Para analisar a efetividade das suas estratégias no marketing contábil, é necessário a definição prévia de métricas. A verdadeira questão é como identificar boas e más métricas de marketing contábil.
As métricas são a melhor maneira de nortear todo o seu processo comercial e de marketing.
Por isso, separa os tipos de métricas para cada objetivo, facilitará na hora de acompanhar e analisar todas as suas ações.
Métricas de processo de marketing digital
Métricas de processo são aquelas que dizem respeito à própria atividade de marketing: engajamento, seguidores, visualizações de página e visitantes únicos.
Essas podem ser métricas importantes a serem monitoradas, mas devem ser vistas com algum ceticismo. Não porque não tenham valor, mas porque você pode facilmente ignorar as métricas de negócios, que muitas vezes são muito mais difíceis de definir.
Métricas de negócios de marketing digital
As métricas de negócios normalmente são uma etapa removida da atividade de marketing. Métricas de negócios são aquelas relacionadas aos resultados de negócios: qualidade do lead, volume, vendas fechadas, receita gerada e lucro realizado.
Isso pode ser mais difícil de atribuir ao seu marketing contábil, e é por isso que você precisa entender de uma vez por todas a importância de acompanhar as métricas de negócios.
Então, claramente, um desses tipos de métricas é de maior valor, mas isso não significa que as métricas de processo devam ser ignoradas. Eles podem dizer muito sobre a saúde e a direção de seus esforços de marketing contábil.
Conclusão
Qualquer métrica que você e/ou sua equipe forem definir, é preciso ter uma explicação sobre como aqueles dados podem gerar insights tanto para o seu negócio contábil, quanto para as estratégias de marketing.
Os dados estão gritando e você precisa escutá-los.
