O ambiente de um escritório contábil de pequeno ou médio porte, geralmente, é composto por profissionais dos setores contábil, fiscal, departamento pessoal, legalização e em alguns casos o setor financeiro (raramente possui uma equipe comercial e/ou de marketing).
Cada setor citado possui uma função importantíssima para o funcionamento da engrenagem da empresa. Será que é só da “engrenagem” da contabilidade que esses setores podem participar?
Em inglês, existe um termo chamado cross-functional teams, que pode ser traduzido tanto para equipe multidisciplinar quanto equipe multifuncional. O objetivo de uma equipe multidisciplinar é ter diferentes visões e ideias para objetivos da empresa.
COMO AUMENTAR OS RESULTADOS COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR?
Além de cada setor poder entregar o seu conhecimento técnico para algum determinado projeto dentro da empresa, o escritório contábil deve esclarecer os objetivos do projeto, para que o colaborador saiba como poderá agregar.
As empresas que utilizam equipe multidisciplinar dão autonomia para que o próprio grupo tome decisões que impactem o seu trabalho, ao invés de passar por aprovações de outras áreas ou posições.
Um bom exemplo para a formação de uma equipe com diferentes habilidades e conhecimentos, é a criação de alguma solução para atendimento ao cliente ou rotina operacional.
Recentemente, alguns escritórios tiveram uma transição do físico para o online, mesmo não abandonando a sede da empresa, as movimentações e envios passaram a ser 100% digital.
Os escritórios mais organizados, que já tinham processos operacionais e de atendimento pré estabelecidos, conseguiram formar equipes para liderarem a transição. Nada melhor do que uma visão interna dos colaboradores para solucionar os rumos das suas próprias rotinas.
CONCLUSÃO
O que sempre pregamos aqui na Lab Cont, é que o empreendedor contábil profissionalize a sua empresa cada vez mais. A evolução do mercado contábil, a valorização do contador (como muitos reclamam), passa pela atualização de cada empresa contábil.
As equipes multidisciplinar já são realidades em muitas corporações de diferentes segmentos. Antes de criar um setor, com novos colaboradores, pense em como valorizar quem já está com a empresa e como poderá ajudar no novo projeto.
Não exite capacitar a equipe e contratar funcionários fora das formações tradicionais de escritório (exemplo, profissionais de marketing, psicologia para RH, entre outros).