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Comercial contábil: Como retomar o contato com um lead contábil?

Converta seu lead contábil mesmo após uma desistência!

Sabe aquela venda que o seu negócio contábil não conseguiu concretizar? É bem provável que outro escritório tenha convertido seu lead em cliente. Identificar as objeções da negociação é essencial para o futuro comercial da sua empresa contábil.

Olhar para os casos “perdidos” é tão importante quanto olhar para os bem-sucedidos, pois é preciso ajustar o processo comercial para que não haja “pontas soltas”.

Algumas perguntas sobre a organização dos seus leads (possíveis clientes que interagem de alguma forma com a sua empresa), são importantes para entender a base do processo:

  • Onde você organiza os seus contatos?
  • Como você qualifica os seus contatos? Há critérios?
  • Há um processo comercial desenhado?

Se você não tem resposta para essas perguntas, não tem problema, vamos abordar detalhadamente como identificar as objeções e melhorar o processo comercial.

O motivo

Há vários motivos para uma venda não ser concretizada, principalmente quando falamos de negócios B2B (business to business – venda entre empresas), onde mais de uma pessoa, geralmente, é responsável pelo processo de aquisição dos serviços contábeis.

Alguns fatores são mais clássicos na não conversão do lead contábil:

  • Valor considerado alto;
  • Os responsáveis não gostaram sentiram confiança;
  • Concorrência com referência de terceiros.

Obviamente, há outras situações que podem ser encaixadas na desistência, porém, essas três aparecem em muitos casos. 

O motivo precisa ser registrado em seu controle comercial, pois cada tipo de objeção precisa ter uma reação específica do escritório, dessa forma, você começará a implementar a base do seu processo comercial, que consiste em:

  • Captura do lead;
  • Primeiros contatos;
  • Abordagem;
  • Negociação;
  • Aprovação ou Objeção;
  • Implementação e suporte ou Novo contato.

Ajustando o processo através dos motivos

Após descobrir os motivos que levaram ao não fechamento do negócio, é preciso estabelecer como o escritório irá reagir no processo comercial.

“Os responsáveis não gostaram sentiram confiança” = Performance do(s) vendedor(es)

Se a perda da venda foi interpretada ou explicitada pelo lead como falta de confiança no projeto, reveja como está sendo realizada as negociações.

Reveja como a sua apresentação de proposta está sendo feita (espero que você tenha, no mínimo, um power point!), como o contato com o lead e tempo de resposta estão sendo realizados. 

É preciso ter muito profissionalismo e transmitir segurança ao longo de toda negociação, pois a contabilidade é uma área que requer atenção redobrada como os seus clientes.

Se há muitas dificuldades na negociação e em mais de um caso, o problema é mantido, invista em capacitação para você e/ou equipe comercial.

“Valor alto” e “Concorrência com referência de terceiros” = Qualificação dos leads

O processo comercial estratégico requer da empresa, uma qualificação de leads para as abordagens. 

Investir em marketing contábil, é primordial para entender como qualificar os seus leads. Quando há um investimento em produção de conteúdo para o escritório, nós podemos definir algumas fases para os nossos leads.

Cada tipo de conteúdo e/ou interação, é medido para qualificar o “grau de maturidade” do lead. Defina seus critérios de avaliação e planeje ações específicas para cada etapa. 

Saber em quem você precisa chegar e como vai chegar, fará o seu negócio contábil aumentar a conversão de negociações.

O que fazer com a venda perdida?

Não são todos os casos que a venda será considerada, definitivamente, como perdida. Entender o processo de cada lead nas suas etapas, é essencial para uma retomada de contato.

Caso o seu escritório tenha uma equipe terceirizada ou interna de marketing contábil, invista em produção de conteúdos específicos para cada situação. Coloque os contatos que não converteram, em um fluxo de e-mails com conteúdos educativos para empresários, com o objetivo de não perder o contato com o escritório.

Com um processo maduro no decorrer do tempo, você irá identificar os períodos do ano onde há uma maior aquisição de novos clientes, logo, é uma boa época para retomar um contato mais direto.

Conclusão

Não importa como, mas organizar o seu processo e registrar todas as etapas de interação com o lead, é primordial para o futuro do seu negócio contábil.

Invista em inteligência estratégica para a sua gestão.

ativador office 2019

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