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6 Tendências de marketing contábil para 2021

As tendências de marketing contábil para 2021 ainda são um reflexo da pandemia causada pelo coronavírus em 2020. Descubra como lidar com os novos hábitos de consumo digital.

As principais mudanças que mais impactaram o mercado em 2020, foram as tendências de 2021. No marketing contábil não é diferente, muitas tendências são consequências da mudança no comportamento digital causado pela pandemia do coronavírus.

Muitos escritórios foram gravemente afetados pela crise em 2020, por isso, muitos tiveram que acelerar o seu processo de digitalização.

As tendências do marketing contábil para 2021, são uma junção do comportamento do mercado + tendências de marketing digital, apontado por diversos especialistas. 

Confira agora quais são as principais apostas!

1. Humanização da marca contábil

Com a pandemia do novo coronavírus muitas marcas tiveram que investir em um conteúdo mais humano e próximo da realidade. Um cenário de incertezas e perdas tomaram conta do nosso dia a dia e muitas empresas tentaram contribuir de alguma forma.

A tal da “comunicação corporativa” pouco engaja e não é nem um pouco atrativa em um feed facilmente mais interessante. 

Portanto, invista em conteúdos que humanizem a sua marca contábil e busque “dar vida” para a sua comunicação. 

Como isso é possível?

  • Invista em conteúdos em vídeo (stories, YouTube, reels, IGTV, etc);
  • Tenha mais de uma pessoa “dando a cara” nos vídeos da empresa;
  • Promova diálogos em sua comunicação;
  • Entenda como a sua persona se expressa e tente se aproximar na comunicação.

2. Ativismo de marca

No final do ano passado, quem não foi impactado por este cãozinho no Instagram?

campanha cachorro contabilidade em 2020. Tendências de marketing contábil em 2021

A campanha criada pelo escritório Moresco Contabilidade, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, atingiu 7 milhões de pessoas em apenas dois dias, gerando uma doação de 2 toneladas de ração no total!

Talvez esse tenha sido o principal viral do marketing contábil em 2020, mas isso não é obra do acaso, o posicionamento em causas sociais vem sendo exigido cada vez mais pelos consumidores.

Me desculpe a turma do “mimimi”, mas causas sociais não são palco para o seu preconceito infundado. São pautas que precisam de apoio e atenção.

O movimento Black Lives Matter se expandiu pelo mundo fez diversas marcas (grandes e pequenas) se engajarem contra o racismo. Várias manifestações nas redes sociais foram publicadas em apoio ao movimento. No Brasil, tivemos a morte de João Alberto Silveira, que também motivou diversas manifestações.

Se você pretende investir na construção de uma marca contábil sólida e séria, não fique alheio ao mundo, se posicionar é o caminho e os consumidores cobram.

3. Campanhas além do Google Ads e Facebook Ads

Que o Google Ads e o Facebook Ads são fundamentais para a sua estratégia de marketing contábil, isso você já sabe, mas em 2021, é preciso ir além.

Um dos exemplos são anúncios em podcasts, mesmo sem números expressivos como o YouTube, por exemplo, a mídia conversa muito bem com nichos e possui uma taxa de retenção superior aos 80%, de média. Isso significa que os ouvintes de podcasts são fiéis aos seus produtores de conteúdo preferidos.

No entanto, é possível anunciar negociando diretamente com os produtores dos podcasts (o que gera um conteúdo personalizado) ou através de compra de mídia (parecido com o Youtube), direcionando para um público mais amplo, porém segmentado.

Outro investimento tendência para o marketing contábil em 2021, são os influenciadores. Da mesma forma, lembra que a sua marca contábil precisa ser cada vez mais humanizada?

Uma boa escolha de influenciador pode resultar em uma renovação da sua base de leads ou até mesmo em conversões diretas. Por isso, o processo de seleção precisa ser assertivo, para que o influenciador escolhido tenha uma real conexão com a sua marca contábil.

Como fazer marketing de influência na contabilidade?

4. Maior participação do público na geração de conteúdos

A conexão é a principal tendência do marketing contábil em 2021. Repare que a grande maioria das tendências listadas aqui, são sobre a conexão entre marca contábil e público.

Além disso, marcas em geral, estão percebendo cada vez mais o poder de influência de usuários comuns, onde as experiências com a marca funcionam como prova social para outros consumidores. 

Afinal, as pessoas confiam muito mais em outras pessoas como elas do que na publicidade das marcas e até mais do que nos grandes influenciadores da web.

Por isso, separamos algumas boas práticas para você estimular essa interação, são elas:

  • Abrir com uma certa frequência a caixinha de perguntas nos stories;
  • Publicar avaliações e feedbacks positivos dos seus clientes (priorize vídeos);
  • Criar grupos exclusivos com o seu público e/ou clientes;
  • Repostar nos stories quando a sua marca contábil é mencionada.

5. Buscas realizadas por assistentes de voz

Somente no Brasil, o uso de assistentes de voz em 2020 registrou um aumento de 47%.

Aparelhos mais utilizados, como Amazon Echo e Google Home são capazes de tocar músicas, fazer listas de tarefas, buscar informações, configurar alarmes, controlar outros aparelhos conectados e até fazer compras. 

Para o Marketing Contábil, os assistentes por voz são uma boa oportunidade para que o seu site e conteúdo seja listado nessas buscas, por isso, se preocupe em cada vez mais ter um site otimizado para esse tipo de busca.

Além disso, o Google cada vez mais está buscando formas de incluir critérios de busca por voz no sistema de rankeamento.

6. Lives (sim, ainda será tendência de marketing contábil em 2021)

Tranquilamente as lives entrariam em um “top 10 de coisas marcantes de 2020”, né?

Foram várias lives de tudo quanto é tipo no início da pandemia. Com o passar do tempo, houve até uma saturação, porém, o conteúdo de qualidade prevaleceu.

Promover bate-papos dos assuntos em alta e que o seu público tenha dificuldades, pode ser uma boa estratégia em 2021. Escritórios podem promover debates sobre gestão e legislação, por exemplo.

Busque por convidados relevantes e que possam agregar para o debate. Promover eventos online e semanas temáticas sobre algum assunto, pode ajudar no engajamento da sua marca contábil.

Conclusão

Decidimos trazer algumas tendências que não são tão usuais para o mercado contábil, para que você possa montar a sua estratégia e se diferenciar cada vez mais.

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