Saiba como e porque usar o TikTok na estratégia de divulgação da sua contabilidade pode levar a sua campanha para o próximo nível.
O TikTok dispensa apresentações para o grande público, devido à sua popularidade, a rede social chinesa vem se tornando um ótimo canal de comunicação para as empresas (e para a contabilidade não é diferente).
No entanto, quando falamos da contabilidade, ainda não vemos uma movimentação tão expressiva dentro do TikTok.
Quando olhamos para o mercado B2B (business to business – empresas para empresas), vemos muitas empresas entendendo que a plataforma vai muito além das “dancinhas” do momento.
Uma das principais características do TIkTok é a autenticidade dos seus criadores de conteúdo. Por ter uma linguagem mais dinâmica por conta dos vídeos curtos, os conteúdos que se destacam na plataforma chamam atenção pela criatividade.
Um conteúdo dinâmico e de fácil engajamento, é perfeito para uma estratégia de topo de funil para a sua contabilidade.
Sumário:
Benefícios do TikTok
Rede
Ter uma rede de contatos é primordial na estratégia de marketing da sua contabilidade, tendo o LinkedIn como um ótimo exemplo para estabelecer essas conexões remotamente.
O TikTok, mesmo não sendo projetado com a finalidade profissional, pode ser utilizado pela sua contabilidade como estratégia de construção de networking.
O uso de hashtags nichadas ou específicas de uma região, por exemplo, são excelentes para conectar com outras empresas que utilizam e pesquisam por essa hashtag, além de chamar atenção de possíveis clientes.
Por exemplo, se você costuma atender e-commerces ou comércios em geral, uma boa hashtag para apostar é a #ecommerce ou então, vamos supor que a sua contabilidade queira conquistar pequenas empresas e trabalhar de forma didática a formação de novos empresários, a #pequenonegocio é ideal para você!
Conteúdo rico e criativo sempre terá espaço.
Essas hashtags citadas no exemplo acima não são reconhecidas por ter milhões de visualizações, porém os seus milhares de espectadores são qualificados e estão em busca de conteúdos que você, em tese, domina.
Podemos comparar com a estratégia de SEO, onde os conteúdos do seu blog precisam ter conexão com aquilo que seu público busca no Google. Selecione hashtags ou palavras-chave que ofereçam uma boa chance de serem descobertas.
Aproveite as tendências que a plataforma proporciona, principalmente as de áudio, entenda como encaixar com o tom de voz da sua marca contábil e se conectar com o público-alvo.
Mas atenção! Não participe de qualquer tendência, pense sempre com você pode participar daquela conversa e não só fazer porque todos estão fazendo.
Gatilho Emocional
Quando falamos em marketing contábil, muito provavelmente você não pensará diretamente em emoção.
De fato, o TikTok pode parecer muito “fora da casinha” se compararmos com um blog do seu escritório ou os posts no LinkedIn.
No terreno informal, é necessário ser criativo e proporcionar o inesperado para o público. Acredite, os seus potenciais clientes não possuem um comportamento tão diferente dos consumidores B2C (Business to Consumer – negócios para consumidores). Eles procuram por um serviço onde possam confiar e que entregam um diferencial.
No fim das contas, mesmo no B2B, você vai se conectar com pessoas!
Compartilhar os bastidores do escritório contábil traz mais empatia, por exemplo, ou então compartilhe como a sua contabilidade já ajudou alguma empresa de determinado segmento, com um bom efeito de antes e depois.
São formatos que já vemos no Instagram, LinkedIn e Blog, mas o TikTok entrega mais personalidade para a sua narrativa através das ferramentas e linguagem característica.
Vídeos, inclusive, geram muito mais resultados na conversão de leads, por exemplo.
Seguidores não fazem diferença
A sua contabilidade não precisa de muitos seguidores para conquistar bons números de engajamento na plataforma. O algoritmo do TIkTok não leva em consideração o seu número de seguidores na hora de distribuir o conteúdo.
Essa característica da plataforma serve para encorajar ainda mais testes nela, pois há baixo custo de investimento e um alcance considerável.
Rede de jovens
O TikTok não é utilizado somente por jovens, é um dos mitos que cercam a opinião popular sobre a plataforma.
Cerca de 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos, deixando 59% das outras faixas etárias em outros dados demográficos.
São mais de 1,1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro, certamente, o seu público-alvo estará presente.
Como implementar o Marketing Contábil no TikTok?
Descontração
Vamos tirar o primeiro elefante da sala: marketing contábil não precisa ser “chato”, ok?
Toda ação de marketing, em qualquer esfera, é sobre quem está recebendo. Mesmo que você tenha um público mais fechado e introvertido, ele dificilmente não é consumidor de alguma rede social.
No TikTok não é diferente, você pode comunicar a sua contabilidade como alguns perfis de sucesso fazem: capitalizando o humor e a capacidade de relacionamento. Reutilizar áudios para participar de tendências pode fornecer inspiração básica.
Dessa forma, as tendências também comunicam com o seu público, mesmo sendo nichada, a sua comunicação também precisa se conectar com aquele assunto ou formato em alta, que tenha relação com a sua atividade e essência.
Um bom case o da contabilidade no TikTok é o perfil da Karine Flores, CEO da Terceirizza Soluções Contábeis, onde ela utiliza o perfil para demonstrar os benefícios de uma contabilidade digital e como o seu negócio pode impactar a vida de outros empreendedores.
@kontadoracomk #contadoras #contabilidade ♬ som original – Karine Flores
Seu conteúdo mais popular inclui Karine mostrando de forma criativa a visão que as pessoas têm de como é o dia a dia do contador em um ambiente tradicional e como de fato é em seu negócio contábil.
Interação
TikTok é também sobre conexões.
Um bom exemplo dessa conexão foi o desafio #BossIt2021, onde pequenas empresas tinham que compartilhar como elas estavam “arrasando” em 2021.
Participar de um desafio desses ou se conectar com o objetivo de outro, pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca contábil, divulgando seu nome e incentivando os espectadores a saber mais sobre você.
O TikTok ainda possui uma função muito interessante de comentários de perguntas e respostas, que destacam comentários que contêm perguntas para o criador do vídeo, permitindo interações pessoais mesmo quando você tem dezenas de comentários.
Reutilizando conteúdo
O seu escritório contábil já investe em blog, conteúdos nas redes sociais e/ou vídeo no YouTube? Se sim, ótimo! Você pode reutilizar esses conteúdos.
Readapte a linguagem com dicas e de forma dinâmica, mas mantenha a essência do conteúdo. Esse método pode adicionar uma fonte extra de leads em potencial ao seu funil de vendas.
O TikTok pode servir como uma prévia para o público acessar o artigo completo no blog da sua contabilidade, por exemplo.
Outro exemplo prático e bem legal é se a sua contabilidade possui o serviço de BPO Financeiro. Muitos escritórios sofrem para divulgar esse serviço dentro da própria base, porém, você pode produzir um conteúdo educacional para ajudar seus clientes atuais a conhecerem os benefícios práticos de um BPO.
Cultura de testes na plataforma
Assim como em qualquer nova rede social que a sua contabilidade vai explorar é preciso ter uma cultura de testes. Antes de mais nada, saiba que a linguagem do TikTok é descontraída, então, se você não se considera descontraído ou não consegue produzir conteúdos dessa forma, invista em quem consiga ou simplesmente não entre (mas o teste é sempre válido).
O TikTok tem muito potencial para levar gatilhos emocionais e pode fornecer um valioso caminho criativo para quem procura agitar sua estratégia de marketing contábil e se destacar de seus concorrentes.
De forma geral, o conteúdo de contabilidade do TikTok deve vender de forma indireta, mostrando a experiência da sua empresa, aumentando o reconhecimento da marca, transmitindo credibilidade e incentivando o público a descer no seu funil de vendas.
Invista na maior rede social do momento e leve mais autenticidade para o seu negócio contábil!
