não domina. Os profissionais são altamente capacitados e vivem em busca de novos treinamentos e conhecimentos para criar as melhores estratégias possíveis com as ferramentas existentes.
O que considerar antes de contratar uma consultoria de Marketing Contábil?
Como foi dito lá na introdução, há alguns escritórios que investem em agências de marketing digital convencionais, onde atendem todo e qualquer tipo de cliente. Obviamente, temos muitas agências competentes no mercado, capazes de entregar ótimos resultados.
A questão é que por ser um negócio B2B (negócio entre empresas) o mercado acaba exigindo algumas estratégias bem particulares, obrigando o consultor a ter um certo conhecimento do mercado contábil.
Por isso, priorize aquela consultoria que seja especialista no mercado contábil ou que já tenha alguns cases neste mercado.
Alguns pontos são primordiais antes da contratação:
- Defina quais são seus objetivos e expectativas com a contratação do serviço;
- Conheça outros cases da agência;
- Observe bem a comunicação da agência nas redes sociais;
- Tenha uma reunião esclarecedora para entender os serviços e métodos da agência.
Conclusão
A escolha de uma boa agência que esteja alinhada com os seus objetivos é fundamental para o futuro do seu escritório.
Faça uma lista de opções, analise quais são as qualificações e conhecimentos daqueles que farão parte da sua estratégia, bem como os trabalhos que já foram feitos e as metodologias.
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