Proporcione uma melhor experiência para o cliente do seu negócio contábil
A contabilidade é sem dúvidas uma das profissões mais exigidas quando o assunto é confiança. Por tratar de assuntos tão delicados que podem definir o futuro de uma empresa, a terceirização do serviço contábil é sempre um dos assuntos mais tensos para qualquer empresário.
Ciente desta tensão, o empresário contábil tem como missão tranquilizar, orientar e chamar a responsabilidade sobre as obrigações.
A confiança é conquistada ao longo da relação, conforme a empresa que contratou os serviços, vai observando os processos do negócio contábil.
Tudo que gira em torno de uma empresa contábil, precisa ter o cliente como centro. Quando a relação contabilidade + cliente é estreita, muitas possibilidades são abertas.
Agregando valor ao seu cliente
Olhar com carinho para o seu próprio serviço é uma tarefa muito complicada. Muitos contadores pecam em não olhar para o seu negócio com frequência, pois quase sempre estão sendo levados pela rotina operacional.
Ao não olhar para o seu próprio negócio de forma mais estratégica, o empreendedor contábil, perde a oportunidade de faturar mais com novos serviços. É possível sim inovar com novos serviços na contabilidade, assim como também é possível passar uma imagem mais inovadora para o seu público.
Entregar um serviço contábil, qualquer escritório minimamente competente entregará. O questionamento precisa ser sobre: “Como irei agregar valor ao meu serviço?”.
Oferecer um serviço cada vez mais personalizado às necessidades do seu parceiro, é essencial para realizar a manutenção em sua carteira.
A experiência do seu cliente começa antes da contratação
A forma como o negócio contábil se relaciona com o público influencia diretamente na experiência do cliente. Se o objetivo de uma boa estratégia de Marketing Contábil é converte público em consumidor do seu serviço, a experiência dele já começa no primeiro contato com a marca contábil.
Encantar o cliente precisa ser uma das prioridades dentro de uma empresa contábil, muito por aquilo que já citamos acima, sobre qualquer escritório realizar o serviço padrão. Além da personalização do serviço, ofereça um acompanhamento próximo e acompanhe as suas necessidades.
Envie materiais personalizados, seja off ou digitais, por exemplo:
- Envelopes e pastas personalizadas (off)
- Apresentação de procedimentos iniciais (digital)
- Relatórios (digital)
- Materiais de escritório personalizados (off)
- Planilhas de gestão (digital)
São as pequenas atitudes que fazem uma empresa contábil ganhar cada vez mais espaço no mercado.
Atendimento e pesquisa de satisfação
Como funciona o seu atendimento hoje? Essa é a primeira avaliação que precisa ser feita, pois os maiores problemas entre contratante e contratado, é a falta de comunicação.
Busque saber os meios de comunicação utilizados e quais os seus clientes estão sugerindo ou perguntando se vocês utilizam. O perfil de cada cliente varia de empresa para empresa, porém a adesão por meios de comunicação ágil, como Whatsapp e Telegram, vem crescendo a cada dia.
Essa pesquisa sobre como está sendo o atendimento, deve ser estendida para outras áreas dentro da empresa. Todos os processos que incluem a participação do cliente, precisam ser acompanhados por uma pesquisa, afinal, é a partir dela que você poderá avaliar a situação do cliente com a empresa contábil.
Conclusão
Colocar o cliente como centro do negócio ajudará você e sua equipe a tomarem decisões mais claras para o futuro da empresa.
Cuide do processo de encantamento antes mesmo do processo de negociação. Tratando o público de acordo com a sua necessidade, você conquistará uma boa relação com o seu cliente desde o início!
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