O modelo de trabalho remoto é uma realidade em diversos mercados, tornando-se uma opção muito produtiva para diferentes funções. No mercado contábil, não era comum ter empresas com o modelo remoto, mas após a pandemia do novo coronavírus, a realidade mudou.
A adoção ao trabalho remoto se tornou obrigação para a operação do mercado contábil, levando muitas equipes a períodos caóticos, no início da pandemia. A falta de organização no fluxo de trabalho, fica exposta quando toda equipe precisa operar remotamente.
Mais do que uma opção, os escritórios perceberam que essa realidade é sinônimo de sobrevivência. Para que o negócio continue operando normalmente, é preciso olhar com carinho para os colaboradores.
Manter colaboradores engajados e comprometidos é necessário e tem influência direta nos resultados do negócio. Alguns pontos são primordiais:
- Alinhar objetivos e pontos importantes;
- Distribuir bem as tarefas;
- Tomar decisões em equipe;
- Evitar reuniões desnecessárias.
Algumas ferramentas podem ajudar no fluxo de informações e operacional, com funcionalidades simples, o colaborador pode cumprir as funções de uma forma mais dinâmica.
Uma ferramenta simples de controle de ponto, onde você pode registrar o seu ponto diariamente, de forma remota.
Muitas empresas, de diferentes mercados, estão caminhando para uma flexibilidade quanto às rotinas e ao cumprimento de horários, mas ainda assim, estipulando uma carga horária mínima.
O seu colaborador precisa entregar as suas tarefas e não esperar o fim do expediente para preencher o seu ponto.
Uma ferramenta de desempenho avançado, focada na tomada de decisão e no acompanhamento do desenvolvimento dos objetivos da empresa.
O STRATWs One é indicado para gestores, funcionando como uma solução de monitoramento de relatórios e resultados.
O software possibilita acompanhar os resultados da gestão ou até mesmo do trabalho de um time.
Otimizar o processo de tomada de decisão, é o objetivo da ferramenta, além de ajudar os colaboradores a entenderem o impacto de seus respectivos trabalhos, aumentando o engajamento.
Quando falamos de engajamento de colaboradores, estamos falando diretamente do seu bem-estar.
É inconcebível exigir engajamento da equipe, sem se preocupar com a sua saúde mental, por exemplo.
Com uma abordagem leve, intuitiva e até lúdica, a ferramenta funciona como um medidor de bem-estar dos colaboradores.
Com resultados que demonstram níveis motivacionais e de satisfação, medidos através de questionários simples que são respondidos com emojis, o gestor saberá como ajudar determinado colaborador.
A ferramenta precisa ser utilizada somente por gestores capacitados, que tenham habilidades de inteligência emocional e empatia, atributos que infelizmente, não vemos muito no mercado contábil.
Conclusão
Engajar uma equipe contábil é um exercício diário que o gestor precisa ter. Durante o período de quarentena, ninguém está 100% produtivo e não estamos rendendo como rendemos antes.
Ter a consciência dessas limitações que estamos sendo submetidos, fará com que o seu negócio contábil opere da melhor forma possível. Continue caminhando e respeitando.