Como administrar de forma eficiente o relacionamento com os seus clientes contábeis?
Relacionamento: ato ou efeito de relacionar(-se), capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes.
Essa é a definição de relacionamento no dicionário. E ao buscarmos uma definição sobre como deve ser o relacionamento com o seus clientes contábeis, entende-se que ele necessita ser agradável para que o seu escritório contábil seja reconhecido.
O relacionamento dirige todo o processo que as vendas devem seguir. Entendendo o que realmente a empresa necessita e como você pode ajudá-lo.
No entanto, construir um relacionamento de longa data com o seu cliente, pode ser mais fácil do que parece. Para isso, basta ambos aplicarem uma boa comunicação.
Para realizar um bom relacionamento mutuamente, é necessário que haja uma troca de experiências, de serviços e de informações importantes para nutrir conteúdos direcionados ao que está sendo trabalhado.
Estabelecer uma relação duradoura entre o escritório e o cliente contábil pode ser mais fácil do que você imagina. Na leitura de hoje traremos algumas dicas para que você possa implementá-las no seu dia a dia.
Sumário:
Comunicação
Dentre os tópicos necessários para adotar um bom relacionamento, está a comunicação. É impossível criar uma relação entre escritório e cliente contábil sem que haja um diálogo.
Por isso, cuide deste fio condutor. O cliente deve priorizar a comunicação. Quando você busca manter uma boa comunicação você demonstra interesse por tudo que está sendo tratado.
Através da comunicação, há a criação de vínculos com seu cliente contábil, gerando construções duradouras.
Empatia
Outro ponto importante, e que não pode ser menosprezada é a empatia pelo seu cliente.
A empatia, assim como a comunicação, consegue fortalecer relacionamentos trabalhistas, pois você se demonstra apto a ajudar no momento, por mais que não consiga solucionar o problema diretamente.
Assim como a comunicação e a empatia, o próximo tópico possui interligação com os anteriores. Dessa forma, o respeito também é a base fundamental para todo relacionamento, seja ele profissional ou não.
Respeitar o ponto de vista do cliente, seu posicionamento e seus ideais são essenciais para a construção de um bom relacionamento.
No entanto, busque trabalhar com clientes contábeis que tenham um comportamento próximo ao do seu time (você só vai resolver isso traçando um ICP). Até porque, ficará muito complicado trabalhar com um cliente que possua comportamentos e expectativas totalmente opostas as suas.
Estratégias de fidelização
Agora que você já compreendeu quais são os pontos básicos primordiais para criar um bom relacionamento com os seus clientes, está na hora de traçarmos estratégias, visando fidelizá-los e aumentar as vendas.
Para isso, invista em estratégias de fidelização. Criar este vínculo com alguém através de seu CNPJ é uma tarefa bastante árdua. Issso acontece porque você precisa fazer seu consumidor se identificar com seu serviço contábil.
Por isso, esta base de fidelização não pode ser construída apenas no momento da assinatura do contrato, com um bom atendimento. É importante e necessário que o escritório realize uma assistência pós vendas.
Perguntar se está tudo bem, se o produto ou serviço oferecido agradou e se necessitam de mais alguma ajuda, são modelos de fidelização através do comprometimento. Sendo assim, o escritório demonstra que se preocupa com o cliente antes e depois de conseguir seu contrato.
Incentivar e adotar esta prática impacta diretamente no Life Time Value do seu negócio contábil.
Estratégias de fidelização como o relacionamento dos clientes contábeis
Outro fator importante para se ter atenção é o CRM. Essa estratégiatem como princípio buscar o gerenciamento dos relacionamentos criados com os clientes através de softwares disponíveis para tal função.
Por isso, como já mencionamos antes mantenha seu cliente no foco de toda negociação.
Busque sempre respeitar a missão, visão e valor do escritório contábil. É através dela que seus colaboradores que vão ter contato com os clientes, terá como guia.
Aumente sua produtividade visualizando detalhes importantes do cliente. Esteja preparado para a demanda que seu time de atendimento trará após toda esta preparação.
Busque realizar um levantamento de dados, para desenvolver melhorias em seu atendimento.
Conclusão
Podemos observar com a leitura de hoje que mesmo havendo diversas formas de melhorar o seu relacionamento com os clientes contábeis, a principal e mais importante é como o seu escritório vai se comunicar e o impacto dele no dia a dia da empresa.
Por isso, é importante investir em um time que possa fornecer todo o suporte antes e depois do contrato assinado, mostrando que negócio contábil se preocupa com o cliente.
Este processo além de mostrar o seu diferencial, cria uma fidelização com o seu público. Por isso, tenha uma equipe de atendimento empenhada e muito boa para desenvolver tal tarefa.
Com toda a estrutura competitiva do mercado contábil, o seu escritório precisa se destacar para estar sempre à frente.
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