Todo profissional contábil sabe que a harmonia entre contabilidade e finanças, geram mais resultados para os negócios. Ter a vida financeira organizada, não é a realidade de muitas empresas no Brasil, pois muitos empresários não compreendem a importância.
O contador, por si só, é fundamental no mercado corporativo, mas se adicionarmos ao papel do profissional contábil, a função de consultor de negócios através de um BPO Financeiro, o papo muda!
Oferecer uma gestão financeira de qualidade, pode mudar os rumos do negócio contábil, antecipando uma tendência do contador do futuro, onde o profissional contábil é a figura central no negócio.
O que é BPO Financeiro?
BPO (Business Process Outsourcing), é um termo em inglês que significa terceirização dos processos de negócios.
No caso do BPO Financeiro, podemos resumir essa definição em uma terceirização para a realização de atividades e funções financeiras de um empreendimento.
O escritório contábil assume as rotinas financeiras da empresa, ficando responsável por atividades como: faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária e gestão de contratos, entre outros.
A contratação do BPO Financeiro junto à contabilidade, proporcionará uma economia ao cliente, pois não será necessário obter os custos da contratação de funcionários específicos, além de centralizar informações primordiais em uma só empresa.
O mercado no geral, vem caminhando para a construção de serviços por demanda. Não são todos os negócios que precisam de uma gestão financeira completa, em algumas realidades, por exemplo, é necessário somente controlar contas a pagar e receber, trabalhando somente com a real necessidade.
Qual o cliente ideal para esse tipo de serviço?
Sabe aquele cliente que entrega as movimentações sem nenhuma conciliação e toda desorganizada? Então! É dele que estamos falando.
Muitas empresas não possuem nenhum funcionário específico para a função financeira, centralizando tudo no gestor, que consequentemente acaba se sobrecarregando com o acúmulo de funções.
Esses são um dos “sintomas” mais comuns de empreendimentos que precisam de uma gestão financeira. A verdade é que se já há uma relação de confiança entre a contabilidade e o cliente, a oferta por um novo serviço é natural.
Em relação a novos clientes, o escritório precisa se preocupar com estratégias de marketing contábil para que a prestação de serviço do BPO Financeiro, esteja alinhado com a imagem do contador consultor.
Como implementar?
É necessário investir em softwares de solução financeira, que possam ser integrados diretamente ao seu sistema contábil. Alguns ERP de contabilidade, já oferecem um pacote financeiro, o que pode facilitar muito a integração.
Invista em uma equipe especialista e em capacitação para ela. O principal trunfo de um negócio contábil é a confiança, que precisa ser conquistada através de um ótimo serviço.
Conclusão
Implementar o serviço de BPO Financeiro no seu negócio contábil é primordial para quem deseja estar um passo à frente da concorrência.
Muitos escritórios ainda estão “dormindo no ponto” e não estão percebendo as mudanças que o mercado vem exigindo, pois, estão atolados na rotina burocrática.
Continue acompanhando a Lab para sempre estar conectado com a contabilidade do futuro!