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Como fazer marketing de influência na contabilidade?

Ser ou ter um(a) “blogueirinho(a)” pode alavancar a sua contabilidade através do marketing de influência.

É muito difícil que você ainda não tenha visto ou escutado sobre os influenciadores digitais. Trata-se de uma estratégia chamada Marketing de Influência, onde o objetivo é fazer com que o processo de compra seja encurtado e o consumidor tenha uma forte referência sobre o produto/serviço.

A conexão entre o público e influenciador é tão grande, que pode mudar de vez a imagem de uma marca. 

O mercado contábil precisa transmitir confiança e segurança para o seu público, pois esses pilares foram construídos ao longo dos anos por conta da sensibilidade dos assuntos tratados por uma empresa contábil.

Alinhar esses pilares clássicos com uma nova forma de promover a sua marca contábil, é a tendência do mercado nos próximos anos.

Vamos entender como podemos trabalhar o marketing de influência na contabilidade?

Os modelos do marketing de influência para contabilidade

Há duas formas de colocar em prática a estratégia do marketing de influência:

Mídia Paga

Os influenciadores funcionam como parceiros da marca. Não se trata do clássico “garoto-propaganda”, pois neste caso eles apenas “emprestam” a sua imagem e fama para a marca. Trabalhar com influenciadores, significa saber mapear aquele que tem conexão com o seu negócio contábil e poderá agregar produzindo conteúdo para a sua marca

Mídia Conquistada

Já ouviu falar na famosa permuta? Simplesmente uma troca entre marca contábil e influenciador, seja com o serviço direto entre as partes ou até mesmo algo que possa beneficiar o influenciador, em troca da divulgação da sua marca.

São modelos bem definidos e desenhado para o mercado digital. 

Personalidade nas ações

O objetivo da contabilidade ao adotar o marketing de influência é a base de público daquele influenciador. 

As ações precisam ter um objetivo claro a ser transmitido, mas a forma como será feita a transmissão, será da responsabilidade do influenciador.

Afinal, se a base que você vai atingir é daquele perfil contratado, nada mais justo que o influenciador defina como será a transmição da mensagem.

Claro que previamente haverá algumas definições no briefing, como, por exemplo:

  • Objetivo
  • Pontos que não serão abordados
  • Alguns destaques pontuais

Por isso, um erro muito comum das empresas e agências que trabalham com marketing de influência, é se envolver muito com a criação do conteúdo que será desenvolvido, indo muito além do briefing.

Dessa forma, o motivo pela contratação dos serviços dos influenciadores é exatamente esse: a originalidade da mensagem.

De acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, o Brasil é a segunda nação que passa mais tempo nas redes sociais no mundo!⠀

Em média, são 255 minutos por dia! As redes mais utilizadas são:⠀

  • Whatsapp⠀
  • Youtube⠀
  • Instagram⠀
  • Facebook⠀

Sobretudo o Instagram se sobressai quando falamos em marketing de influência, pois o engajamento da rede é altíssimo e há uma constância nesse envolvimento durante o dia.

Como trabalhar com marketing de influência para a contabilidade?

Geralmente, nos acostumamos a ver esses trabalhos de influência atrelados a produtos/serviços no formato B2C (business to consumer – consumidor como usuário final).

Sendo assim, há várias formas de trabalharmos no formato B2B (business to business – negócio entre empresas), onde se encaixa a contabilidade.

Alguns nichos podem fazer a sua empresa contábil transmitir a confiança necessária para converter público em clientes. São eles:

  • Educação financeira;
  • Empreendedorismo;
  • Lifestyle (em épocas próximas ao IRPF).

Dependendo do objetivo do seu negócio contábil, ele pode trabalhar com outros nichos, caso você faça campanhas específicas, por exemplo, no caso de médicos, advogados e etc.

Etapas

1. Objetivos

O primeiro passo é definir qual será o objetivo da sua ação de marketing de influência.

2. Mapeando e selecionando os influenciadores

É possível realizar esse mapeamento apenas utilizando as plataformas, prestando atenção principalmente nos números de engajamento:

likes e comentários.

Principalmente no número de comentários, pois o ideal é que cada influenciador gere muitas conversas em sua rede.

Por isso, o número de seguidores e/ou inscritos são super importantes também, porém, é necessário comparar com o engajamento que o perfil/canal gera.

O ideal é ter um profissional de marketing ao lado no momento de mapeamento, pois ele saberá ao certo a taxa de engajamento ideal e qual tipo de influenciador será importante para aquela ação.

3. Briefing

Após a contratação do influenciador, monte o briefing respeitando a primeira etapa do processo.

Transmita de forma clara algumas premissas do trabalho, porém tome cuidado para não interferir na maneira em que a mensagem será transmitida.

Lembre-se: Autenticidade é tudo!

4. Análise

Com o objetivo e o briefing, você definirá qual ou quais métricas serão analisadas no projeto. 

Conclusão

O marketing contábil possui várias possibilidades para a sua marca explorar. Trabalhar com marketing de influência, sem dúvidas, ainda é uma novidade na contabilidade.

Invista sempre em diferentes estratégias, mas sempre com o objetivo de estabelecer a sua marca.

O processo de construção da marca contábil importantíssimo para um futuro competitivo da sua empresa, pois cada vez mais o mercado exigirá uma presença digital na comunicação.

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