Um dos momentos mais críticos para qualquer empresa, é quando chega aquela crise que ninguém espera. Recentemente, muitos clientes de escritórios sentiram a crise causada pelo coronavírus.
Seja qual for o motivo da instabilidade do seu cliente, a contabilidade tem um papel fundamental no apoio e até mesmo em possíveis soluções.
Com o futuro incerto, o seu cliente provavelmente está sem paciência, ansioso e muito inseguro quando o assunto é finanças.
Separamos algumas dicas que o seu escritório pode aplicar no apoio aos seus clientes.
Identifique a profundidade da crise
Saber mapear o real motivo da crise e tudo que está sendo afetado internamente, é primordial para se chegar a uma solução.
Com dados contábeis e financeiros, o seu escritório terá um bom embasamento para indicar os impactos que a crise está gerando, além de avaliar o quão “profunda” é a situação.
Ao expôr toda a situação, o seu cliente passará a ter mais clareza sobre o caso e poderá tomar decisões de forma racional.
Acompanhe de perto (mesmo de longe)
Faça um acompanhamento mais próximo ao seu cliente, mesmo que remotamente. Convoque reuniões por chamada de vídeo e pergunte constantemente por e-mail e whatsapp como está sendo dia após dia.
O seu cliente está em risco e o seu negócio também, pois ele é parte do seu fluxo.
Quando o contador se disponibiliza a escutar o cliente, o seu papel como consultor do negócio passa a agregar e fazer diferença na vida do cliente. A valorização do trabalho será cada vez maior.
Planejamento financeiro e soluções através de crédito
Como foi dito anteriormente, o levantamento da situação atual do cliente fará com que o seu escritório tenha embasamento sobre a situação financeira.
Muito das vezes, é necessário optar por créditos como solução. Faça todo um planejamento financeiro para o novo momento e se necessário, mostre como a opção por crédito pode ser feita e como irá impactar no fluxo de caixa.
Esse planejamento financeiro precisa funcionar como uma espécie de “mapa” para o novo momento do seu cliente. Portanto, seja o mais didático possível.
Conclusão
Nos últimos anos ouvimos muitas queixas do mercado contábil em relação a desvalorização da profissão.
Ter uma relação mais próxima do empresário em momentos delicados, ajudam muito nessa construção de autoridade. Não podemos negar que a desvalorização existe sim, porém, cabe ao mercado, impôr uma nova realidade.
