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Como ideintificar um nicho para o seu negócio contábil?

O mercado contábil vem se tornando a cada dia mais exigente com as empresas. Além da evidente exigência de digitalização e automação de processos, o mercado vem exigindo de forma silenciosa uma estratégia muito importante: “Em qual área você irá mirar?”

O diferencial entre os escritórios convencionais são poucos, tanto que a escolha pelo contador, até pouco tempo atrás, era decidido através da indicação. Atualmente, o empresário mais exigente está buscando um contador especialista em sua área, estão cada vez mais exigentes buscando saber se ele conhece cada detalhe da sua área.

Logicamente, um negócio contábil não precisa ficar refém de apenas um determinado nicho, porém ser muito generalista é o mesmo que não possuir um diferencial.

Identificando e montando a estratégia

Criar estratégias específicas para cada nicho, costuma dar muitos resultados. Quando uma empresa contábil adota a postura de segmentar o seu Marketing Contábil, são criadas algumas personas de acordo com cada nicho;

Quando há essa separação por nichos, a empresa ganha a possibilidade de experimentar diversos tipos de estratégias seja nas redes sociais, blog ou até mesmo em sites. É preciso pesquisar e identificar quais são os nichos mais promissores.

Estruture essa identificação, crie uma equipe, ou separe algum momento da sua semana para dedicar-se somente ao estudo de mercado, antevendo de forma efetiva um novo movimento do mercado, seja ele qual for.

A vantagem do escritório contábil de lidar com diversos tipos de empresa (exceto em casos de contabilidade de nicho), é conseguir enxergar de perto um movimento específico daquele mercado.

A pesquisa da necessidade pode ser feita de diversas maneiras, mas é fundamental o contato com alguém daquele nicho que você identificou como ideal para a sua aposta de um novo serviço.

Esse contato direto com empreendedores da área identificada é primordial, pois durante o processo de pesquisa pode ser identificada alguma necessidade que na prática não seja tão necessária ou até mesmo um cenário pior do que você esperava encontrar.

Vamos usar como exemplo as veterinárias. Em suas pesquisas foi identificado que no mercado veterinário há uma necessidade enorme de gerenciamento de fluxo de caixa.

O primeiro passo após encontrar a área de atuação, é estruturar o modelo operacional. Como serão realizadas as novas rotinas, o fluxo de informação, sistemas e relatórios necessários para o funcionamento do novo serviço.

“Ok. O fluxo de caixa eu consigo ajudar com consultoria, mas e o restante que importa?” É aí que chega o papel do(a) contador(a)! Mostre entendimento sobre a área, fale das exigências, tributação e o que pode ser feito para melhorar o faturamento daquele negócio.

Após fechar com a sua primeira veterinária, monte uma estratégia de marketing contábil para este nicho. Pegue depoimentos da veterinária e crie conteúdos específicos constantemente.

Ser específico em uma área, conhecer mais as dificuldades encaradas pelas empresas e conectar-se com a comunidade ligada ao nicho escolhido levará reconhecimento e agregará muito aos seus serviços.

Crie um funil de vendas para o seu processo comercial e trabalhe ele durante um tempo. É o melhor caminho a se seguir em uma estratégia de nicho, que tem tudo para ser sólida com o passar do tempo.

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