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Marketing contábil para regiões. Saiba como dominar a sua!

Muitos escritórios no Brasil tem a sua base de clientes construída em um âmbito mais regional. Seja por limitação tecnológica, estrutura ou por estratégia ter um marketing contábil voltado para regiões, é o melhor caminho para esses escritórios.

Conquistar a confiança do público é o básico para qualquer estratégia de marketing contábil, principalmente pelo fato da atividade do contador mexer com assuntos sensíveis de uma empresa. 

Quando o foco na captação de clientes do escritório é regional, o cuidado pela confiança precisa ser redobrado, pois um feedback ruim em um cenário onde algumas dessas empresas podem ter relações, irá prejudicar as próximas negociações.

Confira em nosso artigo como você pode aplicar o Marketing Contábil para regiões e dominar a sua!

Boca a Boca 2.0

Quantas vezes já não ouvimos a expressão do “boca a boca” como melhor estratégia de marketing?

Ter uma marca contábil sendo indicada ou sendo pauta entre as pessoas, de fato, agrega valor ao negócio.

As redes sociais funcionam como uma “extensão da sociedade”, as pessoas interagem e consomem conteúdos parecidos com o seu nicho.

De acordo com um estudo da SurveyMonkey, apontou que 65% dos entrevistados disseram que amigos e familiares são os mais influentes quando se trata de fazer uma grande compra. Entre os millennials, 70% disseram que o conteúdo de amigos e parentes tem um grande impacto em suas decisões de compra.

Construir uma comunidade para a marca e investir em relacionamento entre a comunidade, é com certeza um dos grandes diferenciais em marketing contábil atualmente.

Por mais que o estudo citado anteriormente tenha o mercado geral como base, podemos claramente aplicar a realidade contábil. 

O boca a boca segue presente no comportamento do consumidor, mudamos apenas de plataforma!

Como fazer marketing contábil focado em nichos?

A construção de uma comunidade

Quando o seu escritório tem uma carteira de clientes focada em regiões, o processo de construção de comunidade pode ser fundamental em seu marketing contábil.

Promover eventos, palestras ou até mesmo lives com empreendedores da sua carteira será um grande diferencial para a sua marca contábil, pois você estará construindo alguns pontos fundamentais na sua imagem:

  • Prova social (demonstrando cases de sucesso ou dando espaço para uma troca de aprendizado com o seu cliente);
  • Especialista em negócios (quando o contador fala de situações rotineiras da gestão empresarial, fica mais fácil construir uma aproximação);
  • Autoridade (se você constrói uma prova social e se posiciona como um especialista em negócios, logo você apresenta para a comunidade empreendedora da sua região uma autoridade no assunto).

Construir uma comunidade consiste em construir uma relação entre os membros. A troca de experiências de empresários da região, vão ajudar na sua geração de conteúdo para solucionar os principais problemas deles.

Conteúdos voltados para as regiões

Entender as necessidades dos empreendedores da sua região pode ser mais fácil e acessível. 

Primeiramente, olhe para dentro da sua carteira e entenda quais são as principais dúvidas que os seus clientes estão tirando com o escritório e comece a gerar conteúdo por aí.

Busque por grupos no Facebook de empreendedores da região e interaja com eles sempre com o objetivo de entender quais são as principais necessidades deles em relação a gestão e como você pode transformar isso em conteúdo.

Por último, faça uma pesquisa de mercado completa (tenha um especialista ao seu lado) para mapear as necessidades e comportamento do seu público-alvo.

As principais ações de um marketing contábil para regiões

Depois de mapear e planejar a sua estratégia, execute as seguintes ações:

  • ADS em mídias sociais: Nas redes sociais, a segmentação é feita com anúncios por local, faixa etária, interesses e muito mais. Assim, chegando até as pessoas certas.
  • Google Ads: Criar anúncios nos mecanismos de busca, como o Google, é necessário para qualquer mercado, sendo uma ótima estratégia para contadores.
  • E-mail marketing: Mandar emails para seus potenciais clientes com uma apresentação bem elaborada em design e texto é uma das principais técnicas de Outbound Marketing.
  • Eventos: Networking é um pilar importantíssimo na estratégia de Outbound Marketing. Estar presente em eventos seja com estandes, palestrando ou somente interagindo com o público do seu nicho, é uma forma de conseguir boa relação com os possíveis clientes.
  • LinkedIn: Rede Social ideal para negócios B2B. Nela, é mais fácil identificar o público que você deseja atingir e prospectar novos leads.

Conclusão

Investir em marketing contábil voltado para regiões é mais barato e efetivo em curto prazo. Mesmo que você tenha clientes de diversas regiões, focar na mais estratégica no início pode ser uma ótima forma de começar.

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