Definir as metas de vendas é uma das prioridades de muitos escritórios de contabilidade quando estão elaborando um planejamento estratégico. Independente do período do ano, as metas são necessárias para guiar as ações comerciais do escritório.
Ter uma estratégia eficiente de vendas significa ajudar a construir a confiança dos clientes com a marca contábil, aumentando as suas chances de alcançar os objetivos logo no início do processo.
Por isso, é primordial entender “com quem você está lidando”, pois no momento de uma negociação isso fará toda a diferença.
Comece traçando as características, dores e expectativas do seu público.
Você verá neste artigo algumas dicas de como bater metas de vendas na contabilidade e como aplicar de forma estratégica.
Planejamento e atendimento
Sem planejamento não saímos do lugar. Após definir todas as suas metas de vendas para um determinado período, comece a organizar os seus dias, afinal, somente com uma rotina bem estabelecida, você entenderá o que precisa ser feito dia após dia.
Defina quais horários serão mais pertinentes para realizar contatos importantes.
Separe um momento do dia para enviar e-mails ou conversar com a sua equipe de trabalho responsável por novas aquisições.
A atenção com o atendimento precisa estar presente desde o primeiro contato do possível cliente. Toda a jornada de compra do seu novo cliente faz parte de uma experiência com a sua marca contábil.
Tenha um script de vendas e preste muita atenção para usar a mesma linguagem do seu público, porém, essa abordagem deve ser a mesma pela qual você se sente mais confortável na apresentação de conteúdos e serviços do escritório.
Senso de urgência e novas abordagens
O senso de urgência funciona muito bem para vender a contabilidade, mas é necessário considerar que quando o cliente não sabe o que quer, ele vai conseguir identificar quando o vendedor fala a verdade ou não.
Investir no senso de urgência pode ser uma ótima maneira de atingir parte das suas metas de vendas, porém você deve ser sincero ao oferecer a sua contabilidade e não se atrapalhar com essa estratégia.
Quando estamos montando um planejamento de vendas, é comum estabelecermos alguns horários para abordar aquele prospect, entretanto, você precisa realizar testes.
Muitas vezes o horário escolhido não é o mais apropriado para determinado prospect. Se você utilizar a mesma abordagem, não espere obter resultados diferentes.
Além de tentar alterar o horário do contato, diversifique os canais de comunicação e preocupe-se sempre com a especificidade do cliente. Para isso tenha sempre em mente as características e necessidades de cada perfil.
Reavalie a sua estratégia e elimine os gargalos
Reveja com constância as estratégias traçadas e identifique alguns gargalos em seus processos.
Comece reavaliando o seu pipeline de vendas, otimizando o tempo e as oportunidades de conversão através da verificação das metas.
Verifique se há prazos realistas e analise todas as barreiras que podem comprometer as vendas da sua contabilidade.
Tenha uma estratégia de Marketing Contábil
Talvez essa seja a principal dica para potencializar as suas vendas. Investir em marketing contábil significa entender as dores do seu público e como você pode saná-las.
Ter um site da sua contabilidade como principal ponto de contato e um blog para levar informações relevantes ao seu público é a base para uma estratégia robusta e bem-sucedida de Marketing de Contábil.
Ter um site contábil ainda faz diferença?
É necessário também estar presente nas redes sociais mais frequentadas pela sua audiência, criando formatos de conteúdo que despertem o interesse do público e a conexão com a sua marca contábil em vez de se preocupar exclusivamente com a divulgação de serviços.
Com uma boa estratégia executada, a sua contabilidade aumenta as chances de bater as metas de vendas, pois as oportunidades serão geradas constantemente.
Conclusão
Não existe uma fórmula mágica de como bater metas de vendas. É preciso ter planejamento, comprometer-se com os objetivos estabelecidos e não ter medo de procurar ajuda para vender a sua contabilidade, se necessário.
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