Mensurar o quantitativo que será arrecadado pela contabilidade no final do mês é o sonho de todo contador e a previsão de vendas é fundamental!
Na maioria das vezes, o contador não possui uma previsão as vendas do seu escritório de contabilidade. Ficando a mercê das informações geradas ao longo do mês.
Essa situação acontece por falta de organização, na maioria dos casos. Por isso, na leitura de hoje, traremos dicas para você implementar, gerando uma previsão de vendas que trará uma visão mais ampla das vendas no seu escritório contábil.
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é e como gerar uma previsão de vendas, para depois, saber como aplicá-la.
Previsão de vendas é a estratégia baseada nas métricas, ou seja, fatores utilizados para definir as estratégias de venda para o próximo período determinado, seja eles dia, semana, semestre ou ano.
A partir da previsão de vendas é possível compreender o volume de vendas que se espera receber, traçando estratégias que atendam a demanda.
Ao visualizar as possibilidades de venda, é possível traçar estratégias interessantes visando a saúde financeira da empresa. O volume de vendas, por exemplo, se torna mais fácil ainda determinando estratégias interessantes a longo prazo.
Dentre as visualizações a longo prazo, podemos citar:
- a adaptação para mudanças que podem ocorrer no mercado em determinado período de tempo;
- planejamento de tempo mais estruturado;
- alinhamento entre as áreas do escrtitório;
- entender a real necessidade do seu público;
- levantar e mapear os recursos necessários para a produção da empresa, buscando matéria prima de forma consciente e mais sustentável, economizando as finanças do escritório.
Agora, como posso fazer a previsão de vendas?
Colete os dados
Uma previsão de vendas para a contabilidade é realizada através de dados coletados de maneira segura. Para isso, analise as oportunidades geradas através das vendas que estão em aberto, com as concretizadas no mesmo período de tempo do último ano, por exemplo.
Métricas de conversão, número de leads, também são outros parâmetros interessantes para serem analisados, sempre visualizando indicadores que levaram o cliente a fechar o negócio no final.
Outro fornecedor de informações importantes para a geração destas métricas são os vendedores. Eles que possuem contato direto diariamente com os clientes, possuem maior propriedade para responder sobre quais são as maiores chances de fechar um negócio e quais são os empecilhos.
Além dos dados fornecidos pelos seus vendedores, outros que vocês podem utilizar para realizar sua previsão são: dados de funil de vendas, dados de mercado e concorrências, histórico de concorrência, histórico de concorrência, número de negócios abertos, números individuais de lucratividade de cada vendedor e número de leads atraídos pelo seu marketing.
Análise de dados
Após reunir todos estes dados para análise, você provavelmente já conseguirá reunir dados para realizar uma previsão de vendas para a contábilidade de acordo com o período desejado.
Compreender como funciona o ciclo de vendas, a taxa de conversão utilizado para esse ciclo, a posição do funil de vendas, e qual o número de fechamentos no período em que está sendo analisado, buscando sempre a melhor oportunidade.
Faça uma estimativa de vendas da sua contabilidade
Ao realizar uma estimativa, como já se sugere pelo próprio nome, o empreendedor contábil consegue alcançar uma média, atacando possíveis acertos ou erros.
Um dos modelos mais fáceis de realizar estimativa, é através da taxa de conversão. Essa taxa é calculada pelo número de clientes, dividindo pelo número de fechamentos, multiplicado 100%.
No entanto, além desses dados para análise, é necessário também que se visualize outras métricas fundamentais para um funcionamento satisfatório do seu escritório contábil.
Dentre as métricas, é de suma importância que se análise constantemente o período de fechamento. Pois ao acompanhar essas datas, você acaba ficando ciente das datas ou períodos que as vendas são realizadas com maior frequência, realizando estratégias específicas para este período.
Outro modelo de métrica é realizando um cadastro personalizado a cada novo cliente em seu CRM. Dessa forma, há uma evolução na negociação conforme o previsto, priorizando os negócios para fornecer o atendimento conforme as datas que melhor atenda cada cliente.
Buscar manter o contato com o seu cliente também é um ponto crucial para estreitar os laços e criar mais afinidade entre você e seu cliente. Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para ligar ou até mesmo visitar pessoalmente os seus clientes, entendendo mais sobre suas demandas.
O valor do negócio é um dos principais pontos a serem vistos no momento de priorizar suas atividades. Sendo assim, determine entre sua equipe, qual colaborador será responsável por organizar as tarefas de acordo com seu grau de importância ou de necessidade para atendimento.
Ao realizar essa previsão de números e negócios, criando um padrão de atendimento, você consegue realizar um trabalho concreto, priorizando resultados mais rápidos, e consequentemente maior número de vendas e clientes para o seu nicho.
Conclusão
Realizar uma previsão das vendas realizadas em determinado período de tempo é ideal para que o seu negócio caminhe a passos largos para o sucesso.
Para isso, é necessário que toda a sua equipe e colaboradores responsáveis estejam alinhados a concretizar as metas, buscando entender melhor o funcionamento do escritório.
No entanto, para realizar este modelo de provisionamento, é importante que seja feito de forma cautelosa e eficiente, para que não haja erros que possam prejudicar as visões futuras que se pretendem ter sobre o negócio contábil.
Para isso, o ideal é que a empresa esteja assessorada de profissionais especializadas. Buscando realizar uma previsão de vendas clara, que faça com que o empreendedor entenda qual o melhor momento e estratégia para investimento.
Neste momento, nós da Lab Cont podemos auxiliar o seu escritório. Com a nossa consultoria comercial, você estabelece processos internos e constrói um planejamento de acompanhamento. Agende uma conversa com um de nossos consultores e vamos juntos entender quais são às suas necessidades.