A década do contador consultor de negócios como um dos centros do negócio!
O sonho de todo profissional contábil é deixar de ser reconhecido como o “mal necessário”. Muitas empresas contratam uma assessoria contábil somente por obrigação, consequentemente, acabam não dando importância para os relatórios gerados pelo contador, só quer saber de pagar imposto.
A verdade é que o papel do contador vai muito além da emissão de impostos e isso o profissional contábil já está “careca” de saber.
Com a evolução tecnológica presente no mercado contábil, onde as otimizações e digitalizações de processos estão cada vez mais recorrentes, os dados gerados estão sendo cada vez mais abrangentes.
Construir uma marca contábil que ressalta a necessidade da presença do contador para o andamento e sucesso do negócio, é primordial. Ser um consultor de negócios, podem fazer a sua empresa contábil aumentar o seu honorário.
A saúde da empresa
O contador consultor tem por obrigação realizar um diagnóstico da situação financeira da empresa. Todo o planejamento acontecerá através do diagnóstico
Apresentar o diagnóstico com base em dados é essencial. Compare com amostras do mercado, isso irá fazer toda diferença, pois é aí que se diferencia os profissionais que se atualizaram e utilizam ferramentas de dados para o seu favor, daqueles que pararam no tempo.
A apresentação do relatório precisa encantar o cliente, tanto pela clareza e riqueza das informações presentes, assim como o design do relatório. Deixe ele com a cara da sua empresa.
Planejamento estratégico anual
Para o empresário é extremamente importante começar o ano com metas e previsões para o faturamento da empresa. Nada melhor do que o contador para ajudar no processo.
O serviço de planejamento, precisa ser oferecido no último trimestre do ano para que o empresário possa enxergar a real necessidade do que ele pode atingir no próximo ano. Monte um arquivo para o planejamento e mostre os principais benefícios, exemplo:
- Redução da carga tributária;
- Saúde financeira;
- Ticket médio;
- Previsão orçamentária;
- Metas comerciais
Terceirização do financeiro
Em pesquisa realizada pela Arquivei, a Contábil Trends 2019, somente 38% dos escritórios oferecem serviços financeiros (sério, gente? Em 2020 só 38%!).
A oportunidade perfeita de oferecer um pacote completo para o seu cliente é oferecer a terceirização do financeiro.
Além de ter todo o controle sobre as movimentações da empresa, o contador terá uma visão 360 do negócio, podendo tomar as melhores decisões no momento da consultoria.
Contrate um bom sistema online para integrar o time contábil ao sistema do cliente para obter as informações em tempo real.
E como fazer o empresário saber disso?
Além de mostrar todos os benefícios (partindo do pressuposto que toda empresa expõem os benefícios dos seus serviços) da centralização das duas áreas na mesma empresa, é preciso colocar em prática algumas estratégias de marketing contábil:
- Crie senso de urgência (mostre os riscos que a empresa corre em não ter um financeiro bem organizado e como isso pode acarretar problemas na contabilidade);
- Ofereça desconto no honorário de contabilidade + financeiro;
- Eduque seu público com conteúdos em blog e mídias sociais, demonstrando os benefícios de um serviço financeiro bem organizado;
- Dê pequenas dicas de organização empresarial e mostre como a sua empresa pode agregar com o serviço contábil + financeiro.
Outra dica valiosíssima para valorizar uma marca contábil, é elaborar e entregar relatórios bem detalhados. Seja no contábil ou financeiro, o seu cliente precisa enxergar profissionalismo na empresa e compartilhar dados relevantes com ele, é um bom caminho.
Gestão de documentações para licitações
Essa dica é específica para escritórios que possuem clientes que participam de licitações.
As certidões necessárias para a participação em licitações, assombram muitos empresários. O contador precisa ser a figura que irá “matar no peito” e assumir a responsabilidade.
Muitas empresas necessitam de licitações para operar, por isso, agregue valor em sua oferta e passe a segurança necessária para organizar todo o processo.
Conclusão
O desafio do profissional contábil nesta década será o de atrelar a sua imagem à inteligência de mercado. Busque capacitar-se em dados e marketing contábil, para aproveitar cada vez mais as novas oportunidades que o mercado irá proporcionar.
Curtiu o conteúdo? Acompanhe nosso conteúdo no Instagram (@lab.cont), aqui no blog e em nossa newsletter. Compartilha aí!