Muitos escritórios de contabilidade implementam o BPO financeiro para poder vender mais vezes para os seus clientes ou complementar o serviço contábil já existente no escritório. Porém, a simples adoção do BPO financeiro não garante sucesso, é preciso entender como vender o produto.
A terceirização de processos de negócios (BPO, do inglês Business Process Outsourcing) tem se destacado como uma estratégia fundamental para empresas que buscam otimizar recursos e focar em suas competências principais. Sendo assim, é uma ótima opção para qualquer tipo de empresa, independente do tamanho ou segmento.
Por isso, neste artigo, iremos mostrar estratégias para vender os serviços de BPO financeiro, incluindo o que o escritório faz errado no momento da venda e soluções para melhorar esse aspecto. Vamos lá!
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O que é o BPO financeiro?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o BPO financeiro. O BPO financeiro, ou Business Process Outsourcing financeiro, é a terceirização completa ou parcial das operações financeiras e contábeis de uma empresa.
Essas operações podem incluir processamento de transações, contabilidade, folha de pagamento, gestão de contas a receber e a pagar, reconciliação bancária, relatórios financeiros, conformidade fiscal, entre outros.
O objetivo do BPO financeiro é permitir que as empresas concentrem seus recursos e energia em suas atividades principais, enquanto as tarefas financeiras são realizadas por especialistas externos. Isso pode resultar em maior eficiência, redução de custos, acesso a tecnologias avançadas e orientação especializada em áreas específicas da gestão financeira.
As empresas que têm o BPO financeiro oferecem uma variedade de serviços personalizados de acordo com as necessidades e os desejos de seus clientes.
Nesse sentido, o BPO financeiro tem se tornado cada vez mais comum em empresas que buscam melhorar sua eficiência operacional e sua posição no mercado.
Formas de vender o BPO financeiro
Quando um escritório contábil implementa o BPO financeiro em suas atividades, ele tem duas opções: vender para os mesmos clientes e/ou vender para o mercado. Nos dois casos, é preciso desenvolver algumas estratégias.
1. Clientes internos
É indicado começar a vender o BPO pela própria base de clientes do escritório. Além de ajudar o escritório a entender toda a parte operacional que envolve o serviço, é mais econômico vender para pessoas de dentro, que já conhecem a empresa, do que para fora.
Nesse sentido, a estratégia principal para lançar a novidade é, obviamente, comunicar os clientes. Para isso, faça uma campanha específica e bem estruturada que inclua e-mail marketing, Whatsapp marketing e outros.
Na campanha, enfatize os benefícios, a diferença que o serviço fará no dia a dia e garanta que o cliente fique ciente dos riscos que corre ao não ter de BPO financeiro em seu negócio.
2. Clientes externos
Para conquistar os clientes externos, ou seja, o mercado, é preciso seguir um passo bem diferente.
Nesse caso, é necessário conhecer uma dor específica do cliente e atingi-lo. Para isso, você pode usar a internet e redes sociais, como Instagram, e procurar na barra de pesquisa as principais dúvidas que todo empresário tem ao terceirizar o seu serviço financeiro.
Por exemplo, se você colocar “BPO financeiro” na barra de pesquisas, aparecerá as principais dúvidas e buscas que o público realiza ao procurar por esse termo.
A partir disso, você consegue criar conteúdos em cima dessas dúvidas e atingir potenciais clientes.
O que fará diferença em todo esse processo é você, como escritório, se fazer presente na jornada do consumidor.
Então, antes dele contratar esse serviço ou saber que ele precisa contratar esse serviço, ele vai fazer buscas para sanar a dor dele e você precisa ter conteúdo produzido reforçando a sua autoridade em todas as etapas dessa jornada.
Estratégias para vender o BPO financeiro
No tópico acima focamos mais em dicas para vender em relação ao público-alvo, mas agora iremos mostrar outras estratégias que você pode aplicar no seu negócio.
Além das que já falamos, como entender as necessidades do cliente, mostrar os benefícios do BPO financeiro e o que ocorre caso a empresa não opte por ter, há outras formas de conquistar clientes, como:
- Encontrar soluções personalizadas
Ofereça soluções que atendam às necessidades específicas do cliente. Isso pode incluir serviços personalizados, flexibilidade na escala dos serviços e integração com os sistemas existentes do cliente.
- Demonstrar retorno sobre o investimento (ROI)
Apresente uma análise detalhada do ROI que o cliente pode esperar ao implementar serviços de BPO financeiro. Destaque os ganhos financeiros, a eficiência operacional e outros benefícios tangíveis que justifiquem o investimento.
- Transparecer segurança
Muitas empresas são sensíveis à segurança e conformidade regulatória, especialmente quando se trata de informações financeiras. Por isso, certifique-se de destacar os protocolos de segurança que seu serviço de BPO financeiro oferece.
- Oferecer uma avaliação gratuita ou consulta inicial
Para atrair clientes em potencial, considere oferecer uma avaliação gratuita de suas necessidades financeiras ou uma consulta inicial sem compromisso. Isso permite que você demonstre o valor de seus serviços e estabeleça um relacionamento inicial com o cliente.
Ao seguir essas dicas, o seu escritório poderá atrair novos clientes e se destacar no mercado.
Conclusão
Ao longo deste artigo, exploramos diversas estratégias e dicas essenciais para vender o BPO financeiro.
Nesse sentido, é fundamental reconhecer que para vender esse serviço não adianta oferecer soluções padrão, mas sim entender as necessidades de cada cliente e apresentar soluções personalizadas que agreguem valor tangível ao seu negócio.
Como consequência, os escritórios contábeis podem não apenas atingir vários clientes, como também estabelecer relacionamentos duradouros e benéficos com eles.
Por fim, à medida que as empresas buscam otimizar recursos e focar em suas competências essenciais, o BPO financeiro continua a desempenhar um papel fundamental na transformação e no crescimento dos negócios.
E se você quer saber como descobrir as principais dúvidas do seu público para vender BPO financeiro, mande uma mensagem!
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