Se tornar um líder de vendas contábil não é uma tarefa fácil. Há muitas pressões sobre quem lidera um time comercial para impulsionar a excelência, o desempenho e as estratégias de vendas.
Geralmente, líderes de vendas aprendem da maneira mais difícil o que funciona e o que não funciona. Mas é bom entender que um líder comercial tem como papel orientar a equipe de vendas em suas operações para obter mais lucros.
Um líder de vendas contábil precisa saber que é necessário ter experiência em estabelecer metas de vendas, orientar a equipe, planejar treinamento, analisar dados de vendas… E a lista continua!
Os líderes de vendas de hoje são especialistas em gerenciar o tempo — eles garantem que sua equipe use seu tempo em atividades que levam ao fechamento do maior número possível de negócios.
Esse líder pode causar um impacto considerável influenciando as atividades específicas que levam a um fechamento de venda.
As vendas B2B são mais desafiadoras do que se pode imaginar. Embora todos os líderes de vendas, sem dúvida, precisem de experiência prática para converter vendas, há uma ampla gama de outras habilidades (igualmente importantes) que você precisará dominar para se destacar nessa função.
Por isso, no artigo de hoje vamos te contar quais são as principais responsabilidades que você vai ver ao liderar as vendas de um escritório contábil. Preparado? Vamos lá!
As principais responsabilidades de um líder de vendas
Cuidar das operações de vendas
Os gerentes de vendas são responsáveis pela contratação e desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo de vendas. Eles também precisam cuidar da estrutura da equipe. O trabalho de um líder de vendas não é fácil.
Afinal, ele precisa selecionar cuidadosamente quem contratar e definir metas de receita para a equipe de vendas que está sob seus cuidados. Além disso, esses líderes precisam manter a equipe motivada para que estejam prontos para cumprir as metas estabelecidas.
Montar uma análise e estratégia comercial
Líderes de vendas devem seguir uma abordagem orientada por dados para fornecer metas realistas. Eles devem ser capazes de modelar uma previsão de vendas e executar um planejamento que envolve a análise de pipeline de vendas, índices de fechamento, tamanho médio de negócios, velocidade de vendas e muito mais.
Um líder de vendas precisa de uma estratégia de vendas que visa melhorar o lucro da empresa. No entanto, não é tão fácil quanto parece. ´É necessário tomar decisões de compensação para descobrir quais tipos de vendas podem ganhar comissões ou bônus.
Trabalhar com a escuta
Ser um líder de vendas também é sobre o empoderamento e apoio da equipe. Sendo assim, é necessário aprender a ser um ouvinte eficaz.
Ouvir permitirá que você entenda as coisas da perspectiva de sua equipe. Ouvir também demonstra empatia e aumentará a confiança de sua equipe em sua capacidade de gerenciar e ganhar a confiança deles.
Ver o desempenho de sua equipe como um reflexo do seu
Querer levar o crédito pelas vitórias e evitar a culpa pelas perdas é da natureza humana. Mas como líder de vendas de serviços contábeis, você não pode passar a responsabilidade. O desempenho da sua equipe é um reflexo de seu desempenho como gerente.
Quando a equipe perde sua cota mensal, não é por falha deles em vender – é por não ter certeza de que eles estavam prospectando o suficiente, agregando valor a seus clientes potenciais, acompanhando rapidamente, encontrando soluções ganha-ganha e assim por diante.
Por isso, é preciso ter em mente que você não deve se importar com o sucesso de ninguém mais do que o deles, pois o sucesso da equipe irá refletir o seu!
Ter excelentes habilidades de comunicação
Um bom líder de vendas contábeis deve ter excelentes habilidades de comunicação se quiser gerenciar a equipe com eficiência.
Deve ser capaz de entender os requisitos da equipe e comunicá-los a um nível superior quando necessário.
Caso surja algum problema dentro da equipe, é preciso que o líder saiba resolver de forma eficiente, além de ser capaz de delegar as respectivas tarefas e motivar a equipe com palavras poderosas, mantendo um bom relacionamento com a equipe e clientes.
Ter um posicionamento otimista e positivo
Ninguém pode ganhar todas as vezes; haverá perdas também na jornada. O líder de vendas contábeis deve ter a capacidade de lidar com todas as situações de forma positiva.
A mentalidade de uma liderança comercial em um escritório contábil pode definir o tom para toda a organização. Se ele for positivo, ele motivará outros membros da equipe também a se tornarem positivos.
Além disso, com um ambiente positivo, todos têm um desempenho melhor, seja na venda remota ou na venda tradicional. Isso levará ao aumento do lucro para a sua contabilidade.
Aprendizado contínuo
Como líder de vendas, você precisa ser alguém interessado em aumentar a competência geral de sua equipe.
Demonstre sua vontade de permanecer no topo de seu jogo e modele isso para seu pessoal participando de treinamentos regularmente.
Incentive sua equipe a investir tempo em treinamento, garantindo que isso seja possível para eles. Isso significa que seu trabalho é ajudar a remover os obstáculos ao sucesso deles.
Conclusão
A função do gerente de vendas não pode ser subestimada. Pelo contrário. O setor comercial precisa ser o coração do escritório, na qual os vendedores são os representantes da empresa e a liderança em vendas trabalha para que a equipe sempre entregue os melhores resultados possíveis.
Mesmo que não seja tão comum a presença de setores comerciais estruturados na contabilidade, é preciso investir em capacitação de todos que atuam nela, sajam os sócios ou funcionários contatados para essa função.
No artigo de hoje você percebeu que um líder de vendas contábeis influencia diretamente o potencial de geração de receita de uma empresa. Afinal, o trabalho de um líder comercial inclui uma ampla gama de responsabilidades, e todas elas envolvem um setor unido sob suas responsabilidades para que assim seja possível trabalhar com mais produtividade, metas cumpridas e logo, lucratividade para seu escritório contábil.
Mas, claro, você certamente não precisa – e nem deve parar apenas com as práticas citadas neste texto. Se concentrar em sua constante melhoria e integridade ajudará a criar um modelo forte para sua equipe. Em ambientes onde todos estão trabalhando para melhorar, todos ganham.
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