Em momentos de maior dificuldade financeira, muitos escritórios contábeis acabam cortando a “verba do marketing” como primeira medida de contenção de custos.
Porém, o marketing contábil é essencial para a continuidade do negócio e cortar custos da estratégia que fará a empresa conquistar novos clientes é um erro grave.
Vamos dar algumas dicas de como fazer marketing contábil com pouca verba e como escalar a evolução do seu investimento!
PÚBLICO-ALVO
O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing contábil é identificando o seu público-alvo.
Principalmente em momentos de pouca verba, a definição do público-alvo precisa ser muito assertiva, para que não haja desperdício de verba. Defina a faixa etária, a região, os interesses, situação financeira e profissões do seu público.
Veja um exemplo prático:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 27 a 50 anos, graduados, empresários, com renda média mensal de R$ 5.000. Pretendem aumentar reduzir os custos perante ao fisco.
FOQUE EM UMA REDE SOCIAL
Se o seu tiro precisa ser certeiro por conta da verba, mire em apenas um “alvo”.
Estar nas redes sociais é essencial, porém a sua empresa não precisa ter um perfil em todas. A limitação da verba acaba exigindo uma maior criatividade nos conteúdos e campanhas de impulsionamento inteligentes.
Caso em seu time não tenha profissionais que sejam capazes de desenvolver conteúdos criativos, invista certo em um profissional ou empresa para desenvolver com qualidade.
Não se esqueça de manter uma frequência em suas postagens e interagir como os seus seguidores, esses são os fatores primordiais que não precisa de altos orçamentos para serem feitos.
Em nosso ebook gratuito sobre “como conquistar os primeiros clientes na contabilidade?”, falamos sobre algumas dicas que podem ajuda no processo de marketing contábil, que fará com que você economize.
MARKETING DE CONTEÚDO
O principal ponto em uma estratégia de Marketing Contábil é o conteúdo, ele trará autoridade para a sua empresa, dando confiabilidade a sua marca.
A geração de conteúdos pode ser feita através de informações relevantes para o seu público, através de vídeos, textos, áudios e muito mais, fazendo com que eles venham até você.
Engajar o seu público e transformá-lo em cliente é um processo que requer tempo e qualidade, muito mais do que dinheiro para impulsionamento. Invista em conteúdo de qualidade e faça diferente dos seus concorrentes.
O blog é o meio mais utilizado para a estratégia de marketing de conteúdo, pois nele você tem total controle sobre a sua audiência e pode distribuir seus conteúdos através das rede sociais.
ATENDIMENTO PESSOAL
O baixo orçamento para o marketing contábil, exige que a sua rede de contato cresça, o contador precisa literalmente ir para a rua atrás de novos clientes.
Conheça a sua região como ninguém, descubra quem trabalha nos prédios da sua rua, quais as novas empresas que estão por perto. Convide empresários para tomar café em sua empresa e converse sobre negócios de forma despretensiosa ou caso não tenha um escritório, convide-o para uma reunião em um café.
Seja referência em sua área quando o assunto for negócios!
DEFINA SUAS MÉTRICAS
Descubra se a sua estratégia de marketing contábil está performando de maneira satisfatória.
Defina os seus KPI (Key Perfomance Indicator), as métricas mais relevantes para a sua estratégia. Lembre-se que não é preciso medir tudo, o importante é selecionar as principais.
Assim que os seus números forem indicando uma melhora e consequentemente as suas ações começem a trazer resultados financeiros, estipule um aumento em sua verba. Não “sente no resultado”, veja o que deu certo e o que deu errado em suas campanhas.
O marketing contábil com pouca verba é direcionado para empresas que estão começando ou passando por alguma dificuldade. Identifique a sua evolução e invista em profissionais que possam fazer diferente em suas ações comerciais!
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