Os profissionais de contabilidade que aproveitam a inteligência comercial não desfrutam apenas de maior produtividade e precisão, mas sim de um diferencial competitivo que vai fazer a total diferença em seus negócios.
Isso porque, ao coletar e analisar dados sobre o mercado em que você está situado, você vai obter informações valiosas sobre como expandir seu escritório contábil de forma segura e assertiva. Fique com a gente e entenda como fazer a inteligência comercial na sua contabilidade!
Existem diversas ferramentas de inteligência de mercado, por isso é preciso entender o assunto para conseguir ser seletivo tendo em mente que: para todo investimento que você quer realizar, é indicado que você utilize a técnica de entender como o procedimento daquela plataforma funciona realmente e só depois investir o seu tempo, já que tempo é dinheiro.
Por isso, vamos entender a inteligência comercial do conceito à prática.
Inteligência comercial: O que é?
A inteligência de mercado é definida como as informações ou dados captados por uma organização do mercado para ajudar a determinar a segmentação, penetração, oportunidades e métricas de mercado existentes.
A inteligência de mercado funciona como um aspecto vital para entender o universo do negócio. Ou seja: a Inteligência de Mercado é um plano adotado para obter informações, montar um banco de dados de informações relevantes e conseguir os famosos “insights” baseado em dados e tendências com o intuito final de aumentar a lucratividade da sua contabilidade.
Inteligência de mercado, no entanto, não é o mesmo que Business Intelligence.
Enquanto ao BI (Business Intelligence) se concentra principalmente em fatores internos, como taxas de faturamento, número de funcionários, processos, etc. A inteligência de mercado coleta dados externos, fornecendo a você uma visão holística de todo o mercado e não apenas do seu negócio.
No entanto, a incorporação de inteligência de mercado aos processos de BI vai permitir que sua empresa tenha resultados ainda maiores.
A inteligência de mercado está diretamente ligada à pesquisa de mercado e pode ser explicada em 3 partes principais:
A concorrência
A inteligência de mercado visando o concorrente pode ser explicada como a coleta de dados sobre seu concorrente usando métodos éticos, como bancos de dados governamentais e registros públicos, talvez seja um dos pontos mais assustadores para quem deseja se inserir no mercado.
Mas é importante pensar que ao olhar para outros escritórios de contabilidade de forma analitica vai te ajudar a melhorar os seus processos e consequentemente te dar vantagem competitiva.
O produto
Se refere a coleta de dados relacionados a produtos concorrentes ou similares no mercado. Por exemplo, uma queda no preço dos serviços do escritório concorrente pode significar uma queda na procura geral por esse tipo de serviço. Compreender essas informações pode permitir que seu escritório contábil lance estrategicamente seus serviços diferenciados no momento e preço certos.
Visão de mercado
A visão de mercado é conhecer a participação de mercado da sua empresa, as tendências, o tamanho do mercado e qual é o seu público-alvo. Compreender a demanda no mercado e os desejos dos clientes pode ajudar seu escritório de forma significativa.
Definir o seu público alvo é primordial, até para iniciar o seu negócio. Você precisa saber com quem você está lidando e como você vai fazer para conseguir os clientes. Um dos erros mais comuns é achar que deve atender a todos públicos, e no final não conseguir captar nenhum.
Reunir a inteligência para obter uma compreensão sólida do mercado é uma combinação de análise competitiva e inteligência de produto, juntamente com a identificação dos melhores desempenhos no espaço. Com uma compreensão do que está sendo vendido no mercado, você pode começar a reunir sua inteligência do usuário final para descobrir por que os clientes preferem aqueles de melhor desempenho.
O cliente
A compreensão do cliente envolve aprender mais sobre seus clientes atuais e por que eles compram de você. Ele também pode ajudá-lo a entender quaisquer desafios que você enfrenta com esses clientes para melhorar a satisfação e a taxa de retenção de clientes . As informações coletadas também podem ajudá-lo a ter sucesso em futuras campanhas de marketing.
É comum que um departamento de marketing reúna personas de clientes que ofereçam detalhes como dados demográficos, interesses, problemas que enfrentam e as soluções que uma empresa pode fornecer a eles.
Esses insights do cliente geralmente podem ajudar uma operação inteira, desde o desenvolvimento de produtos até os engenheiros de garantia de qualidade.
Coletando dados para a inteligência comercial da contabilidade
Embora não haja um plano definido de como as empresas devem coletar inteligência de mercado, muitas realizam várias formas de análise de alto nível combinadas.
Vejamos quatro estratégias diferentes que você pode usar para coletar inteligência comercial para sua contabilidade.
Seus clientes atuais
As empresas geralmente esquecem que os clientes são uma fonte potencial de dados.
Como a equipe comercial fala com clientes em potencial e regulares, eles podem fornecer informações adicionais sobre as tendências do setor. Usar um CRM geralmente é a melhor alternativa para uma empresa compactar essas informações sobre os clientes em um só lugar.
Pesquisas direcionadas
Se você deseja obter seus próprios dados de pesquisa de mercado, considere enviar aos clientes pesquisas ou enquetes on-line, por exemplo. Essa pode ser uma abordagem útil, especialmente se você mantiver suas listas de clientes atualizadas de forma eficaz.
Você pode usar ferramentas como o google forms, por exemplo. Outra boa opção é incluir um link de pesquisa no pós venda com seu cliente.
Análise de mídias sociais
Suas análises de mídias sociais podem dizer muito.
Você pode ver a jornada do cliente. “Quantas pessoas chegam ao seu site e da onde? Qual é o próximo passo deles depois de chegar? Quantos chegam entram em contato? Quantos fazem check-out? Procurar padrões e testar diferentes conteúdos, slogans, sinalizações e ofertas vai ser um diferencial para usar inteligência de mercado para futuras melhorias.
Não negligencie o poder da inteligência comercial
A inteligência comercial pode fornecer uma visão mais ampla do seu setor e te ajuda a identificar novas oportunidades de expansão. Mas só é útil se as informações que você receber forem precisas.
Infelizmente, ficar no topo da inteligência de mercado pode rapidamente se tornar demorado para pequenos escritórios. É por isso que existem muitas ferramentas online disponíveis para te ajudar a coletar, analisar e armazenar sua pesquisa inteligente.
Conclusão
A inteligência comercial usa várias fontes de informação para criar uma visão ampla do mercado existente de sua empresa. Ele avalia os clientes, os problemas, a concorrência e as oportunidades de sua empresa para criar novos produtos e serviços. Sendo assim, ela é indispensável para o crescimento e destaque do seu escritório contábil.
Porém, embora você possa lidar com grande parte do trabalho de pesquisa de mercado para o seu negócio, à medida que sua empresa cresce, você pode precisar dedicar mais tempo à análise de dados. Conforme a quantidade de informações aumenta, pode ser necessário usar ferramentas estatísticas e tecnologias mais complexas para lidar e manipular esses dados.
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