Tendências de vendas na contabilidade em 2022. O mercado contábil é algo que está sempre em movimento. É impossível prever as ações futuras dos consumidores e concorrentes, no entanto, é preciso estar sempre em constante atualização.
Uma prova disso foi a pandemia, que fez os mercados se adaptarem às novas formas de estratégia de vendas.
Por isso, no texto de hoje traremos algumas dicas de tendências para serem aplicadas nas vendas da sua contabilidade em 2022.
Em primeiro lugar, precisamos identificar quais são os pontos fracos presentes nas vendas do seu negócio contábil, para então, tratá-los de forma eficaz, visando a lucratividade.
Agregando valor a venda contábil
Concorrer com escritórios que praticam preços mais baixos e serviços inferiores, criar diferenciação comparativa, agregar valor à gestão do cliente, manter a lucratividade e ganhar a confiança do cliente, são alguns dos desafios presentes no mercado hoje.
Analisando as tendências de mercado na contabilidade para 2022, temos as vendas de B2B baseadas em valor. Para impulsionar as vendas, muitas empresas costumam não dar o devido atendimento aos seus clientes, focando apenas em seu dinheiro.
Com o método B2B, os clientes são abordados de uma forma totalmente diferente. Nesse método, as vendas são importantes, porém não é o foco principal ao oferecer o serviço.
A empresa, ao mostrar seu serviço oferecido, apresenta as vantagens, benefício ao adquirir o serviço, e não como a compra final seria benéfica à empresa. Em outras palavras, ela mostra os benefícios do que é adquirido para o cliente, e não o lucro que a empresa receberá no final.
Colocando em prática uma venda mais consultiva, onde a real necessidade da empresa que está negociando, aparece em primeiro lugar.
Mostre como o seu escritório contábil poderá entregar relatórios consultivos, destaque os principais indicadores que a contabilidade vai auxiliar e mostre o diferencial do seu serviço.
Automação
Outra tendência de venda muito utilizada após a pandemia foi a adesão às automações. Aas equipes conseguem registrar mais informações sobre os seus clientes, captando dados valiosos que poderão ser usados futuramente para concluir a conta com aquele cliente.
As automações também funcionam para captar o cliente gradualmente, oferecendo serviços que são de interesse do lead, captados a partir da coleta de dados, seja através de um download de material, por exemplo.
Além disso, a automação comercial pode ser usada para melhorar a experiência do cliente com a sua empresa contábil, oferecendo satisfação ao usuário. É claro, o foco principal é a conversão de leads, observando quais realmente tem oportunidade de virarem contas rentáveis para a empresa e quais não.
Como relatado acima, a experiência do cliente conta muito. Quanto mais personalizada for, mais essa experiência faz com que o cliente se sinta especial, agregando valor para a sua marca.
Você pode coletar e refinar essas informações a partir de formulários cadastrados em seu site. A partir deste momento, o seu negócio contábil pode refinar quais clientes se encaixam no perfil da sua empresa e quais não.
Jornada do cliente
Ao captar e utilizar estas informações de forma sábia, você aumenta as conversões de clientes para o seu negócio. Ao personalizar a experiência dessa persona, ela se sente mais confortável em fazer negócio com você.
O engajamento do seu perfil diz muito sobre o seu negócio. Um perfil conhecido pelo público, organizado e com uma apresentação que transmita os seus ideais sempre ganham pontos a mais.
É assim que você conquista a fidelização desses clientes. Esses dados coletados durante essas experiências, podem ser utilizados futuramente para sugestões de aquisição de serviços, pois dessa forma, é possível determinar os gostos do seu lead
É importante também que haja rapidez durante essa comunicação. Além do mercado estar muito competitivo, as empresas estão mais exigentes.
Social Selling
Se o seu negócio contábil já possui as personas bem definidas, explorar o Social Selling (ou Venda Social), é fundamental em 2022!
Através de ferramentas que trabalham em conjunto as redes sociais (principalmente com o LinkedIn), é possível “garimpar” o perfil ideal de cliente com mais inteligência. A melhor parte vem agora: não é necessário investir em ferramentas caríssimas! Tem como fazer de graça!
Através da ferramenta de buscas do LinkedIn, é possível filtrar empresas em determinadas regiões e/ou nichos, além de outras características. O mais importante é entender como identificar um possível cliente.
A venda social ainda ajuda você a aumentar a sua rede de contatos, já que para enviar uma mensagem que vá de fato ser entregue, é preciso solicitar uma conexão.
4 Atitudes que vão ajudar o seu escritório contábil na geração de demandas pelas redes sociais:
- Gere conteúdos relevantes constantemente;
- Engaje com seus seguidores/conexões e interaja;
- Construa uma rede de relacionamentos;
- Seja consultivo em suas abordagens.
CRM
Para organizar todos esses processos comerciais, é necessário um CRM!
A vida comercial do seu escritório contábil precisa estar em um CRM. Seja ele robusto ou até mesmo gratuito, registre as suas oportunidades e cada passo dado.
Com os dados organizados em um só lugar, você vai conseguir gerar insights e colocar a automação comercial em prática (até mesmo integrada com o marketing).
Vendarketing
Em um mundo ideal, todo negócio contábil teria um setor ou profissionais dedicados aos setores de Marketing e de Vendas. Essa estrutura é fundamental para captações B2B pois assim haverá constantes oportunidades de qualidade.
Originalmente criado nos EUA, o termo “Smarketing”, no Brasil, foi adaptado para “Vendarketing”, significando que dentro dessa estrutura o serviço deve ser assim: Marketing gera leads qualificados e Vendas realiza a conversão.
Se você não tem nenhum tipo de estrutura de marketing e vendas em seu negócio contábil, o melhor a se fazer é alinhar os objetivos e fazer um acompanhamento único desde o início.
Caso tenha,faça com que os dois setores trabalhem juntos diariamente.
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Conclusão
Como já abordamos aqui em diversos momentos, a tendência para vendas na contabilidade em 2022 segue sendo digital e com automações.
Com isso, mantenha o seu negócio, no núcleo administrativo, também digitalizado. Ao transferir as notas, documentos e outros papéis importantes para o digital, além de mantê-los mais organizados, você não corre risco que eles se percam ao longo dos anos ou não seja encontrado quando for algo de extrema urgência.
Conte com ajuda especializada. Realizar um bom planejamento conforme as tendências de mercado contábil para o ano de 2022 ,é estar à frente de vários concorrentes que não se preocupam em manter se atualizados para atender seus clientes.
Contudo, com o aumento de demandas para especialização, aumenta a carga de seus colaboradores, e muita das vezes em processos desconhecidos pois não estão em sua área de atuação.
Agora, nós temos a solução para o seu negócio alavancar em 2022 com competitividade, lucratividade e destaque no mercado digital.
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