Veja a importância e como criar uma marca contábil sólida, através do branding para contabilidade.
O mercado contábil vem ficando cada vez mais competitivo e otimizado. As empresas que conseguem se sobressair e reter clientes, são as que investem em branding, uma estratégia inteiramente ligada a gestão de marca.
O branding para contabilidade é extremamente importante para a construção de uma marca sólida e precisa estar presente desde o início da idealização do negócio. Tão importante quanto o planejamento financeiro, tributário e até mesmo o de marketing contábil, o plano de branding para contabilidade é necessário.
“Mas Lab, meu negócio já tá rolando e não tenho um plano de branding! Deu ruim?”
Claro que não! Vamos aprender a recuperar o tempo perdido e começar a desenvolver um novo propósito para o seu negócio contábil. Você, que não possui um negócio contábil, mas planeja ter um ou quer ter uma visão diferente no mercado, está convidadíssimo também a continuar conosco.
Vamos lá!
Marketing x Branding
Marketing e Branding ambos são considerados modelos de gestão empresarial, porém muito das vezes são confundidos ou colocados no “mesmo saco”.
As definições de ambas as estratégias são bem extensas e profundas, porém vamos resumir e destacar os principais pontos:
- Marketing é orientado pelo comportamento do mercado, voltado para estratégias comerciais, criação de produtos e análises de todas as ações feitas para o comercial da empresa. O marketing é considerado a parte mais tática do processo.
- Branding é a parte mais estratégica da empresa, pois é ele que vai definir os valores da marca, decidir como será o posicionamento e como a marca irá se comunicar com o público. As decisões tomadas no processo do branding afetam todos os setores da empresa, adotando o propósito da marca no dia a dia
O Branding (estratégico) acaba ficando acima do Marketing (tático) no organograma. Ambos os conceitos se complementam e são necessários para o desenvolvimento de uma empresa contábil sólida.
. O que é e como fazer Marketing Contábil?
O poder da marca no mercado contábil
O negócio contábil em si, trata-se de um formato que chamamos de B2B (business to business – negócios para negócios), onde a relação entre empresas é o cerne da relação.
Em 2012, a empresa americana de consultoria empresarial, McKinsey, realizou uma pesquisa de âmbito global sobre a importância da marca no processo de compra B2B. Em solo americano, o peso da marca representa 18% do processo de compra, contra 17% do próprio processo de venda. O peso da marca no processo de compra varia de país para país, mas continua importante. Na Índia, 19%. Na Alemanha, 14%.
Essa relação entre peso da marca x lead, precisa fazer parte do planejamento dos negócios contábeis que querem ser levados a sério. Sabe quando aquele contador clássico fala: “meu marketing é a indicação”. Então, ele não está totalmente errado, mas precisa montar uma estratégia de branding para contabilidade também, incluindo o processo de indicação no planejamento.
Planejando o Branding para contabilidade
Agora que você já entende a importância de uma marca contábil forte e a relação entre marca x resultado comercial, vamos rascunhar o seu planejamento de branding.
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Antes mesmo de pensar na criação da logo ou até mesmo se preocupar com o nome da empresa, é preciso seguir alguns passo para a sua gestão de marca:
- Missão (defina qual é o objetivo principal da sua marca de forma estratégica)
- Posicionamento (como você irá se (re)inserir no mercado e qual será o seu diferencial)
- Visão (um passo muito importante para definir um norte que a sua empresa irá seguir. Qual o objetivo a longo prazo?)
- Personalidade (qual será o tom de voz utilizado pela sua marca?)
- Valores negociáveis (liste todos os valores da empresa, mas no passo dos “Valores Negociáveis”, liste apenas aquele em que talvez possam ser alterados pelo bem de algum processo ou negócio)
- Valores inegociáveis (são aqueles valores mais ligados aos princípios éticos no qual a marca se propõem. Não mude esses valores por nenhum motivo, senão a sua marca não transmitirá confiança)
- Promessa (qual problema a sua marca se propõem a solucionar?)
Esses 7 passos listados precisam ser respeitados nas tomadas de decisão da empresa. Infelizmente é muito comum que as empresas (de todos os ramos) que adotaram o processo de branding não sigam à risca. Isso acontece muito por uma falha no momento do planejamento e a desorganização em processos do negócio.
Após listar todos esses passos, atente-se a algumas questões:
Identidade Visual
Falamos muito aqui na Lab Cont sobre a importância da construção de uma marca contábil. Em tempos de crise, somente as marcas que possuem confiança sobrevivem.
O primeiro passo para a construção de uma marca de sucesso é a identidade visual. Veja as principais características de uma identidade visual forte:
???? Representatividade sobre o negócio
???? Os elementos (formas, textos e cores) precisam ter significado para o seu negócio
???? Ter afinidade com o público-alvo
???? Ser atual
A identidade visual vai além de uma boa logomarca. Respeitar as cores e elementos na comunicação é primordial, portanto, para que a marca seja respeitada, é necessário criar um manual de marca, onde tudo que pode ou não ser usado precisa ser exemplificado.
O ideal é que a empresa contábil terceirize este processo, mas sabendo dos detalhes que cercam a sua marca, para saber delegar e aonde quer chegar com a sua marca contábil.
Branding estruturado
De nada adianta montar o planejamento de branding, se os colaboradores não estão cientes dos valores da empresa, não é mesmo?
Estruture toda a informação acerca do branding contábil em um arquivo de fácil acesso (exemplo: Google Drive).
Faça uma análise sobre todos os processos da empresa e veja se estão de acordo com os valores da empresa, principalmente nos processos de atendimento e comunicação. A imagem externa e interna do negócio, precisa ser exatamente como o planejado.
Por mais que seja difícil mensurar o valor de uma marca, crie alguns KPI’s (Key Performance Indicator – Indicadores-Chave de Desempenho) para analisar e acompanhar o desenvolvimento da marca.
???? Ex: Métricas de engajamento nas redes sociais e feedbacks positivo dos clientes.
Permita a adaptação
Em um mundo em constante mudança, não dá para permanecer com todas as ideias fixas por muito tempo. Empresas que enchem os colaboradores de processos operacionais e hierárquicos, estão fadadas ao fim, caso não passem por mudanças.
Avalie sempre a execução do seu plano de branding, veja se todos os pontos dele ainda fazem sentido ao seu negócio.
Esse desenvolvimento de marca não acontecerá da noite para o dia e requer flexibilidade. O branding para contabilidade é algo totalmente mutável.
Conclusão
Uma coisa que percebemos aqui na Lab Cont, é que muita empresa contábil “morre” por falta de estratégia. Abrem por abrir, conseguem 1,2 ou 3 clientes de início (muito por contato) e acabam não conseguindo conquistar mais depois ou até mesmo reter os que já possuem.
Não deixe que a rotina operacional engula o seu negócio contábil, invista em otimizações de processos, separe um tempo para pensar no negócio e terceirize o que a empresa não é capaz de executar.
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