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Como aplicar a pós-venda na contabilidade?

Conquistar novos contratos com frequência é o objetivo da maioria dos negócios contábeis, porém a estratégia não pode parar por aí. Ter um processo de pós-venda bem estruturado na contabilidade, ajuda na retenção dos clientes.

Ao contrário do que muitas empresas de diferentes seguimentos fazem, a jornada do consumidor vai além do processo de compra.

Na contabilidade, é necessário realizar a pós-venda para garantir que o cliente está tendo uma boa experiência com o seu serviço.

Quem pensa em transformar o negócio contábil em uma marca contábil, precisa entender e aplicar os conceitos da pós-venda.

A jornada até a pós-venda

Trabalhar com estratégia todos os processos do seu público, até ele se tornar cliente, é fundamental para o sucesso de um negócio contábil.

Entenda como pode funcionar cada etapa de um funil de vendas:

1 – Atração: Invista em conteúdos educativos para o seu público, onde ele possa solucionar parte dos seus problemas, mas se interessar pela sua marca contábil.

2 – Construindo relação: Conteúdos exclusivos para o seu público que se cadastrou em alguma lista de e-mail ou qualquer outra ação que envolva cadastros.

3 – Prospects: Conteúdos e mensagens com objetivo de vendas para os seus contatos mais maduros.

4 – Oportunidades: Contatos que estão em fase de negociação

5 – Clientes: Contatos que foram convertidos em venda

6 – Pós-venda: Processo de retenção das vendas.

Os resultados esperados de um bom processo de pós-venda na contabilidade

Cada negócio contábil pode ter o seu parâmetro único de sucesso, porém, alguns são mais comuns nessa estratégia. São os casos de:

Redução na rotatividade de clientes

No mercado contábil é comum que os clientes permaneçam, no mínimo, por 1 ano.

Com base na estatística geral e/ou olhando para o seu histórico, você pode traçar novos objetivos de retenção de clientes.

Novas vendas

Sabemos que não é convencional no mercado contábil oferecer novos serviços para clientes da carteira.

É possível oferecer serviços adicionais para os seus clientes.

Listamos alguns neste post

O processo

Como o modelo de negócio para o mercado contábil, no geral, consiste no formato B2B (business to business; empresas para empresas), é mais “fácil” personalizar o processo de pós-venda, se compararmos com negócios que buscam o consumidor final.

É possível identificar as necessidades se cada cliente e trabalhar com estratégias distintas a sua experiência.

Exemplo:

Se há algum cliente com dificuldades em estruturar processos financeiros, a contabilidade pode auxiliar na estruturação, seja com o serviço de fato ou com consultorias.

Olhar para a carteira é o primeiro passo para começar a implementar uma estratégia de retenção eficaz.

Conclusão

A pós-venda precisa ser implementado no seu processo de vendas e marketing, como uma etapa essencial.

Ter um atendimento personalizado e humanizado, fará o seu cliente se sentir especial. Cuide sempre da experiência de quem proporciona o seu negócio (clientes e colaboradores).

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