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IR 2020 | 5 Estratégias comerciais para conquistar mais clientes

Chegou a época do ano onde o contador e as empresas contábeis são altamente requisitadas por pessoas físicas para a entrega do imposto de renda. Por tratar-se de um tipo de serviço que é feito para PF, é uma oportunidade de atingir muita gente e aumentar o faturamento da sua empresa contábil no ano.

Caso você não tenha ou não trabalhe para o comercial de uma empresa contábil, esse post também será interessante para o profissional contábil em geral.

A procura pelo contador é maior nas últimas semanas, especialmente nos últimos dias. É interessante também realizar ações para educar o público, mostrando que o ideal é entregar com antecedência (na maioria dos casos) e que somente em casos específicos a entrega é melhor nas últimas semanas.

A entrega obrigatória do IR 2020 será realizada entre março e abril. O planejamento dos escritórios contábeis para o período do leão precisa ser realizado com no mínimo 1 mês de antecedência, seja para os processos operacionais, quanto para o comercial.

Vamos apresentar durante este texto como explorar comercialmente o período de IR.

Campanha em redes sociais

A principal oportunidade que sua empresa contábil pode ter no período de IR é diversificar o público-alvo, onde ele deixa de ser somente o empresário e passa a ser também qualquer pessoa que precisa realizar o envio do IR.

Começando com a melhor e mais efetiva das ações comerciais, as redes sociais possuem um poder de alcance muito grande neste momento de busca por pessoas que precisam de assessoria para envio do IR.

Tanto o Facebook, quanto o Instagram, são primordiais para a estratégia de marketing contábil. Crie artes e anúncios para o seu público, oferecendo diretamente seus serviços de IR, transmitindo segurança e credibilidade.

Mesmo tendo uma diversificação de público, monte o seu público-alvo, através de faixa etária, localização, gostos e atividades. Os anúncios do Facebook e do Instagram permitem que a empresa alcance pessoas interessadas e necessitadas do auxílio do contador na entrega do IR.

Conteúdo para atrair público

Criar autoridade no assunto torna a sua empresa especialista e transmite confiança para o público. Investir em Marketing de Conteúdo vai além de conquistar clientes para IR, servirá para conquistar novos contratos até mesmo depois do período de IR.

Esse tipo de estratégia precisa ser feito com antecedência, para envolver o público com um texto em blog, e-book, infográfico ou até mesmo um vídeo. O processo de conversão durante o período do imposto de renda tende a ser mais rápido, já que o público precisa de uma solução urgente.

Marketing local

Em certos momentos o bom e velho “Marketing Off” precisa ser colocado em prática. Anunciar em sua região através de banners, outdoors, busdoors e flyers ajudarão a sua empresa contábil ser a primeira solução em envios de IR.

Um ação off bem feita é repercutida regionalmente, por isso é necessário achar o melhor ponto possível no caso de banners e outdoors, buscar a distribuição de flyers em locais estratégicos e no caso do busdoor, buscar as principais linhas da sua cidade.

Outra maneira bem interessante de fazer uma ação regional é buscar grupos no Facebook da região ”x”. Muito cuidado para não se tornar inconveniente e sempre querer vender a qualquer custo os seus serviços de IR.

E-mail marketing e carteira de clientes

Outro processo que é interessante ser feito com antecedência por interagir bastante com a “dica 2” é o E-mail Marketing. Além de enviar os conteúdos gerados pela sua empresa, você irá oferecer diretamente seus serviços de IR para sua carteira de clientes, onde há a oportunidade de apuração do IR dos sócios, funcionários e familiares.

No momento da elaboração dos conteúdos, retenha o e-mail e o celular do seu público em troca do seu conteúdo. Com esses dados em mãos, ofereça diretamente seus serviços de IR também, aumentando seu leque de possibilidades.

Whatsapp marketing

A última dica também será o último processo das suas ações de marketing. Como foi dito anteriormente, as últimas semanas sempre são as mais movimentadas para envio do IR. A rede social que possui o maior senso de urgência é o Whatsapp.

Separe uma lista dos seus clientes para enviar e-mails oferecendo serviços de IR, os clientes que você não tiver retorno até as últimas semanas, você enviará via Whatsapp (de preferência Whatsapp Business, da sua empresa contábil).

Esse processo também é válido para os dados do seu público que você reteve no momento do marketing de conteúdo.

Para elaborar uma estratégia de marketing estruturada e eficiente para o período de IR, acesse nosso post sobre “O que é e como fazer marketing contábil?”.

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