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Você analisa o seu concorrente contábil?

Veja como analisar os seus concorrentes no mercado contábil

Durante a sua jornada empreendedora, certamente você já se deparou com algumas situações onde precisou olhar para o negócio do seu concorrente. A análise de concorrência é fundamental para qualquer segmento.

Estudar o mercado contábil é primordial para o desenvolvimento do seu negócio, principalmente pelas mudanças que estamos observando na profissão. A análise precisa ser estruturada e dividida em algumas partes, por exemplo: marketing, processos operacionais, tecnologia e ambiente de trabalho.

Vamos estruturar a sua análise?

Os primeiros passos

Antes de elaborarmos os primeiros passos, vamos deixar bem claro que o nosso objetivo não é fazer com que você “copie” a estratégia do seu concorrente, afinal, a cópia de estratégias fará o seu negócio repetir os mesmos erros do seu concorrente, formando um círculo vicioso no mercado.

O objetivo principal de uma análise de concorrência é compreender as estratégias e processos do seu concorrente, para entender melhor os erros e acertos do mercado contábil.

Antes de começar a análise, vamos dividi-la em 4 categorias:

  • Marketing;
  • Processos operacionais;
  • Tecnologia;
  • Ambiente de trabalho.

Entenda o cenário onde se encontra o seu negócio contábil, para que as comparações possam ser feitas de acordo com a sua realidade. Elabore algumas perguntas pertinentes sobre o seu mercado, pois antes mesmo de colher informações e dados, você precisa saber os objetivos que quer extrair com a sua pesquisa de mercado.

Analisando o marketing

Quando falamos em analisar o marketing do concorrente, logo vem na cabeça o monitoramento das redes sociais, certo? Sim, mas tem muito mais!

As estratégias de marketing definem o posicionamento digital, traçam o caminho de conversão de público para cliente, além de definir as estratégias de venda direta.

As redes sociais do seu concorrente diz muito sobre o negócio dele, seja pela qualidade do conteúdo exposto ou até mesmo pela simples exposição da sua estrutura. Não se iluda com a quantidade de seguidores ou likes, no final das contas, vocês vão perceber que isso não é primordial. Preste atenção na qualidade do conteúdo e no engajamento do perfil, quantas vezes o público interage com o perfil.

Assim como as redes sociais, o site também traz algumas respostas importantes, a estrutura e design diz muito sobre o negócio contábil. Se o site é nitidamente antigo, lento, se preocupa em compartilhar aquelas mensagens automáticas sobre Receita Federal, CRC, etc pode ter certeza que o negócio não investe em marketing.

Essa conclusão pode ser tirada pela importância que o site tem em uma estratégia de marketing, pois muito das vezes, ele é o final de um caminho que o seu futuro cliente irá passar, até chegar em você.

Fique atento também ao blog do seu concorrente. Veja os conteúdos que estão sendo compartilhados, a qualidade do texto, o tamanho do texto, se há comentários, quem assina a autoria dos textos e a velocidade da página.

Caso você tenha contato com alguma informação privilegiada sobre determinada empresa, questione a estrutura das estratégias de marketing. Sabemos que não é comum ver empresas de contabilidade investindo em marketing contábil e muito menos conhecer pessoas que trabalham ou possuem informações internas, mas caso aconteça, tente extrair algumas informações.

Mesmo que não consiga, as informações externas são muito importantes, atualmente o mercado disponibiliza algumas ferramentas na qual você consegue analisar e monitorar a performance de algumas ações pagas por terceiros. Jogue com as armas que você tem, invista em ferramentas e profissionais capacitados.

Analisando processos operacionais e tecnologia

Os processos operacionais precisam ser estruturados em qualquer realidade, pois escritório que apenas “vai fazendo” a rotina sem uma estrutura, está fadado ao fracasso.

No caso da rotina operacional, nada melhor do que grandes exemplos. Atualmente, temos grandes empresas no mercado contábil, que investem muito em tecnologia para a sua rotina operacional.

São exatamente esses casos que você precisa se atentar. Procure por matérias sobre a empresa, entrevistas e converse com algum cliente deles, com as perguntas certas você terá uma boa noção dos modelos operacionais.

Lembre-se de traduzir para a sua realidade, pois provavelmente, o seu negócio não terá o poder de investimento que as grandes empresas do mercado contábil possuem.

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Analisando o ambiente de trabalho

A felicidade dos seus colaboradores refletem o sucesso do seu negócio. O bem-estar elevado do funcionário é um dos principais geradores de benefícios para a empresa: segundo um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais.

Assim como nos processos operacionais, faça uma análise do ambiente das grandes empresas. Analisar o ambiente de empresas maiores, costuma ser a parte mais fácil da pesquisa, já que essas empresas costumam expor nas redes sociais e entrevistas.

Entenda a dinâmica por trás de cada ação do RH desses negócios e entenda como a sua empresa pode traduzir em sua realidade.

Os seus concorrentes locais também precisam ser analisados, seja por compartilhamentos nas redes sociais ou em conversas com colaboradores, ou ex-colaboradores.

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