O contador, costuma depositar toda a sua confiança nos métodos tradicionais de autopromoção, como o famoso boca a boca, por exemplo. Com isso, a maioria dos profissionais de contabilidade, olham para o marketing como a última coisa que pretendem fazer, até mesmo por se sentirem sobrecarregados e sem saber por onde começar.
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter as maiores habilidades técnicas pode não ser o suficiente para se destacar profissionalmente.
Por isso, se você quer se destacar, é hora de melhorar sua marca pessoal. Sim, você é uma marca, assim como McDonald’s, Pepsi e Netflix, mas é um tipo diferente de marca.
Você é uma marca pessoal, é ela quem traz você à mesa.
Profissionais podem se tornar grandes marcas pessoais e construir um grande negócio em torno de suas personalidades e habilidades. Se você deseja que sua contabilidade cresça, talvez esteja na hora de considerar a sua marca através de uma boa estratégia de marketing pessoal.
Mas você sabe como desenvolver a sua? Bom, ao final deste artigo temos certeza que sua resposta será positiva! Vamos lá?
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam divulgar suas características profissionais e pessoais. Não se trata de criar um perfil, mas sim, de destacar os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que está desenvolvendo.
Entretanto, vale destacar que o marketing pessoal para contador não é uma ação única, mas está muito mais relacionado a um conjunto de hábitos e estratégias seguidos pelo profissional.
Por isso, o trabalho deve ser contínuo, com integridade e coerência, para que assim seja possível transmitir confiabilidade ao mercado. Contadores de sucesso sabem muito bem a importância de mostrar uma imagem bem construída para que possam ser lembrados e respeitados como figuras de autoridade em sua área de atuação.
Para que você possa entender melhor, imagine a seguinte situação:
Carlos é um profissional contábil com uma vasta experiência técnica. Há anos ele busca qualificação para obter melhores resultados em seu escritório e assim, ele desenvolveu habilidades importantes para sua posição no mercado. Apesar disso, não conseguiu se destacar profissionalmente entre tantos outros profissionais de sua área.
Com o tempo, ele percebeu que havia outros profissionais no mesmo nível profissional que o seu, ou até com menos habilidades do que ele, mas que conseguem chamar mais atenção para si. Tudo isso graças ao que eles fizeram com suas imagens pessoais.
O Carlos que acabamos de apresentar é uma personagem fictício, mas representa muito contador real.
Usamos essa história apenas para mostrar que, mais do que qualificação técnica, é importante vender sua própria imagem.
O mercado está repleto de grandes players em todos os segmentos e para se destacar, é preciso mostrar porque você tem algo que seus concorrentes não tem.
Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver a sua própria imagem pública, fazendo com que ela se torne cada vez mais apelativa para seus futuros negócios.
Lembrando que o investimento em promoção pessoal deve estar ainda mais presente. Afinal, quanto mais você trabalha na sua imagem, maiores são as chances de seu negócio ser notado não só pelo mercado, mas também por quem mais importa, seus potenciais clientes.
Como desenvolver um plano de marketing pessoal eficaz para contador?
1. Defina sua declaração de missão
Criar sua declaração de missão é o primeiro passo do seu plano de marketing pessoal. É aqui que você define sua missão como profissional, objetivos de carreira e metas pessoais.
Sua declaração deve responder algumas perguntas,como:
- Quem sou eu como profissional?
- Como eu quero ser reconhecido?
- Qual é o meu foco?
Você precisa entender qual é a sua proposta de venda exclusiva.
Isso é o que o torna diferente de todos os outros que buscam o mesmo objetivo que você.
2. Explore seus pontos fortes e fracos
Faça uma análise de seus pontos fortes e fracos.
Isso é importante para a sua marca pessoal, entendendo como a sua experiência se alinha com seu potencial público. Dessa forma, você irá destacar aspectos específicos dentro do seu plano de marketing pessoal para contador.
Para avaliar seus pontos fortes, dê uma olhada em sua experiência, suas habilidades e caráter. São valores que o ajudarão a promover a sua marca pessoal.
Em seguida, quando você avaliar seus pontos fracos, veja o que você pode fazer para melhorar e se destacar.
Determine se há alguma habilidade específica que você precisa desenvolver e coisas que você precisa mudar em sua estratégia para tornar tudo mais atrativo. Ao fazer isso, você poderá melhorar sua vantagem competitiva consideravelmente.
3. Defina seu público alvo
Quem deve se importar com o que você está dizendo?
Isso é facilmente esquecido, porque muitas vezes pensamos que sabemos.
Mas você saberia dizer qual é o seu perfil ideal de cliente? O que eles fazem nas horas vagas? Quem eles contrataram até agora? Que tipo de programas de TV eles assistem? Que livros eles lêem? Quem eles seguem nas redes sociais?
E o principal: que problema você pode resolver para eles?
Seu sucesso no marketing pessoal é determinado pelo fato de sua mensagem como contador ressoar ou não com seu público.
4. Participe de eventos empresariais
Uma das formas mais eficientes de promoção pessoal é a participação constante em eventos relacionados à sua área de trabalho. Isso é importante porque esses eventos promovem networking, contatos e conexões profissionais que podem endossar sua marca pessoal no futuro.
Não importa a sua especialização, fique atento aos eventos e oportunidades que as marcas que você segue participam e promovem nas redes sociais. Essa pode ser uma oportunidade de se conectar com profissionais que você vê como referência e, quem sabe, deixar uma porta aberta para futuras parcerias.
5. Atualize constantemente seu perfil do LinkedIn
Quando o assunto é mídia social, o LinkedIn é o que mais se destaca quando falamos de promoção pessoal. Ao contrário do que muitos pensam, é muito mais do que um site de networking para profissionais que buscam colocação no mercado.
Com o LinkedIn, é possível estabelecer conexões com outros profissionais, o que torna a plataforma um excelente ambiente para atrair parceiros de negócios.
Para se destacar nesta plataforma, é importante manter seu perfil sempre atualizado. Mais do que simplesmente criar uma conta, é preciso investir seu tempo construindo um perfil com as informações mais relevantes sobre você e seu trabalho.
Você pode, por exemplo, escrever conteúdos específicos voltados para as pessoas que usam o canal.
6. Mantenha um blog para construir autoridade na sua área de atuação
Os blogs são ótimas ferramentas para vender sua imagem. Comece um blog que apresente aos seus leitores o que você faz, criando conteúdo relevante que realmente inspire e ajude seu público-alvo.
Quanto mais valor você gerar para seus leitores, em textos ou materiais ricos, melhor será sua imagem em seu campo de trabalho.
7. Vá além do seu campo de especialização
Muitos profissionais altamente qualificados perdem espaço no mercado por serem limitados em seu próprio campo de trabalho. Para você desenvolver bem o seu marketing pessoal, é necessário ir além do escopo do seu trabalho. O que significa, fazer mais do que o que a descrição do seu trabalho indica.
8. Assuma o crédito pelo que você faz
O marketing pessoal depende da forma como você se posiciona como contador no mercado. Toda vez que você alcançar um resultado positivo, certifique-se de levar o crédito por isso, comemore sua vitória e faça seu sucesso se destacar.
Porém, tome o devido cuidado para que isso seja feito com naturalidade e sem ofuscar ninguém da sua equipe, pois existe uma linha muito tênue entre passar confiança ou arrogância. O intuito aqui é justamente inspirar pessoas que se conectam com seus valores.
9. Atualize seu conhecimento
Você pode ser o melhor profissional em sua linha de trabalho, mas sempre há algo novo para aprender. A atualização constante de seus conhecimentos é ideal para evitar que você fique para trás, principalmente em mercados altamente competitivos e em constante mudança, como o digital.
Leia artigos sobre o seu nicho e fique de olho nas últimas versões das ferramentas que você usa diariamente.
Você está pronto para investir em auto marketing e se tornar a melhor versão de si mesmo?
10. Tenha um plano de ataque!
Depois de conhecer seus objetivos pessoais para seu plano de marketing pessoal, você poderá começar a promover sua marca pessoal como contador.
Sabendo quais oportunidades atendem às suas necessidades, você poderá ter mais poder de expansão Ao implementar a autopromoção, é fundamental se conectar com as pessoas em seu setor e compartilhar conteúdo relevante que as pessoas em suas redes acharão valioso.
Nesse ponto, você conhece seu objetivo, sabe o que o torna único e conhece seu público-alvo. Agora é hora de fazer a sua jogada.
Como você pode entrar em contato com seu público?
Nesse estágio, o seu objetivo aqui é triplo:
- Descubra onde está seu público.
- Determine como você pode se comunicar com esse público. É mídia social? E-mail? Vídeos do YouTube?
- Comunique-se regularmente com esse público.
Colocando todos esses passos em prática, sua marca pessoal estará muito melhor posicionada do que muitos profissionais da sua área.
Conclusão:
Como você pode ver, criar um plano de marketing pessoal ajuda a definir seus objetivos e o seu posicionamento como profissional.
Você poderá maximizar o poder de sua marca pessoal, construir sua comunidade e até alavancar o número de negócios fechados, além de se destacar da concorrência.
Contar com uma ajuda profissional é muito importante, pois só assim você terá a certeza de estar trilhando o caminho de uma estratégia que faça sentido com seus objetivos.
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