Através do Google Ads a sua contabilidade pode gerar oportunidades de negócio todos os dias!
Quem quer começar explorar as possibilidades de vender no digital, precisa urgentemente entender como investir no Google Ads para contabilidade.
A plataforma de anúncios do Google, possui um dos melhores índices de retorno sobre investimento para o mercado contábil.
O consumidor cada vez mais está levando a sua decisão de compra para o digital, principalmente após o conturbado ano de 2020, onde as buscas por serviços que proporcionam uma operação 100% remota e online, aumentaram.
Em uma pesquisa de mercado realizada pela Serasa Experian, revelou que o Google é a maior fonte de tráfego para sites empresariais. Se você tem um escritório de contabilidade, por exemplo, saiba que investir certo no Google Ads, é o melhor caminho para se posicionar de maneira competitiva.
Vamos entender juntos como explorar o Google ads para a sua contabilidade!
O Google Ads
A plataforma de anúncios do Google, antigamente nomeada de Google Adwords, permite que as empresas em qualquer lugar do mundo, possam investir em anúncios para se destacarem na maior plataforma de pesquisas do mundo.
Além disso,são várias possibilidades, que se bem utilizadas, você pode atingir um público extremamente qualificado para a sua contabilidade, através do Google Ads.
Isso só é possível através de uma super segmentação que a plataforma oferece, afinal vale mais a pena sua campanha ser exibida para 10 mil pessoas, que nunca se interessaram por abrir uma empresa, ou exibida para 500 pessoas que buscam pelo tema constantemente?
Esse é o principal objetivo da plataforma, que através de cookies e palavras-chave, os seus anunciantes conseguem definir onde os anúncios serão exibidos.
O poder dos ads para o seu escritório!
Você pode explorar as 4 principais formas de anúncio. São elas:
Rede de pesquisa
Os anúncios de rede de pesquisa são aqueles exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.
Esses anúncios ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado (conforme o exemplo acima).
Esse formato é considerado pelos especialistas em marketing contábil como o principal para alcançar pessoas que buscam pela contabilidade e seus serviços de forma objetiva, dessa forma, aumentando as oportunidades de conversão.
No entanto, a grande vantagem aqui é que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o website.
Rede de display
As campanhas desse formato são exibidas em websites, páginas de notícias e blogs que, juntas, formam a chamada rede de display.
Além de contar com anúncios gráficos, a rede de display oferece opções diferenciadas para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Você pode levar o seu público a notar sua contabilidade, por isso, considere suas ofertas de serviços e realize alguma ação.
Você pode utilizar em diferentes formatos, tais como:
- Texto: Um caixa de texto com título, descrição, link e nome da empresa
- Banner: Imagens ou animações exibidas em sites
- Aplicativos: Os anúncios são exibidos em alguns apps de dispositivos móveis
- Gmail: Anúncios exibidos na caixa de entrada do Gmail
Youtube
Acredito que seja impossível a possibilidade de você não saber da existência de anúncios no YouTube, não é mesmo?
Seja antes, durante ou após um vídeo, os anúncios estão cada vez mais presentes na plataforma. Com base na localização, na idade, no sexo, nos interesses e muitas outras segmentações, a sua contabilidade pode atingir um público bem específico.
No YouTube, o seu anúncio só será cobrado caso alguém interaja, caso ele seja pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada. Por isso, acaba sendo um formato muito rentável.
Aplicativos
Trata-se de anúncios focados para quem quer promover sua contabilidade em aplicativos do iOS ou Android, através do Google Ads.
Portanto, após uma rápida configuração, seu anúncio estará qualificado para alcançar mais de um bilhão de pessoas na Rede do Google, incluindo a Pesquisa Google, o Google Play, o YouTube e milhares de outros sites e aplicativos para dispositivos móveis.
Como funciona?
O Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes investem dinheiro em troca de cliques. A questão é que no Ads nem sempre a maior oferta ganha, ou seja, requer muita estratégia.
Alguns fatores de qualidade são definidos para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.
O Ad Rank é composto da seguinte maneira:
Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).
Mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.
Sendo assim, com uma nota de qualidade que vai de 1 à 10, junto com o lance, é o que vai determinar a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida.
Os parâmetros fundamentais são:
- CTR (Taxa de cliques) – o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5% (fonte: support google)
- Relevância – o quão relevante é o seu anúncio em relação ao objetivo, dessa forma, você especifica ao Google parte da qualidade do seu anúncio
- Página de destino – se ela está bem configurada e proporciona uma boa experiência ao usuário.
Principais vantagens do Google Ads para a contabilidade
Em diversos testes e campanhas que já realizamos com clientes na Lab Cont, sem dúvidas as melhores performances foram através do Google Ads.
Acima de tudo, uma das conclusões que podemos tirar sobre o sucesso das campanhas feitas na plataforma, é o fato de ser direcionada para um público mais “maduro no processo de contratação”.
Quando você oferece uma abertura de empresa em sua região, por exemplo, você está se conectando diretamente com a pessoa que precisa abrir um negócio pela região ou adjacências.
Sendo assim, os principais motivos para você investir são:
Resultados a curto prazo
Investir em conteúdo e SEO para o seu site contábil é essencial, mas é um trabalho de longo prazo. Quando você investe em Google Ads para a sua contabilidade, o volume de tráfego para o seu domínio aumenta consideravelmente, ajudando no processo de captação de leads e conversão.
Otimização de Landing Pages
Acima de tudo, a melhor forma de você trabalhar com a sua página de destino é com uma Landing Page. Utilizar a página inicial do site não costuma ser uma boa estratégia, você necessita de uma página de conversão dedicada para o seu objetivo de campanha.
Portanto, com o passar do tempo da sua campanha, será possível avaliar otimizações e testes A/B em sua Landing Page, para melhorar a sua conversão.
Descobrir palavras chave
Mesmo realizando uma pesquisa aprofundada de palavras chave para a sua contabilidade, o Google Ads pode encurtar esse caminho.
Portanto, durante a sua campanha na plataforma é possível identificar quais são os principais termos buscados pelo seu público e em quais deles você está performando mais.
Sendo assim, é necessário cada vez mais contar com o Google Ads para estender essa lista de palavras chave e aumentar as oportunidades de ranking da sua contabilidade.
Dicas primordiais para as suas campanhas em rede de pesquisa
Como já mencionamos anteriormente, o principal formato de anúncio no Google Ads para a Contabilidade é a Rede de Pesquisa. Por isso, você deve se atentar a algumas dicas primordiais:
- Não use pesquisa com função display;
- Não segmente em vários idiomas;
- Use sempre todos (ou quase todos) recursos de configuração;
- Faça 2 anúncios por grupo, para que você possa comparar os resultados;
- Não use CPC otimizado no início, pois não há dados de campanha suficientes;
- Utilize todo o espaço do anúncio;
- Cuidado com palavras duplicadas;
- Negative algumas palavras, pois é necessário otimizar a sua busca desde o início;
- Utilize o máximo de extensões
Dicas primordiais para as suas campanhas em display
Outro formato muito interessante de anúncio no Google Ads para a Contabilidade é o Display, onde as imagens possuem um papel fundamental.
Dessa forma, siga sempre as instruções de proporção da imagem que o Google recomenda.
Imagem em modo paisagem (1.91:1)
- Tamanho recomendado: 1.200 x 628
- Tamanho mínimo: 600 x 314
Quadrada (1:1)
- Tamanho recomendado: 1.200 x 1.200
- Tamanho mínimo: 300 x 300
Imagem em modo retrato (9:16)
- Tamanho recomendado: 960 x 1.600
- Tamanho mínimo: 600 x 1.067
Por isso, você deve se atentar a algumas dicas primordiais:
- Use imagens em alta qualidade;
- Evite que os textos fiquem sobrepostos a imagem;
- Não use as logos sobrepostas a imagem;
- Não use botões sobrepondo a imagem;
- Destaque sempre uma imagem que faça alusão ao serviço contábil ofertado;
- Evite colagens e fundos sobrepostos;
- Muito cuidado com as proporções.
Sempre que for realizar uma campanha de display para a sua contabilidade, lembre-se que a imagem precisa conversar com o que está sendo ofertado.
Conclusão
Se você pretende investir ou está investindo em marketing contábil, o Google Ads precisa de uma atenção especial, pois é através dele que os seus primeiros resultados podem chegar.
Em conclusão, estude bastante, busque mais informações sobre o tema e tenha sempre especialistas ao seu lado.