Escolher um nicho de mercado para a sua empresa de contabilidade atuar é fundamental para o seu crescimento.
Definir um nicho de mercado dentro da contabilidade é fundamental para direcionar seu escritório para um público específico, o que vai aumentar seu poder competitivo e sua autoridade dentro do mercado.
Fique com a gente, pois neste artigo você vai aprender a definir seu nicho na contabilidade.
Preparado? Vamos lá!
Sumário:
- Escolher um nicho de mercado vai tornar seu escritório de contabilidade mais lucrativo!
- Benefícios de se inserir em um nicho
- Evite mercado de nichos super saturados!
- Nicho de mercado vs. Segmento de mercado: Entenda a diferença!
- Como chegar ao nicho ideal para a sua contabilidade?
- Conheça as 2 opções de atuação para definir seu nicho
- Considere isso antes de escolher seu nicho
Escolher um nicho de mercado vai tornar seu escritório de contabilidade mais lucrativo!
Na maioria das vezes, a contabilidade é vista simplesmente como uma profissão “geral”. Muitas empresas simplesmente assumem que todos os negócios precisam de serviços fiscais e contábeis, então eles comercializam para todos.
O problema é que cada empresa tem maneiras completamente diferentes de operação – a comunicação, as ideias e até mesmo os produtos, são todos para um nicho. É por isso que ao se especializar e falar a “sua” língua, você será mais valioso para eles em comparação a quem pratica uma contabilidade mais “generalizada”.
Quando a contabilidade se comunica diretamente com o profissional de um determinado nicho, falando das particularidades do seu setor, a conexão entre contabilidade e empresa aumenta. Por isso, dedicar um tempo para escolher um nicho de mercado para sua empresa de contabilidade torna mais fácil identificar, adquirir e garantir seus clientes dos sonhos. Além disso, enquadrar-se como uma empresa especializada em um nicho de mercado específico é uma maneira muito mais rápida de gerar mais receita.
Benefícios de se inserir em um nicho:
Vantagem Competitiva
Você poderá se relacionar com negócios específicos e com mais facilidade ao falar a língua deles. Isso o tornará mais atraente, mesmo cobrando taxas mais altas do que as empresas generalistas. Por isso, essa é uma grande vantagem para a sua margem de lucro!).
Maior retorno através da sua comunicação
Com uma mensagem específica, você poderá segmentar seu público-alvo com precisão. Muitos clientes realmente irão até você, porque estão procurando um contador específico do setor, alguém que entenda o que eles querem.
Melhoria dos seus serviços
À medida que você começa a se especializar em um determinado nicho, você entenderá como inovar e atender às necessidades específicas de seus clientes. Sendo assim, seu escritório de contabilidade acaba se tornando o especialista nesse nicho com soluções avançadas e sob medida para esses negócios, o que resulta em clientes mais satisfeitos, cria um ciclo de feedbacks positivos e gera mais lucratividade.
Evite mercado de nichos super saturados!
Ao escolher um nicho para seu escritório de contabilidade, você deve, antes de mais nada, saber quais nichos evitar. Restringir suas escolhas desde o início vai tornar mais fácil o processo de encontrar o público certo para você e sua prática contábil.
Talvez você tenha começado sua pesquisa e encontrado um nicho crescente no qual muitas outras empresas concorrentes estão de olho. Embora isso não signifique necessariamente que não seja uma boa oportunidade, isso pode ser algo chamado de nicho de mercado super saturado.
Não é errado pensar que quando um mercado tem muita concorrência, provavelmente há muitas receitas potenciais lá, porém, você precisa estar disposto a gastar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro para comercializar sua empresa de contabilidade dentro deste segmento.
Ou seja, os nichos de mercado super saturados ainda podem ser oportunidades de alta renda, porém, é importante observar que os avanços na tecnologia estão mudando diariamente a maneira como as pessoas fazem as coisas. Por isso, antes de embarcar em algo popular, dê um passo para trás e tente visualizar se esses modelos de negócios, produtos ou serviços ainda vão estar prosperando no futuro. Afinal, seu lucro vai depender disso.
Nicho de mercado vs. Segmento de mercado: Entenda a diferença!
Dessa forma, é bem comum confundir nicho de mercado com segmento de mercado, entre nicho e sim, possuem suas semelhanças. Porém, eles não são a mesma coisa e definitivamente não são sinônimos.
Sendo assim, como definir o segmento de mercado? Estamos nos referindo a um grupo de clientes que apresentam tanto interesses como também dores em comum. Ou seja, é um recorte que se apresenta de maneira ampla dentro de um mercado que já é conhecido.
Já o nicho de mercado na contabilidade, trata-se de um grupo bem mais seleto e ainda desconhecido pelos contadores. Dessa forma, o nicho de mercado é uma pequena parte do que conhecemos como um segmento de mercado.
Como chegar ao nicho ideal para a sua contabilidade?
Conheça bem o seu mercado:
O primeiro passo para o seu sucesso dentro da contabilidade é sem dúvida a paixão pelo mercado no qual está inserido. Por isso, é de extrema importância que você o conheça bem a ponto de saber onde estão as lacunas que precisam ser preenchidas, pois esse conhecimento somado a capacitação irá te mostrar todas as oportunidades que o mercado pode te oferecer.
Faça uma análise sobre seus conhecimentos:
Este tópico é urgente! Para se tornar referência em um nicho de mercado, você precisa saber onde seus conhecimentos serão melhor aplicados. Faz sentido, não é? Só assim o seu negócio contábil conseguirá passar cada vez mais credibilidade para os seus consumidores.
Identifique problemas que você pode solucionar
Agora que você já entende o mercado e também conhece os pontos mais fortes da sua contabilidade é o momento de identificar as dores que seu público alvo enfrenta para que assim você possa oferecer a solução perfeita.
Ou seja, assim você estará estudando sua persona para oferecer o que ela realmente precisa.
Analise seus concorrentes:
Por último mas não menos importante: faça uma análise profunda dos seus concorrentes. Conheça seus erros e acertos e assim você encontrará um ponto de diferenciação. Ou seja, o ato de avaliar os seus concorrentes irá permitir a definição de um diferencial competitivo para o seu escritório contábil.
Conheça as 2 opções de atuação para definir seu nicho
Existem duas maneiras principais de inovar com um nicho no mundo da contabilidade para expandir uma empresa de contabilidade:
- Nicho da indústria
- Nicho de transformação
Vamos definir cada um.
Ao atuar na indústria você irá prestar um serviço específico para um setor como por exemplo: “Somos uma empresa de contabilidade especializada em ajudar restaurantes“. É um tipo específico de negócio com o qual você trabalha bem. Talvez sejam dentistas, restaurantes, empresas de comércio eletrônico… a lista é infinita.
Já ao atuar em um setor de transformação você vai lidar com uma área específica dentro do mundo da contabilidade em que você é uma “Estrela”, como por exemplo: “ajudamos empresas com planejamento tributário.” Esta é uma área específica na qual você pode ajudar mais. Pode ser consultor financeiro, fazer gestão de patrimônio, planejamento de saída, previsão… qualquer que seja sua maior força
Sendo assim, isso não significa que você não possa atender clientes fora desse setor ou fornecer serviços fora de sua especialidade de transformação – estamos falando apenas do seu foco principal de marketing no momento de definir seu nicho.
Considere isso antes de escolher seu nicho
A parte mais difícil para qualquer empresa de contabilidade é realmente escolher em qual nicho focar. Você não pode se especializar para ser especialista em cada tipo de negócio, porque simplesmente há muito a aprender. Um restaurante tem problemas diferentes de uma empresa de construção e não há tempo suficiente no seu dia para se aprofundar nas nuances específicas de cada um, muito menos nas outras centenas de nichos por aí. Não é mesmo?
A pergunta-chave a se fazer é: “Com quem eu já trabalho mais e qual é a minha experiência?”
75% dos seus clientes são empresas alimentícias? Você tem uma lista abundante de médicos que você já está atendendo? Procure em quais campos gerais seus clientes atuais estão e faça uma lista. Sendo assim, você pode descobrir que já atende a um nicho, e que o foco agora precisa ser: Se aprofundar e comercializar seu serviço de forma consciente para ele.
Muitos profissionais de contabilidade, tem dificuldade em escolher um nicho. Ninguém além de você pode saber qual nicho de mercado será o melhor para sua empresa de contabilidade. Mas não se preocupe, existem opções para ajudar a tornar as coisas mais fáceis para você.
Aqui na Lab Cont, através de estudos de comportamento e mapeamento estratégico, elaboramos um acompanhamento comercial e de comunidade para fortalecer cada vez mais a marca da sua empresa, inclusive no que se refere a mapear e encontrar o público certo para o seu negócio.
Vamos escolher juntos o melhor nicho de mercado para o seu escritório de contabilidade?