Infelizmente, as métricas de vaidade cada vez mais têm sido o parâmetro que mede o sucesso do marketing contábil.
Essas métricas de vaidade são muito problemáticas, pois não demonstram um impacto real no aumento do seu comercial ou no envolvimento do público. São métricas rasas que não vão te levar para lugar algum.
O marketing contábil pode proporcionar um impacto muito maior em seu escritório, do que necessariamente números que só servem para o ego. Quer saber como identificar?
Confira as 5 métricas de vaidade mais comuns no marketing contábil!
1) Curtidas
Uma métrica que pode incitar muito entusiasmo em uma equipe de marketing voltada para a estratégia, é a curtida. Ver dezenas, centenas ou milhares de curtidas atinge o centro de recompensa de nosso cérebro e libera aquela inebriante onda de dopamina. Mas a dopamina não impulsiona as vendas.
O famoso like é um indicador para ficar de olho, pois ajuda você a ver quais partes do conteúdo estão repercutindo em seu público. O fato de gostar de uma postagem não é o mesmo que oferecer seus dados pessoais para ler seu conteúdo.
É aqui que o desempenho do conteúdo se torna uma medida muito mais importante de sucesso. Entender quais partes de conteúdo têm mais probabilidade de gerar leads engajados ou qualificados ajuda a priorizar o que compartilhar, promover e continuar escrevendo.
2) Visualizações de página
As visualizações de página são uma métrica importante a ser observada, pois fornecem uma visão da jornada do comprador, mas não devem ser um indicador-chave de desempenho para o sucesso geral do marketing.
É ótimo que você esteja atraindo mais pessoas para seu site, mas é mais útil saber o que acontece quando elas chegam à página.
Medir as taxas de conversão em cada página individual não apenas ajudará você a entender quais partes do conteúdo estão funcionando, mas também o ajudará a criar uma experiência web melhor orquestrada.
Essa é uma métrica especialmente importante a ser observada ao avaliar o desempenho de canais pagos.
3) Cliques e Aberturas
As ferramentas de automação de marketing deram origem à importância de medir os cliques e aberturas de e-mail. Embora essas ferramentas sejam poderosas, quase sempre são subutilizadas, disparando emails de saída em uma série de campanhas, em vez de orquestrar o engajamento por meio de uma jornada digital do cliente.
O problema com cliques e aberturas é que, em sua essência, ambas as métricas apresentam falhas. Há uma grande margem de erro nessas métricas. Leve em consideração filtros de spam, cliques de bots e até mesmo algo tão simples como alguém abrir acidentalmente um e-mail e, de repente, esses “indicadores principais” se tornam inflados e não confiáveis.
O poder do anúncio pago em seu escritório
Foque sempre na taxa de conversão correspondente a base de leads.
4) Seguidores
O número de seguidores que você tem é uma métrica problemática para basear o sucesso, em grande parte pelo mesmo motivo que clica e abre.
Essa métrica prioriza a quantidade sobre a qualidade. Embora seja ótimo saber que sua liderança inovadora tem um alcance abrangente, isso não indica necessariamente que qualquer uma dessas pessoas vai comprar de você.
Em vez de se concentrar em aumentar o número de seguidores que você tem, entenda as preferências de consumo de conteúdo do seu público e encontre-o onde ele estiver com conteúdo de qualidade.
5) Taxa de Rejeição
Todas essas métricas não devem ser ignoradas mas sim interpretadas sobre qual espaço ocupam em sua estratégia e, principalmente, qual é o seu objetivo final que vai além delas.
A definição de taxa de rejeição, de acordo com a Rock Content significa:
“A taxa de rejeição significa quanto usuários abandonam sua página antes de cumprir certos requisitos do Google, para que ela não seja considerada como rejeitada pelo usuário.
Além de tempo em cada uma, se o usuário não interage com nenhum dos links listados, ela pode ser considerada como página rejeitada, da mesma forma.
Existem páginas com tráfego mais alto e maior rotatividade de usuários que irão, naturalmente, apresentar taxas maiores de rejeição.”
Conclusão
Todas as cinco métricas de vaidade listadas acima têm uma coisa em comum: todas elas não têm a visibilidade de ponta a ponta necessária para saber quais esforços de marketing estão impactando os resultados financeiros.
Embora cada métrica acima dê uma ideia do número de pessoas que você está alcançando, nenhuma delas fala sobre a qualidade dessas pessoas. Como o marketing contábil continua a se concentrar na geração de leads de qualidade que se convertem em oportunidades fechadas, não há tempo a perder quando se trata de medir os KPIs certos.