Crie mais oportunidades de negócios com novos serviços em seu escritório contábil
Os ativos de um escritório contábil geralmente seguem um padrão. Os serviços seguem uma linearidade por conta do regime tributário e da rotina financeira das empresas no Brasil.
Alguns escritórios fogem um pouco desse padrão, oferecendo alguns serviços mais exclusivos ou até mesmo com uma atenção diferenciada para determinado cliente.
Em um mercado tão tradicional e linear como o contábil, é possível inovar criando novos serviços? Como isso pode ser feito? Confira em nosso artigo!
Antecipar a necessidade/novidade
Para oferecer algum novo serviço é preciso identificar alguma necessidade no mercado ou até mesmo alguma tendência, seja ela tecnológica, exigência burocrática ou novo comportamento do mercado.
Estruture essa antecipação, crie uma equipe ou separe algum momento da sua semana para dedicar-se somente ao estudo de mercado, antevendo de forma efetiva um novo movimento do mercado, seja ele qual for.
A vantagem do escritório contábil de lidar com diverso tipos de empresa (exceto em casos de contabilidade que atuam com apenas um nicho), é conseguir enxergar de perto um movimento específico de algum mercado.
Pesquisar e identificar
A pesquisa da necessidade pode ser feita de diversas maneiras, mas é fundamental o contato com alguém daquele nicho que você identificou como ideal, para a sua aposta de um novo serviço.
Esse contato direto com empreendedores da área identificada é primordial, pois durante o processo de pesquisa pode ser identificada alguma necessidade, que na prática, não seja tão necessária ou até mesmo um cenário pior do que você encontrou.
Vamos dar o exemplo de veterinárias. Em suas pesquisas foi identificado que no mercado veterinário há uma necessidade enorme de gerenciamento de fluxo de caixa.
O primeiro passo após encontrar a área de atuação, é estruturar o modelo operacional. Como as novas rotinas serão realizadas, o fluxo de informação, sistemas e relatórios necessários para o funcionamento do novo serviço.
Após conversar com empreendedores de veterinária, é a hora de selecionar os primeiros prospects (possíveis clientes) ou até mesmo oferecer o seu serviço por 30 dias grátis, como teste.
É muito importante que nessa parte seja selecionada as empresas que mais necessitam do serviço na sua proximidade.
Oportunidades no mesmo universo
A busca por novos serviços estarão relacionadas, na maioria das vezes, com assuntos financeiros e/ou administrativos. Não é o “mais do mesmo”, trata-se de uma coerência no universo dos negócios.
Depois de identificar tudo e montar um plano para o novo serviço, é preciso orçar o valor do novo investimento e até mesmo sua demanda operacional e tecnológica.
Em vários casos parcerias são bem vindas, seja com outros escritórios,freelancers de contabilidade ou da área relacionada. Lembrando que essas parcerias são importantes principalmente na impossibilidade de colocar o projeto em ação.
Marketing de lançamento
Após estabelecer e estruturar tudo do(s) novo(s) serviço(s), chegou o momento de divulgar e prospectar.
- A sua empresa precisa demonstrar a nova aposta, colocar em evidência que aquele novo serviço irá resolver o problema que ela já vem enfrentando. Invista em anúncios nas redes sociais e principalmente em marketing de conteúdo, para engajar e educar seu novo público;
- Confirme o seu serviço já estabelecido. Mostre que a sua empresa contábil já possui experiência e autoridade em uma área (contábil). Dessa forma a sua marca transmitirá confiança e facilitará o primeiro contato com o prospect;
- Demonstre o diferencial do seu novo serviço, compare com o que o mercado já realiza, seja em âmbito regional ou nacional e mostre em que seu escritório se sobressai;
- Por fim, a tecnologia utilizada e os bastidores do novo serviço, servem de catapultas para a confiança da marca. Mostre com o que você faz (tecnologia) e como você faz (bastidores).
Conclusão
Analise de forma detalhada as novas oportunidades e veja qual será o melhor tipo de investimento, para que não comprometa o que você construiu até hoje em sua contabilidade.
Caso queira conversar mais sobre toda essa estratégia, envie um e-mail para contato@labcont.com.br para conversarmos sobre o seu negócio, sem compromisso!